Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Menu na mesa para os convidados na festa de Casamento

Li  alguns artigos sobre a possibilidade de se colocar o menu na mesa, para que os convidados saibam com antecedência o que será oferecido durante toda a recepção.
Já fui em uma festa infantil em que havia o menu, era um buffet de pizza e estava descrito todos os tipos que seriam servidos.
Analisando a questão acho que não há nenhum ponto negativo em se adotar o menu, pelo contrário, pois pensando nas festas que já fui, inúmeras  vezes  tive que me reportar ao garçom para saber o que ele estava servindo, para saber se aceitaria ou não e com certeza o menu facilitaria a vida dos garçons e convidados.
Há ainda aquelas recepções em que os convidados não sabem se será servido jantar ou prato quente, por não haver ponto fixo, ou seja, os noivos podem ter optado por serviço volante ou à francesa ou apenas pelo coquetel  e os convidados ficam  sem saber o quanto devem comer...pois se for apenas coquetel eles podem se esbaldar, mas se tiver uma segunda opção eles reservarão um espaço para a mesma.

Veja o artigo de Fernada Floret  (http://vestidadenoiva.com/):

"Perguntaram se deve-se colocar menu na mesa, mesmo quando a festa for em serviço à americana/ buffet.


Resposta: sim, eu colocaria!

Não que seja obrigatório, nem etiqueta, nada. Se você não quer menu na mesa, tudo bem. Mas acho útil e um complemento à decoração da mesa.
Uma vez fui a um casamento que não havia menu na mesa. Foi servido muitos e muitos canapés, era comidinhas que não acabava mais. Chegou uma hora que eu e todo mundo não sabíamos se não iria ter jantar, e portanto eu poderia comer bastante dos canapés antes de ir pra pista de dança, ou se haveria jantar depois, e portanto eu poderia me conter nos canapés. Quando há menu na mesa, você já sabe o que vem pela frente, o que você quer comer ou não. Há também o caso dos alérgicos, ou com restrições alimentares, que se informam antes se haverá algo que poderão comer ou não. Enfim, menu na mesa deixa todos confortáveis sobre o que vem pela frente.
E tem também o lado da beleza. Um menu que combine com toda identidade visual do casamento pode ficar muito bonito na decoração da mesa."


No menu deve constar:

Os pratos que serão servidos naquela noite e também as bebidas disponíveis. Os extras como mesa de café e de doces e o famoso bolo da noiva não precisam ser descritos em detalhes, mas precisam ser mencionados.

Então eu acho que as vantagens são:
  1. Os convidados não precisam fazer perguntas ao garçom;
  2. Alguns garçons podem não estar preparados para saber tudo que está sendo servido e o menu evita este constrangimento;
  3. Os pais saberão se será servido algo apropriados às crianças;
  4. Os alérgicos saberão o que deve ser evitado;
  5. Os convidados podem aceitar ou recusar com mais tranquilidade as ofertas do buffet;
  6. O menu bem elaborado compõe a decoração.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário