Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bons motivos para um casamento íntimo, chamado Mini Weddings


Bem, não sabia que existia um termo específico para este tipo de opção dos noivos em relação ao número de convidados.
Há algum tempo já decidimos que nosso casamento religioso seria seguido de uma recepção somente para familiares e amigos íntimos.
Nossas razões são principalmente duas, primeiro já vivemos juntos há 6 anos e casamos no civil este ano de 2010, então queremos festejar a benção de Deus sim, mas somente com quem faz parte de nossas vidas e realmente com pessoas que nos desejam bem e em segundo lugar, queremos receber nossos convidados da maneira que sempre sonhamos e o Mini Weddings possibilita unir o orçamento com o seu ideal de festa.  
Para quem ainda está em dúvida se é de bom gosto ou se vale a pena fazer um casamento apenas para os mais chegados, a revista Época publicou no site uma pequena matéria com razões para escolher um casamento pequeno.

São elas:

O casamento dos sonhos é possível

Ao optar por uma lista seleta de convidados, os noivos diminuem significativamente os gastos da festa. Desse modo, vestidos feitos sob medida, sapatos de estilistas famosos, jóias deslumbrantes e aquela banda especial tornam-se possíveis quando se evita gastar enormes quantias de dinheiro alimentando centenas de convidados famintos. “Com um casamento pequeno, os noivos podem oferecer uma festa com mais qualidade”, afirma Vilma.

Noiva em foco

Sejamos honestos: o dia do casamento pertence à noiva. Quando existem muitos convidados, ela pode ser ofuscada. Mas em festas pequenas, a noiva é o centro das atenções, e será paparicada por todos.

Menos stress, mais amor

É comum casamentos enormes gerarem muito estresse e desgaste na relação dos noivos. Existem relatos de noivas que ficam doentes, deprimidas, exaustas ou até terminam com seus parceiros em decorrência da preocupação que um grande casamento gera.

Muita diversão

Quem já viveu a experiência de não conseguir aproveitar direito a própria festa de aniversário por ter que se desdobrar ao dar atenção a todos deve ter uma idéia do que um enorme casamento pode ser para os noivos. Com poucas pessoas e um clima mais íntimo, o casal pode encarar o pós-cerimônia não como uma obrigação social, mas sim do jeito que deveria ser, uma festa!

Amigos do peito

Festas pequenas fornecem a desculpa ideal para convidar apenas quem você ama. Nada de primos distantes, colegas de trabalho chatos ou amigos de amigos inoportunos. Afinal, os parceiros de bridge de sua avó não irão se ofender com a sincera explicação “o casamento será muito pequeno, apenas para amigos íntimos e familiares”. A melhor parte? Os noivos aproveitarão o melhor dia de suas vidas com quem realmente amam.

Dicas

"Os grandes, mega, ultra casamentos, com pompas e circunstâncias, tem dado lugar aos íntimos, charmosos e delicados mini weddings.

Vamos tentar dar aqui algumas dicas para quem deseja fugir de grandes badalações no grande dia e optar por um mini-casamento.

Em primeiro lugar não dispense o cerimonial! Só porque é mini não significa que os noivos terão condições de pensar em tudo. Há opções de cerimonial com preços acessíveis, eu digo que vale a pena pela preocupação que você tira da cabeça.

Outra coisa que precisa ser dita é que mini wedding pode ser uma opção para gastar menos, sim! Afinal, buffet, arranjos de flores, lembrancinhas, e muitos outros itens se paga pelo número de convidados e tamanho do espaço, portanto,quanto menos gente e quanto menor o espaço, menor o valor. Mas, não necessariamente. Pode-se fazer um mini wedding bem luxuoso, com o que há de melhor de comida e bebida, e por isso sair bem mais caro do que uma festa para 400 pessoas. Tudo depende do que você quer e pode fazer. Abaixo deixamos uma ideia geral de como organizar esse tipo de evento.

O que é um mini wedding?

Um casamento pequeno, para íntimos, ou seja, familiares próximos e melhores amigos. Uma boa maneira de montar a lista é pensar naqueles que realmente frequentam sua casa, saem com vocês, estão ao seu lado, aqueles que verdadeiramente te desejam felicidades.

Vejo o mini weddings como uma possibilidade de realizar um casamento ideal com o aditivo de não deixar os noivos endividados ou prolongando a chegada da grande data!

A procura pelos mini weddings vem aumentando nos últimos tempos, já que este tipo de casamento dá aos noivos a possibilidade de fazer uma mistura entre o moderno e o tradicional, podendo adicionar ao casamento um toque de personalidade e pessoalidade. Assim, a diferença básica entre os casamentos tradicionais e os mini weddings encontra-se nos pequenos e mínimos detalhes das escolhas dos noivos durante a organização do evento.

Até quantas pessoas pode-se considerar um mini wedding?

Essa pergunta é crucial. Mas não existe uma regra, tipo, até 50, até 60 etc.

Lembre-se que é uma festa ou recepção bem intimista, aconchegante, onde todos se conheçam e interajam o tempo todo. Para que isso ocorra, é necessário delimitar o número de convidados. Ouso dizer que a preparação da lista de convidados é essencial para o sucesso do evento. Escolhida a dedo, a lista deve girar em torno de 60 a 100 convidados e, como tudo no mini wedding, essas pessoas são escolhidas a dedo pelo casal .

Em resumo, o ideal é que o número de convidados tenha dois dígitos e que só tenha lugar na lista os mais íntimos. Se você tem muitos conhecidos, seu pai e sua mãe querem chamar todos os amigos deles, a festa deixa de ser mini a passa a ser tradicional. Se optar pelo mini, a lista de convidados deve-se limitar aos pais, avós, tios e primos de 1º grau e os padrinhos, o que deve girar em torno de 70 à 90 pessoas. Mais que isso, a festa já começará a tomar proporções de um grande evento, e o tal “charme” intimista e aconchegante se perderá. Além disso, você correrá o risco de convidar alguns parentes e deixar de convidar outros, o que causará certas “saias-justas”. Porém, se você se limitar aos parentes próximos, terá a resposta de que o casamento foi feito só para os padrinhos e para os mais íntimos.

 
Onde fazer seu mini wedding?

Casamento pequeno é muito charmoso. E o lugar escolhido é importante para que tenha esse clima familiar, íntimo e lindo. Pode ser da residência de sua família, na casa da praia ou o sítio, no restaurante favorito de vocês, no clube, numa galeria de arte ou museu, num jardim, no salão da igreja etc. Claro que é possível fazer em um salão de festas, mas desde que seja pequeno! Nada desproporcional, enorme, com espaços vazios. A idéia é ser intimista.

Em Fortaleza temos belas sugestões para mini weddings, como casas de chá em hotéis e clubes (Marina Park, Ideal Clube), restaurantes charmosos como o Lô e o La Casa, belos e íntimos salões de igreja. Opções é que não falta!

Como convidar?

Não é porque o casamento será pequeno que você deve esquecer dos detalhes. Nada de convidar apenas por telefone ou por e-mail. Se fazer os convites em gráfica ficar caro pela pequena quantidade, não desanime! Pesquise na internet e com um pouco de habilidade faça você mesma seus convites! Como a quantidade é pequena, não vai dar tanto trabalho assim e vai ter um toque todo especial.

Atente para os detalhes!


Isso talvez seja o mais importante! Num casamento pequeno, os detalhes tornam-se mais visíveis. É possível pensar em lugares marcados com plaquinhas lindas indicando os nomes, lembrancinhas com o nome de cada convidado, biscoitos feitos pela avó na mesa de café, mensagem dos noivos em cada mesa, fazer charmosos programas da cerimônia, combinando com o menu, com o convite, com o cartão de agradecimento, etc! Esses toques farão toda a diferença e ficarão para sempre na memória dos seus convidados. E são coisas simples e baratas de se faz! Basta ter tempo e criatividade!

Portanto, se a grana está curta mas você não quer abrir mão do charme do seu casamento, opte pelo mini wedding!

Um comentário:

  1. Nossa, que informações importantes. Eu já tinha me decidido pelo mini-wedding... então gostei muito da postagem, bem esclarecedora!

    ^^

    ResponderExcluir