Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Escolhendo o tipo de Buffet para o casamento

Sempre há dúvidas ao escolher o buffet e como será servido, pois cada tipo requer cuidado e atenção distintos.
Li vários artigos e achei este da revista Class bem completo:

Por Ingrid Castro

"A nobreza francesa criou as primeiras regras de etiqueta sobre como servir e orientação do comportamento social. Essas normas tinham padrões rígidos que vêm mudando e se adaptando através dos séculos. Hoje, o grande erro que um anfitrião pode cometer é justamente querer impor regras rígidas. Deve-se partir do princípio de que as pessoas não são obrigadas a saber tudo e a partir desse conceito é possível oferecer requinte e sofisticação com mais liberdade.

Ao receber, os anfitriões devem ter como preocupação primordial o bem-estar de seus convidados.

Daí a importância de planejar uma recepção de acordo com o grupo de convidados. Se a ocasião for descontraída, usamos o serviço informal; caso contrário, sem sombra de dúvida o serviço formal.

O importante é conhecer os tipos mais comuns de serviços e maneiras de receber e seguir esses parâmetros com bom senso. E como saber qual serviço é formal ou informal? Para quem não está acostumado com as regras, colocamos a seguir um resumo de cada tipo de serviço que com certeza irá lhe ajudar na escolha.

Formais: Serviço à francesa e serviço à inglesa

Informais: Serviço de buffet, empratado, espeto,corrido, franco-americano e table d’hôte

Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado e mais cerimonioso de todos, e é mundialmente consagrado para banquetes, almoços e jantares formais. Deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas e quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros).

É considerado o serviço oficial para reuniões de caráter diplomático. São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo. Nesse serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado.

O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último a anfitriã; depois todos os homens terminando no anfitrião. Lembrando que o garçom só serve usando o sentido horário e por essa razão é um serviço moroso. Recomenda-se 01 garçom para cada 05 pessoas e esses profissionais devem oferecer as travessas com a comida pelo lado esquerdo do convidado, se inclinando o suficiente para que a mesma fique na altura adequada para que ele possa se servir.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.


Serviço à inglesa

Cabe ressaltar que existe o serviço à inglesa direto e o indireto. O serviço à inglesa direto, muito utilizado em casamentos, consiste em o garçom vir com a travessa e servir o convidado diretamente em seu prato; daí a razão do nome do serviço.

Já no à inglesa indireto, o garçom utiliza o gueridon (mesa auxiliar) para fazer a montagem do prato (aquecido) e depois serve o cliente, começando sempre pelas senhoras. É um serviço requintado, porém o que o diferencia é que o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir. O garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes.


Serviço de Buffet

É usado quando se recebe um grande número de pessoas. A mesa de buffet é arrumada com um arranjo alto e vistoso, conferindo beleza e requinte. As iguarias quentes são dispostas sobre réchauds. Numa ponta da mesa os pratos são empilhados em número que corresponda ao dobro de convidados. Cada pilha não pode ultrapassar de 10 a 12 pratos.

Caso a mesa de buffet seja pequena, devemos utilizar uma mesa de apoio só para a colocação dos pratos, guardanapos e talheres.

Esse serviço é muito utilizado em recepção de casamento, e nesse caso se aconselha que a mesa do buffet fique distante da pista de dança. Dessa forma todos poderão aproveitar. Ah, aproveitando a deixa, o que combina com a pista de dança é o bar point. Certo?!

Serviço Franco-Americano

Serviço que permite também agilidade, utilizado em almoços e jantares. São servidas à mesa a entrada do prato principal, bebidas e sobremesa. O prato quente é disposto em um buffet onde são colocados réchauds e os alimentos são servidos ao cliente com a ajuda de garçons posicionados nesse buffet.

Serviço Empratado

É quando o prato é servido “montado”, já pronto, na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. O que chama a atenção nesse serviço é a apresentação dos alimentos dispostos no prato, que tendem a obedecer uma harmonia de cores, texturas e sabores para garantir que vão agradar não somente os olhos do comensal como também o seu paladar. Os pratos já montados em sua apresentação final são servidos pela esquerda do comensal.


Serviço de Espeto Corrido

É o nosso serviço tradicional de churrasco. Consiste nos garçons trazerem os espetos da churrasqueira direto até o prato do cliente e esse por sua vez escolhe o tipo de carne que mais lhe convir, lembrando que não é nada elegante usar o garfo de refeição para apoiar a carne fatiada; o ideal é utilizar o pegador.

Algumas churrascarias utilizam o sistema de cartão verde e vermelho: verde significa que ainda estamos nos alimentando e o vermelho que encerramos. É uma forma dos clientes não serem importunados pelos garçons.

Serviço Table D’ hôte

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados: é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas.

A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, com as travessas que vão à mesa bem decoradas pois mesmo sendo pessoas mais íntimas deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. É o tradicional almoço de domingo.

Está na hora de resgatarmos essa tradição, ela mantém a família unida. Aliás, é uma recomendação não só nossa, consultores de etiqueta, mais de psicólogos também porque estreita os laços familiares. Existe algo melhor do que estar com a família numa boa mesa?

Na montagem dela, o fundamental é compreender o conceito de cada tipo de serviço e aplicá-lo, adaptando à personalidade do anfitrião.

A tendência nessa área é transmitir autenticidade e trazer prazer aos convidados, seja em montagens clássicas ou ousadas. Se esse preceito for respeitado, o evento atingirá os objetivos com sucesso.

Existem algumas formas de receber os nossos convidados e essas são algumas delas. Assim sendo, aproveite esse momento e sucesso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário