Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Etiqueta em uma festa de casamento e dicas

Acho importante ter uma noção básica do que manda o figurino para evitar gafes e micos.
Segue algumas dicas retiradas de sites e blogs.

"Sempre quando há alguma festa para ir, aparecem muitas dúvidas a respeito de como ir, o que pode ou não, o que é educado ou não. Para que você não erre e não cometa nenhuma gafe, selecionamos algumas dicas de etiqueta de casamento, pois quem pensa que só os noivos e padrinhos estão submetidos às regras e protocolos de um casamento está muito enganado. Os convidados também devem ficar atentos para não dar vexame e virar o mico da festa. Vamos lembrar algumas?

Leia e confira:
Etiqueta

Como toda grande tradição, o casamento também tem uma série de regras (o protocolo) que devem ser seguidas independentemente do tipo de casamento que se vá fazer. São regras simples e não pedem nenhum esforço extra nem dos noivos nem dos convidados.

O noivo sempre chegará antes da noiva, com uma diferença de pelo menos meia hora. Tanto ele quanto ela devem entrar na igreja em cortejo, ele de braço dado com sua mãe ou madrinha, ela, com seu pai ou padrinho.

A noiva não deve se atrasar, hoje em dia o atraso significa falta de respeito tanto aos convidados e às noivas que vão se casar na sequência. Ao entrar, ela deve se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Esta tradição remonta à época em que os homens levavam a arma do lado direito, e, desta forma, tinham mais liberdade de movimento.

• Dentro da igreja

Os convidados da noiva ficarão do lado esquerdo da igreja, atrás da noiva, enquanto os do noivo ficarão à direita, atrás dele. Os primeiros bancos são destinados aos familiares mais diretos. No primeiro banco devem estar os pais, avós e padrinhos de batismo. No segundo, outros parentes próximos e as testemunhas. Os outros convidados podem se sentar onde desejarem.

O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da família para recepcionar as pessoas que forem chegando.

Dentro do salão, as mesas devem estar dispostas de forma circular, para facilitar o fluxo dos recém-casados entre elas. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal.

- Somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio-fraque. Nenhum convidado pode usar fraque ou meio-fraque na cerimônia do casamento.

- Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmentem, mas há outras opções que podem ser combinadas com o noivo. 
Os padrinhos devem seguir o estilo da cerimônia e acompanhar o tipo de traje que o noivo usará. Em alguns casos os noivos determinam uma cor ou um tipo de traje para os padrinhos, esteja atento para não destoar. A sugestão para os padrinhos é o aluguel do traje, especialmente se for um casamento mais sofisticado. Eles podem acompanhar o noivo experimentando os trajes no mesmo local. Assim, tudo estará em harmonia, além de auxiliar o noivo na escolha de seu traje.


- A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva. Nenhum convidado e/ou madrinha pode usar essas cores, senão pode competir com o traje da noiva. É uma total falta de elegância, caso isso ocorra.

- O chapéu, que compõe trajes femininos, só deve ser utilizado durante o dia.

- Madrinha pode usar preto, desde que o casamento seja a noite. Durante o dia, jamais. Há muito tempo o preto esteve associado ao luto e por isso não era considerado adequado para uma cerimônia do casamento. Porém, nos dias de hoje a moda é mais fluida e flexível.

- Caso vá a algum casamento durante o dia, é permitido usar os óculos escuros, mas retire-os quando chegar no local da cerimônia.

- Os presentes para os noivos, devem ser entregues pelos convidados com antecedência na casa da noiva. Atualmente, não se considera adequado os presentes para serem entregues na igreja. Caso não tenha tempo para isso, entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Caso more em outra cidade e tenha que ir embora logo após a cerimônia, deixe o presente no carro e o entregue para os pais da noiva após a cerimônia de maneira discreta. O ideal é que essa última situação não ocorra.

- Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans, camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.

- Nunca peça para levar mais uma lembracinha, além daquela que você já ganhou. Isso é uma total falta de educação.

- Nunca peça para levar docinhos e pedaços do bolo do casamento, por mais intimidade que você tenha com os noivos. Isso é totalmente deselegante!

- Nunca roube docinhos, taças, copos e/ou talheres da festa do casamento! Esse item nem precisaria ser colocado. As pessoas deveriam ter em mente que roubar qualquer coisa não é moralmente aceito na sociedade. Isso é totalmente ridículo e fica parecendo que a pessoa está passando por um período de carência. Além disso, por mais que ache que ninguém está “vendo”. Tem sempre alguém que observa os absurdos realizados por alguns convidados. Esse tipo de coisa é totalmente sem nexo.

- Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

- No dia do casamento, os noivos precisam dar atenção para muitos convidados e dividir sua atenção com todos. Então, por mais que seja amigo dos noivos, evite concentrar e exigir as atenções dos noivos somente para você. Aja naturalmente e seja discreto.

- Sempre respeite o horário dos convites (tanto da cerimônia, da recepção e/ou do almoço). Ser pontual é importante em qualquer situação.


- Não fique bêbado na festa do casamento. Isso é uma total falta de educação com os noivos, mesmo que você seja da família. Além disso, uma pessoa bêbada sempre pode querer dar um “showzinho” ou trazer problemas como, por exemplo, ter que ser levado para o hospital ou algo do gênero. Se contenha e tente ser educado! Você não está em um “churrascão” com os amigos.

Um bom guia para seguir na hora de decidir quem é que pode ir à cerimônia, ou seja, quem, de fato, está sendo convidado é o texto do convite. A observação é simples. Se estiver endereçado ao Sr. e Sra., significa que somente o casal está sendo convidado. Trocando em miúdos, quer dizer que os noivos não esperam e/ou não estão preparados para receber as crianças na cerimônia. Isso não deve ser motivo para o convidado se sentir ofendido, ou pensar em não ir ao casamento, achando que seus filhos foram desprezados.

Nem tampouco deve achar que Sr. e Sra. compreende, também, a família. Quando os noivos convidam a todos, endereçam o convite ao Sr. fulano de tal e família. Neste caso, seja coerente. Só os filhos estão incluídos. Não os ?agregados? (namorados, namoradas). Um detalhe importante: se o convidado tem filhos casados que não moram com ele, deverá receber, igualmente, um convite, pois se trata de uma outra família.

Quem convida para uma festa precisa ter idéia de quantas pessoas vai reunir. Por isso, é imprescindível confirmar presença. E cumprir, de fato, o compromisso, salvo imprevistos efetivamente inevitáveis. Assim, você estará contribuindo para que a festa seja um sucesso, e, conseqüentemente, se sentirá muito bem recebido.

A lista de presentes facilita a escolha e dá idéias para presentear o novo casal, no caso de parentes ou amigos que não são tão próximos.A confirmação da presença não significa que os noivos estão querendo economizar ou preparar uma festa com as coisas contadas. Mas querem se programar para atender muito bem a todos os convidados. Afinal, receber um convite deve ser encarado como uma honra; ser considerado importante para aquela pessoa que está vivendo um momento significativo da sua vida. Além disso, desperdício não combina com nada.

É muito elegante perguntar aos noivos se eles deixaram uma lista de presentes em lojas e pedir os endereços onde podem consultá-la. Ainda que o convidado prefira adquirir o presente em um outro local, é importante saber o que os noivos sugerem que gostariam de ganhar. A lista, longe de ser uma obrigação, facilita a escolha e dá idéias para presentear o novo casal, no caso de parentes ou amigos que não são tão próximos. Serve, ainda, para direcionar e diversificar as sugestões, e evitar que o futuro casal ganhe cinco ou seis unidades de um jogo de panelas - que certamente terá que trocar -, e nenhum faqueiro. É importante notar que sempre que se recebe um convite de casamento, deve-se oferecer um presente, de acordo com as condições financeiras do convidado.

O momento mais importante de um casamento é a cerimônia religiosa, seja ela de qual segmento ou crença for. Não deixe de prestigiar, mesmo que não seja a sua mesma religião. Não há nada mais frustrante para os noivos do que ver a igreja vazia na hora do ?sim? e encontrar todos os amigos na festa. Participar da cerimônia religiosa do casamento demonstra seu apreço pelo novo casal e sua verdadeira amizade. Na hora da confraternização, procure se enquadrar nos rituais apresentados, respeitando o cerimonial e não se exaltando mesmo nos momentos mais descontraídos. Ninguém gosta de ver um dia tão importante quanto o dia do casamento acabar em brigas ou discussões, motivadas pelo excesso de bebidas, ou mesmo por uma conduta inadequada na pista de dança, ou entre os demais convidados.

A etiqueta para uma solenidade como esta é comandada pelo bom senso. Do começo ao fim, pense em cada atitude que vai tomar. Respeite os lugares marcados tanto na igreja como no salão de festa, se houver. Alguns bufês preparam homenagens especiais para os pais e padrinhos, e, portanto, reservam as mesas mais próximas dos noivos para facilitar essa operação. Seja discreto. Não ocupe lugares que estão demarcados, nem se ofereça para sentar junto com os convidados que ali estarão. Espere ser convidado. Será muito mais gentil da sua parte e evitará qualquer constrangimento. Já pensou chegar, durante a festa, um maítre ou mestre de cerimônias lhe pedindo para sair?

Muitas pessoas gostam de causar impacto nas festas que freqüentam e optam por um visual extravagante. Nada de mais nessa atitude num momento menos formal, mas, numa cerimônia de núpcias, a noiva é a figura principal. É ela quem deve ser o centro das atenções. Claro que deve haver um ambiente harmônico, com convidados vestidos de acordo com o que exige a ocasião. Uma dica obrigatória é respeitar o traje indicado. Se for "passeio", não queira distorcer a idéia usando bermuda. O mesmo vale para a recomendação de trajes de gala. Lembre-se que querer parecer diferente acaba resultando numa situação que pode beirar a inconveniência, ou até mesmo o ridículo.

Até com os garçons e copeiros devem-se observar algumas regrinhas. Todos os convidados devem ser tratados com a mesma gentileza e receber o mesmo bom atendimento. Não há nada mais desagradável do que uma pessoa que quer bancar a engraçadinha, tentando demonstrar intimidade exagerada com brincadeiras de mau-gosto. Pior ainda quando quer "encher a bolsa ou o bolso" de lembrancinhas, docinhos e até garrafa de bebidas. Uma dica importante: nunca peça ao garçom para fazer um pratinho pra levar para o primo-irmão do avô da noiva, que não pode ir à festa.

A noiva é centro das atenções durante todo o evento, da igreja à recepção. Portanto, não se deve sair do local antes dela. Geralmente, a saída dos noivos do recinto onde ocorre o casamento é um sinal para que os convidados possam começar a pensar em ir embora. Afinal, o melhor da festa já passou. Todos se divertiram, estão felizes, porém, cansados. Não seja desagradável de ficar "alugando" os garçons até altas horas. Isso atrapalha a finalização do evento e pode até gerar despesas para os organizadores, pois as reservas dos locais prevêem horário de início e término.

Lembre-se sempre: alguém pode estar observando você. Fique atento e divirta-se!


Dicas:

"Uma boa festa é também pensar nos convidados. Pense no conforto de seus convidados queridos do minuto em que eles chegam ao minuto em que vão embora. Se os convidados não se sentirem confortáveis, como que eles irão aproveitar a festa?

Segue alguns pontos para você ter em mente:

Ambiente

O ambiente é muito escuro ou muito claro? Muito barulhento, muito frio ou muito quente? Eu particularmente odeio lugares com ar condicionado congelante! A temperatura tem que estar confortável, isso é muito importante.

Acesso

Pense nos idosos, nas crianças, nos deficientes. Há elevador ou rampa de acesso ao seu salão? Ou essas pessoas terão que subir uma escadaria enorme e ponto final?

Cadeiras

Tudo bem que hoje em dia muitas noivas preferem um ambiente com lounge do que mesas e cadeiras para todos. Não importa se haverá mesas ou lounges, mas todos tem que ter lugares para se sentar. Parece óbvio, mas tem gente que erra na conta.


Menu e Serviços

Você pensou em opção de menu para seus convidados vegetarianos, ou aqueles com alergias e restrições? Os garçons do seu buffet são atentos e rápidos? Se o serviço será em buffet, atenção que a cada 100 convidados deve haver uma estação; portanto, 300 convidados, 3 estações. Filas para comer não combinam com conforto.

Hotel e Acomodações

Muitos convidados de outra cidade? Seus convidados terão um lugar confortável e perto da festa para ficar? Ofereça para eles opções de hotéis perto da festa, negocie com o hotel um desconto para seus convidados, deixe um mapa de presentinho para eles.

Transporte

Se há muitos convidados de fora, alugar uma van é uma ótima opção. Com estes tempos de lei-seca, é ótimo também para os convidados que querem beber e se divertir, sem precisar se preocupar com o carr. Se você puder, reserve uma van para o trajeto hotel – igreja – festa – hotel.

Detalhes

É temporada de chuvas? Que tal deixar guarda-chuvas a disposição para seus convidados no trajeto saída da festa até estacionamento? Estará frio? Mantinhas personalizadas não só são uma ótima ideia de lembrancinha, como garantem o conforto para suas convidadas que foram em lindos vestidos sem mangas.

Fonte: http://www.abcfestas.com.br/
http://www.melhoramiga.com.br/
http://www.minhavida.com.br/
http://bbel.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Olá! Muito boa a sua matéria sobre etiqueta no casamento. Vale frisar que não somente o noivo e os pais podem usar fraque ou meio-fraque. Os padrinhos também podem usar um ou outro conforme a formalidade do casamento. Hoje em dia existem trajes especiais para os noivos, tal qual o vestido de noiva. São túnicas e fraquetes com cortes modernos e diferenciados.

    ResponderExcluir