Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Casamento: Devo assentar todos os convidados?

Consultando alguns buffets e salões para recepção de casamento fui informada que normalmente oferecem mesas e cadeiras para 70% a 80% dos convidados, sendo que os demais ficam concentrados em outros ambientes da festa, estilo lounges.
Fiquei muito insegura em relação ao tema, pois não conseguia imaginar algum convidado querendo uma cadeira e não encontrando...
Porém, os buffets era categóricos ao afirmarem que não havia necessidade e que a festa ficaria com muito mobiliário, dando a impressão de festa vazia.
Pesquisando sobre o tempo descobri que realmente os buffets estão certos se a festa for estilo coquetel, ou mesmo coquetel com prato quente volante.
Porém se for um jantar deve haver mesa com cadeiras para todos os convidados.
Há vários tipos de Buffet para festas noturnas:

Coquetel Simples

Servem-se aperitivos frios, salgados de forno e fritos durante toda a noite. É o Buffet mais econômico, não deixando de ser eficiente.

Coquetel com mesa de sustentação

Além do serviço de coquetel, disponibiliza um ou mais pontos ou ilhas de alimentação. Nessas mesas são colocados frios, pães, quiches, saladas ou pratos leves. Funciona muito bem junto do coquetel e não é tão dispendioso.

Coquetel com Massa

É a mesma idéia da mesa de sustentação, mas em vez dos itens citados acima, disponibiliza-se dois ou três tipos de massas e molhos. Uma variação seria a mesa de crepes, em que crepes são feitos na hora.

Coquetel com Mini-Porções

A idéia deste Buffet é não ter uma mesa à parte para que os convidados se sirvam. Mini-porções, servidas em pequenos bowls, vão direto aos convidados. Estes pratos quentes são preparados para o consumo de maneira fácil e rápida, sem a utilização de faca. São risotos, cremes, ou massinhas. Funciona muito bem para festas mais dinâmicas, em que a maior parte dos convidados vai ficar circulando ou na pista.

Os quatro tipos citados acima são recomendados para recepções em que não haverá mesas para todos os convidados, os lugares são substituídos por lounges e os convidados circulam mais. A festa fica mais dinâmica.

Jantar

Pode ser a Americana, em que cada convidado dirige-se ao Buffet e monta seu próprio prato ou pode ser à francesa, em que o garçom serve o prato já previamente pronto.

Servir jantar implica em ter lugares à mesa para todos os convidados.

Encontrei uma reportagem cujo título é:
Como acomodar seus convidados de maneira confortável e organizada, mantendo toda a elegância na decoração.(http://www.guiamaiscasamento.com.br/)
Artigo de Daniel Cruz.

"Quando as noivas pensam na festa de casamento, sempre vem a mesma pergunta na hora de fazer a programação: "Quantos convidados devemos sentar, e onde sentá-los???". Não existe um formato único para acomodar os convidados em um evento de casamento... Com a acessoria de um cerimonial, versus a lista de convidados e o clima que se quer dar à festa, podemos ter uma idéia de quantas pessoas deverão sentar e onde. Da mesma forma que se pode ter lugar para todos os convidados, seja em mesas, em lounges ou ambos juntos, pode-se não ter lugar para todos... Cada grupo tem uma necessidade diferente e um percentual diferente de acomodar convidados. No que a decoração implica nesta hora? É lógico que quando coloco lounges em um ambiente, a festa fica muito mais bonita! Costumo dizer que estou brincando de arrumar a casa... Abatjour, almofadas, cinzeiros, bowls com flores e velas são adornos necessários para fazer o lounge acontecer de forma adequada. Valorizar o lounge, significa fazer um carinho com quem vai sentar neles, e acaba trazendo as pessoas para se acomodarem. Nos lounges, com os recursos que temos de aluguel de mobiliário, procuro sempre acomodar as pessoas em poltronas e sofás com encosto, além de um ou outro pufe, para que a permanência nestes lounges sejam agradáveis e confortáveis.

Os lounges acompanham geralmente o visual de toda a festa, portanto quando decoro um ambiente com muita madeira, procuro usar toques de madeira nos louges, sejam poltronas, mesinhas ou até mesmo sofás. Quando a festa é mais moderna, procuro usar em maior quantidade, móveis com couro branco, laca branca, vidro e espelho complementando o clima da decoração como um todo. Independente de termos muitas mesas, poucas mesas, mesas para todos ou não, também levo em consideração o tamanho e formato das mesas de convidados com cadeiras ou banquetas... Para não ficar tudo muito igual, procuro dar formas e tamanhos bem distintos às mesas de convidados, arrumando uniformemente entre as mesas retangulares médias (10 pessoas) e grandes (16 à 18 pessoas), quadradas médias (8 pessoas) e grandes (16 pessoas), e redondas (8 ou 10 pessoas), além de muitas vezes também utilizar mesas altas com banquetas para jantar, onde se pode fazer o mis en place com sous plats, taças, metais e guardanapos. Esta variedade de formatos de mesas leva a possibilidade de se fazer arranjos de tamanhos e formatos diferentes, aumentando ainda mais a pouca monotonia do visual final do salão. Em meio a tantas mesas, se este for o caso, estações de bebidas ou comida e lounges, podem também resolver a "quebra" da monotonia de se ter muitas mesas para convidados. Para acomodar convidados em mesas com toalhas e sem toalhas, devemos levar em consideração o tamanho e luminosidade do espaço, o estilo escolhido pelos noivos, e a cor do piso e das paredes. Também deve-se analisar a quantidade de mesas no mesmo espaço e preferências pessoais, podendo-se conjugar as duas idéias em um mesmo evento, usando mesas com toalhas e sem toalhas em um mesmo ambiente.
Na realidade, pelo visto, não há uma "receita do bolo" igual para todos os casamentos! Esta é a observação mais importante! Cada casal deve escolher seja com os familiares, seja com o cerimonial ou pessoalmente, a forma que a festa deve tomar no quesito "acomodar convidados?. Levando-se sempre em consideração a idade dos convidados, e que a festa não é um aniversário e sim um casamento, para que não se tenha nenhum tipo de problema ou constrangimento na hora do evento, deixando uma situação difícil para quem está coordenando a festa. Sugiro que vocês noivas e noivos, continuem não descaracterizando o formato de uma festa de casamento, mantendo um clima sempre romântico nesta hora. Uma festa pode e deve ser diferente da outra visualmente, mas sem perder o conforto e elegância além da praticidade. "


Assim, pelo visto não há um certo e errado, se uma festa possuir outros ambientes, lounges, mesas de boates, puffs, não seria falta de eduacação deixar de oferecer 100% de assentos nas mesas tradicionais, desde que seja oferecido um coquetel, pois sendo jantar, aí sim, é necessário que haja mesa e cadeiras para todos.
Mas se não for criado outros ambientes com a possibilidade de assentos, acho que a economia de mobiliário não se justifica, pois a opção de lounges é para dar uma dinânima à festa, para possibilitar inovar na decoração, por isto mesmo se houver apenas mesas e cadeiras no ambiente, acho que não seria de bom tom não atender a todos os convidados. 

Também encontrei no site ( http://www.melhoramiga.com.br/)  seguinte afirmação sobre o tema:
Cadeiras

"Tudo bem que hoje em dia muitas noivas preferem um ambiente com lounge do que mesas e cadeiras para todos. Não importa se haverá mesas ou lounges, mas todos tem que ter lugares para se sentar. Parece óbvio, mas tem gente que erra na conta. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário