Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lembranças para os Padrinhos do casamento


Não era uma tradição da nossa cultura presentear os padrinhos de forma especial e diferenciada das demais lembranças.
Eu já fui madrinha em 3 casamentos e não recebi uma lembrança especial, pois ainda não existia este hábito, que acredito ter virado moda há pouco mais de 2 anos com grande chance de virar uma tradição.     
Certo é que a indústria do casamento está cada vez mais sofisticada, atenta às novidades e com a globalização e facilidade de trocas de informações pela internet, os noivos não apenas ficam por dentro do que acontece em seu país, mas no mundo, e, assim, ideias inovadoras é que não faltam.
Algumas tradições européias, americanas, japonesas, estão sendo incorporadas aos poucos pelos casais brasileiros, por exemplo o RSVP, Place Cards, Menu, dentre outros.
Os Padrinhos sempre tiveram um tratamento especial em todas as culturas, pois são pessoas escolhidas pelos laços de afeto.
A ideia de se conceder o título de madrinha e padrinho surgiu da necessidade de alguns casais de ter uma pessoa ajudando na organização do casamento.
Sua origem remonta à idade média , os padrinhos eram homens fortes e tinham por objetivo proteger os noivos, seja de possível raptores na celebração da cerimônia, bem como no resto de suas vidas.
Já as madrinhas eram damas da noiva e tinham que cuidar dos detalhes da noiva e da noite de núpcias.
Com o tempo as funções foram se alterando, hoje os padrinhos servem como testemunhas da cerimônia, são amigos do casal que reforçam ainda mais este laço de amizade, pois é uma honra receber tal convite.
Em outros países como nos EUA os padrinhos ajudam os noivos nos preparativos do casamento, basta assistir a um filme sobre casamento e perceberá claramente a função dos padrinhos e madrinhas.
Também é comum por lá e em inúmeros outros países presentear os padrinhos com algo especial.
Mas e aqui no Brasil?
Hoje em dia em qualquer site sobre casamento a gente vê opções de lembranças para os padrinhos, não apenas isto, mas até convite de casamento diferenciados, os quais costumam ser entregues com algum mimo.



As lembranças são ofertadas ao final da festa e devem ser escolhidas levando em conta o perfil dos padrinhos, além do valor financeiro pois os noivos não devem extrapolar o orçamento, já que um casamento envolve uma montanha de custos.
Podem também ser ofertadas aos pais dos noivos, o que é de muito bom tom, com certeza ficarão felizes com a surpresa.
As lembranças podem ser feitas de forma diferenciada, uma para os casais casados e outra para os solteiros, podem ser personalizadas uma lembrança para os homens, outra para as mulhreres, se for solteiros, pode ser uma imagem de Santo Antônio, por exemplo.

Sugestões:
Mini garrafa de champagne com 2 taças, Caneca personalizada, caixinhas personalizadas com trufas, conjunto romântico para um banho a dois, toalhas bordadas com a inicial do casal, baleiros com chocolates, uma garrafa de vinho com 2 taças, porta-retrato com foto do casal com os padrinhos , uma caixa com crucifixo.
"Se quiser uma coisa mais chique dê aos homens uma caneta bem elegante, uma gravata, um abridor de vinho junto com um bom vinho. Para as mulheres pode ser uma caixa de bombons finos, uma caixa de prata com alguns doces ou um bem casado dentro ou ainda uma jóia, pode ser um broche ou um brinco, fica ao seu critério. Se os padrinhos forem casados então você pode dar um castiçal, ou um jogo de taças acompanhado de uma garrafa de prosseco ou ainda um vinho e bombons finos numa cesta bem arrumada, fica um charme." (Site Noivinha feliz).
É interessante dar algo que as pessoas guarde ou que seja útil, para evitar que os padrinhos não tenham a recordação daquela data, o que ocorre com os bombons, por exemplo.





P.S: No caso das havainas, os noivos devem estar atentos para não deixar os demais convidados com desejo de recebê-las, o que não seria nada elegante.

Um comentário:

  1. meu nome é samanta e me interessei nas lembranças das taças com o vinho, por favor mandar um e mail com valores samanta@nortondigital.com.br

    ResponderExcluir