Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Forrest Gump


Depois de mais de uma década de estréia resolvi assistir ao filme Forrest Gump.
Não sei ao certo porque até hoje não quis assistir, apesar de saber que era um excelente filme, tanto que em 1995 ganhou 6 Oscar das 13 indicações.
Tom Hanks é um dos meus atores favoritos, mas acho que os comentários na época é que não me entusiasmaram..." é um drama, toda história se passa quase toda contada em um banco à espera de um ônibus..."
Realmente é um filme que vale a pena assistir e mesmo bem antigo e eu bem atrasada para comentar, já que todo o universo já deve ter assistido, tenho que registrar que entrará para o rol dos meus favoritos.
Cada um enxerga uma história de uma perspectiva diferente e para mim é uma história que fala de amor sincera, de amizade verdadeira, de uma pessoa que possui honra, inocência, que acredita ser possível realizar o que almeja e, talvez por este motivo tanta coisa aconteceu para um rapaz com QI 75, que não tinha nada de idiota, realmente, concordo que" idiota é quem faz idiotice".
É como aquela história da corrida de animais em que o mais despreparado e fraco vence, todos foram desistindo, ficando para trás, pois a torcida gritava que era impossível, que não iriam conseguir.
Porém, o que venceu era surdo e não escutou os comentários ao redor.
O filme é realmente uma doce caixa de chocolate, como diz Forrest Gump, " A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar".


Sobre o filme ( Wikipédia):

O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de ônibus em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração).
Forrest mostra ter muito de sua vida ensinado por sua mãe. Forrest frequentemente repete suas frases favoritas, incluindo "A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar" e "Idiota é quem faz idiotice". Outras pessoas que têm papéis importantes na vida de Forrest são Jenny Curran, uma amiga de infância que é sexualmente abusada por seu pai; Benjamin Buford "Bubba" Blue, um jovem negro pescador de camarões que serve junto com Forrest na Guerra do Vietnã e sabe "tudo que se pode saber sobre camarões"; e o Tenente Dan Taylor, que é o comandante da unidade onde Forrest e Bubba servem; Alguns anos após o encerramento da guerra, Forrest propõe o casamento a Jenny. Ela recusa. Mais tarde aquela noite eles fariam sexo. Na manhã seguinte ela iria embora. Para compensar o vazio em seu coração, Forrest corre através dos EUA por três anos e meio. Ele é chamado de "um jardineiro de Greenbow, Alabama", em noticiários sobre suas corridas.
Forrest está esperando o ônibus porque em 30 de março de 1981, ele recebeu uma carta de Jenny que, após vê-lo na TV, convida-o para visitá-la. Forrest mostra a carta de Jenny a uma das ouvintes, uma paciente senhora idosa que mesmo após perder seu ônibus continuava a ouvi-lo; ela conta a ele que para chegar ao endereço da carta não é necessário pegar o ônibus, uma curta caminhada basta. Ele agradece a senhora e imediatamente começa a correr. Uma vez que ele encontra Jenny e seu jovem filho, Jenny conta a ele que o garoto é chamado Forrest, assim como o pai dele. Primeiramente ele pensa que que é ele é filho de um outro homem chamado Forrest, mas depois ela confirma que o filho é realmente dele. Ela também conta a Forrest que está infectada com um vírus (que pode ser o vírus da AIDS). Juntos, os três se mudam para Greenbow, onde Jenny e Forrest finalmente se casam, mas o casamento dura pouco por causa da morte de Jenny "numa manhã de sábado" segundo Forrest. Sua lápide dá a data de 22 de março de 1982 (na verdade o dia 22 de março de 1982 foi uma segunda-feira, não um sábado).
O filme termina com Forrest levando seu filho a um ônibus escolar, que com a aproximação do ônibus, o pai pega o livro que sua mãe lia para ele, e dele cai uma pena, que havia juntado no início do filme, então, sem perceber isso, devolve o livro à mochila do filho e ao dizer algo pro filho, decide não dizer (provavelmente diria algo sobre não dar bola se alguém zombasse dele, mas deve ter percebido, que devido a ele (Forrest pai) ter sido zombado, que conheceu Jenny) então, pai e filho dizem que se amam um ao outro. A pena no livro de Forrest é levada pelo vento, e flutua ao céu, como no início do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário