Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Daminhas e Pajens, os anjinhos do casamento


Para quem gosta de crianças acredito ser indispensável a presença e participação de alguma criança querida na cerimônia do casamento.
Na Europa é costume chamar de menina das flores, a criança encarregada de entrar antes ou depois da noiva, jogando pétalas pelo chão.
As funções podem ser: segurar o véu, entrar com as alianças até o altar, jogar as pétalas de flores da cestinha e até segurar o bouquet da noiva durante a cerimônia.
Em qualquer escolha terá uma função essencial e importante no cortejo de casamento.
O jeitinho meigo, o vestido e o comportamento delas compõem as fotos e encantam a todos os convidados.
Vestir as pequeninas daminhas de honra é de responsabilidade da noiva. Mas também deve-se levar em consideração a opinião dos pais da menina.
Tenha o cuidado para não vestir a criança como uma adulta, como também carregar na maquiagem ou transformá-la em uma noiva em miniatura.


Veja a matéria retirada de um site português::

"As crianças são um encanto num casamento, contribuem com a sua pureza, cor, alegria e bênção de uma forma fresca e divertida. Uma das pequenas personagens de um casamento é a menina (ou meninas) das flores, que anuncia a entrada da noiva na cerimónia com um caminho de pétalas. "

A menina das flores anuncia a entrada da noiva com um caminho de pétalas ou com um pequeno bouquet, caso não sejam permitidas as pétalas, podendo até ir a fazer bolas de sabão para conseguirem um ambiente diferente. A menina das flores precede o menino das alianças - se existir um -, e por vezes pode também preceder a noiva.
 Quem paga os trajes da daminha ou menina das flores?

Quem paga as roupas das daminhas ou meninas das flores são os noivos, os pais apenas pagam os sapatos, mas se pretenderem inclui-los na vossa parte, também não tem mal algum.
É uma regra de etiqueta, mas acredito que uma conversa deve esclarecer estes detalhes, pois muitas mães e noivas não conhecem a regra e fica aquela interrogação após o convite.
Se a noiva fizer o convite e não falar nada, pergunte como ela deseja o vestido e se sinta honrada pelo convite, afinal o casal já está comprometido com tantas despesas, que talvez não custe os pais da daminha arcarem com o traje.


Onde se situa a menina das flores na cerimónia?

Se as meninas das alianças tiverem maturidade suficiente poderão ficar ao lado dos noivos no altar: o menino das alianças do lado do noivo e a menina das flores ao lado da noiva. No entanto, isto não é obrigatório, devendo os pais das crianças estarem sentados nas primeiras filas da cerimônia para que quando as crianças chegarem ao altar se possam sentar ao lado deles. Planeiem este momento e deixem no local onde as crianças se vão sentar algum brinquedo que as possa entreter durante a cerimônia, de outra forma elas poderão entediar-se e roubar-vos algum protagonismo.



Outra possibilidade de convite para as crianças  é a entrada  com as alinças,  na Europa conhecido como menino da aliança.



O menino das alianças pode ter dois papéis: menino das alianças e pajens. Os pajens ajudam a noiva com a cauda do seu vestido, enquanto os meninos das alianças transportam as alianças do casamento até ao altar.

Quais os deveres do menino das alianças?

O menino das alianças é uma criança com idade compreendida entre os 4 e os 8 anos, que entra no corredor do local da cerimônia antes da menina das flores. Usualmente leva uma pequena almofada ou uma salva de prata com duas alianças atadas (ou idealmente alianças a fingir, pois de outra forma poderá perdê-las).

É importante que mencionem os deveres ao menino das alianças antes do dia, e no dia do casamento, para que ele compreenda qual o seu papel e a responsabilidade do mesmo. Também é de extrema importância que ensaiem com ele a entrada na igreja antes do dia do casamento.

Sugestões:

Saibam que casais compostos por meninas das flores com meninos das alianças, ou pajens, são ideais para que eles se sintam mais confiantes, do que se tiverem de percorrer o corredor da cerimónia sozinhos; e se as crianças se sentirem mais confiantes tudo correrá melhor".







Um comentário: