Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Votos de Casamentos personalizados.


Bem, tudo que é personalizado me atrai.
No último casamento que fui, a noiva decorou o voto tradicional da igreja católica e quando o padre estava prestes a ditar as frases para ela repetir, como havia feito minutos antes com o noivo, ela deve ter dito: " Eu sei" e fez o juramento sozinha, sem a ajuda do padre...não sei o que o celebrante achou..., mas eu acredito que o casal é capaz de fazer os votos sem ajuda e se não for, o padre pode auxiliar...mas não precisa ser um ditado, uma repetição de palavras.
Acho ainda que se o Padre permitir os noivos deveriam fazer também seus votos, um para o outro, nada mais romântico, autêntico e delicado. 
Na Europa e nos EUA é tradição os votos personalizados, quem nunca assistiu filmes com cenas de casamento? Preste atenção e perceberá  o momento dos votos.

Dicas para quem deseja fazer votos de casamento:

  1. Convesar com seu noivo (a) para saber a sua opinião, se gostaria de fazer votos personalizados;
  2. Conversar com o Padre/Celebrante sobre a possibilidade de fazer votos personalizados;
  3. Não fazer algo demasiadamente extenso e cansativo;
  4. Escrever somente o que seu coração sentir;
  5. O Voto tem que ser algo gostoso de fazer e não uma obrigação que levará o casal ao stress;
  6. Tentar decorar, mas não se preocupar se ficar nervoso(a), ao declará-lo;
  7. Escrever/digitar em um bonito papel e levá-lo, se optar por ler, seja de forma bem natural;
  8. Poemas, frases de amor e até músicas e filmes românticos podem servir de inspiração.
  9. Leia em voz alta para ver como ficou e marque o tempo que gastou;
  10. Peça a opinião de alguém próximo e peça para ler para você escutar.
Este vídeo com os votos de casamento é lindo!!!







Achei o texto perfeito e como não o encontrei na internet, copiei do vídeo os votos, acho até que o usaria sem modificações substanciais.

"Eu te escolho mulher,


Por amor,

Em nome desse amor,

Eu assumo me dedicar

A Você e a nós

Para fazer crescer esta relação

E capacitá-la a derramar bênçãos

Em todos os que a cercam


Eu te escolho Homem,

Por amor,

Em nome desse amor,

Eu me comprometo a cuidar

Daquilo que é nosso

Com carinho e ternura

Que transformam uma casa em lar


Eu te escolho mulher,

Por amor,

Recebe a minha intenção

De que o tempo faça a magia

De tornar o nosso amor maior

Que nossas mutações

Aconteçam no mesmo sentido

Para que nossos caminhos

Permaneçam juntos


Eu te escolho homem,

Por amor,

Em nome desse amor,

Recebe o meu desejo,

De que nossa Aliança

Possa alimentar um projeto de nós dois

E assim, possamos construir juntos

Algo que nos faça melhores

E faça melhor o mundo que nos rodeia

E que nosso encontro de amor

Possa tocar o coração dos homens

E acordar a sua essência divina

Que os céus recebam a nossa gratidão

Por nos oferecer um pouco do celestial

Neste casamento na Terra."

(Texto: Votos de Casamento, Por Amaryllis Venthura.)

Mais inspirações:

Exemplo retirado do filme Três veses amor, é um pedido de casamento, mas que faz bem o papel de voto:

"Eu quero casar com você por que você é a primeira pessoa que eu quero ver quando acordar de manhã, e a única em quem quero dar um beijo de boa noite. Por que na primeira vez que vi suas mãos, não consegui mais imaginar como seria não poder segurá-las. Mas principalmente, quando se ama alguém o tanto quanto eu amo você, casar é a única coisa que resta fazer.


Exemplo de votos de casamento escrito por uma noiva portuguesa:( Site o Vosso casamento)

"Nossos caminhos são agora um só caminho, nossas almas, uma só alma.

Cantarão para nós os mesmos pássaros, e os mesmos anjos desdobrarão sobre nós as invisíveis asas.

Temos agora por espelho os nossos olhos;

o teu riso dirá a minha alegria, e o teu pranto, a minha tristeza.

Se eu fechar os olhos, tu estarás presente; se eu adormecer, serás o meu sonho;

e serás, ao despertar, o sol que desponta.

Nossos mapas serão iguais, e traçaremos juntos os mesmos roteiros

que conduzam às fontes escondidas e aos tesouros ocultos.

Na mesma página do Evangelho encontraremos o Cristo, partiremos na ceia o mesmo pão;

meus amigos serão os teus amigos, perdoaremos com iguais palavras aqueles que nos invejam.

Será nossa leitura à luz da mesma lâmpada, aqueceremos as mãos ao mesmo fogo

e veremos em silêncio desabrochar no jardim a primeira rosa da Primavera.

Iremos depois nos descobrindo nos filhos que crescem,

e não mais saberemos distinguir em cada um, os meus traços e os teus,

o meu e o teu gesto, e então nos tornaremos parecidos.

E nem o mundo nem a guerra nem a morte, nada mais poderá separar-nos,

pois seremos mais que nunca, em cada filho, uma só carne."


Exemplo de uma poesia linda, que serve de inspiração:

"Quero apenas cinco coisas..

Primeiro é o amor sem fim

A segunda é ver o outono

A terceira é o grave inverno

Em quarto lugar o verão

A quinta coisa são teus olhos

Não quero dormir sem teus olhos.

Não quero ser… sem que me olhes.

Abro mão da primavera para que continues me olhando."

(Pablo Neruda)

Música para inspiração:


Eu sabia que te amava,

Antes mesmo de te conhecer

As mãos do tempo

Me guiaram até você

Uma estrela noturna

que estava distante

Ela me trouxe até aqui

Ela sabia que você estaria aqui.


Agora envolvidos pela luz da Lua

Finalmente juntos

Aqui, nesta incandescente paixão

Nós somos tudo o que nós precisamos saber

Enquanto nós suavemente agradamos um ao outro

Até que as estrelas e a escuridão se apaixonem

E nós adormecemos

Tendo os nossos sonhos ao nosso redor


Ela me guiou

Ela sabia que você estaria aqui

Eu sabia que te amava

Antes mesmo de te encontrar

Eu sabia que (um dia) eu construiria meu mundo á sua volta

Agora, todos os meus dias

E todas as minhas noites

E todo o meu futuro

Todos... começarão e terminarão com você

Com você!!!


No Blog casar é Fácil há os votos do casamento da Emanuelle, foi lindo, veja:

Marcos disse: "Emanuelle, eu quero pertencer a você, quero ser seu companheiro, seu amigo, seu amante, na dor e na alegria, na aflição e no ânimo, nas derrotas e nas vitórias, nas trevas e na luz. Para isto, estou disposto a colocar minha experiência de vida ao seu alcance. Quero dar-lhe coragem quando você desanimar, dar-lhe esperança quando você estiver descrente, quero ser sua força e escudo como me compete como homem e mostrar-lhe o caminho sempre que a estrada da vida lhe causar embaraço. Emanuelle, quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Conto, para isto, com a luz e a força de Deus."



Emanuelle disse: "Marcos, eu quero ser sempre sua. Quero viver com você na dor e na alegria, nos momentos fáceis e dificeis. Quero entendê-lo cada dia melhor, quero amá-lo cada dia mais, quero dar-lhe ânimo, carinho e força no caminho. Quero ser a mãe de seus filhos. A amiga de todas as horas, a companheira de jornada, a esposa fiel. Não quero que seu amor pare em mim, mas que eu seja apoio para seu amor a Deus e aos outros. Marcos, quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Por isto, confirmo meu amor por você, diante de Deus e dos amigos."


Bem fácil, não? A  intenet está cheia de dicas, a gente encontra num clique músicas, poesias, modelos prontos, mas a voz do nosso coração é que dará o toque final a qualquer fonte de inspiração alheia, então, escute seus sentimentos e tudo será perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário