Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Como funciona o RSVP para casamento


É a sigla da expressão francesa “Respondéz S'il Vous Plait” que em português pode ser entendida como Responda Por Favor. Em geral aparece em convites impressos, abaixo, à esquerda, seguida de um número de telefone e prazo para que o convidado confirme sua presença na festa.
Se não quiser usar R.S.V.P., escreva como no exemplo: "Favor confirmar sua presença pelo telefone 31-31-3356 6784 com Sra. Isabel até 10/09.
O R.S.V.P. é um grande aliado dos noivos na hora de saberem quantas pessoas de fato comparecerão à sua festa.
Se nem todos forem convidados para a festa, as informações para a confirmação de presença poderão ser impressas em um "convite individual" que será anexado ao convite. Lembrando sempre que, apesar de usual, é deselegante convidar apenas algumas pessoas para a festa e excluir as outras.
Veja um artigo sobre a matéria, retirado do site noiva.com por Gabrieli Chanas :
"Brasileiro tem fama de deixar tudo para última hora, e isso inclui a confirmação de presença em um evento. Ver o casamento, a formatura ou o aniversário chegando e não ter retorno dos convidados é motivo de angústia para quem está organizando a festa, pois a maioria dos itens contratados depende de saber quantas pessoas vão comparecer.
Um incentivo à confirmação de presença é oferecer mais de uma forma de contato. Além de um telefone, que tal um e-mail ou um site?

:: Telefone: os mais velhos preferem confirmar por telefone e eu acho a melhor forma. Por telefone pode-se confirmar a presença e tirar dúvidas sobre endereço, estacionamento.

:: E-mail: não esqueça de responder as mensagens de confirmação. É uma consideração com os convidados e uma garantia para quem enviou. Atenção: muitas pessoas confirmam por e-mail, mas não dizem se vão levar acompanhante ou se as crianças também irão. Se isso acontecer, retorne gentilmente a mensagem pedindo estas informações.

:: Site: muitos cerimonialistas oferecem serviço de confirmação nos sites de suas empresas. Está aí mais um item para levar em consideração na hora de contratar seu wedding planner.

:: RSVP profissional: sabia que você pode contratar alguém só para receber as confirmações de presença do seu evento? É uma saída legal para não deixar ninguém da família (ou os próprios noivos) encarregados da tarefa. As empresas de organização de eventos costumam oferecer este serviço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário