Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vinho tinto Casa Rivas- Cabernet Sauvignon- Chile- 2009


Outro dia compramos o vinho Casa Rivas na opção de 1/2 garrafa.
Não são todos vinhos que oferecem 1/2 garrafa e acaba sendo uma boa oportunidade, principalmente quando não se conhece o vinho e deseja experimentá-lo.
Também tem o lado positivo em relação à quantidade, ocorre normalmente quando duas garrafas acaba sendo uma quantidade superior ao que se deseja e uma garrafa pouco...então fica-se no meio termo: 1 garrafa e 1/2. 

Sobre o vinho:


Gostamos, é agradável para um jantar informal e descompromissado e apesar de ser uma uva que gera um vinho mais encorpado, tinha uma acidez equilibrada, não travou, o que ocorre com grande parte dos cabernets, ao meu paladar.


A Vinícola

Casa Rivas foi fundada em 1992 em Maria Pinto, primeira vinícola dessa sub-região do Valle del Maipo.
Desde o início seus vinhos se destacaram como opções imbatíveis em suas faixas de preço.
Os vinhos Casa Rivas têm caráter e elegância, boa estrutura e concentração, e encantam todas as classes de consumidores.

Histórico

Depois de uma longa vida de serviços prestados à indústria do vinho, com passagens por algumas das mais importantes vinícolas chilenas, Mariano Salas Rivas e seu sócio Patrício Browne estabeleceram em Maria Pinto uma vinícola que consegue, dentro das faixas médias de preço, uma qualidade dificilmente superada, com vinhos de ótima relação qualidade - preço e reservas concentrados e elegantes.
A partir de 2001, a equipe de enologia e viticultura passou a ser liderada pelo renomado Álvaro Espinosa.
Em 2005 Casa Rivas foi adquirida pelo grupo chileno Southern Sun Wine Group, líder na produção de vinhos engarrafados, continuando com a estratégia de oferecer aos consumidores vinhos de primeiro nível com denominações e prestígio reconhecidos.

O Terroir

Os vinhedos de Maria Pinto estão localizados no sopé da Cordilheira Costeira chilena, voltados para o mar, sob uma interessante combinação de clima e solo, constituindo um terroir único e particular.
A diferentes variedades foram plantadas em setores cuidadosamente escolhidos, obtendo assim um ótimo desenvolvimento e expressão de cada cepa.
Tudo isso é somado a um particular estilo enológico que enfatiza o trabalho de mescla de variedades que se potencializam e dão como resultado vinhos de grande personalidade, estrutura e concentração.
As variedades brancas estão situadas na parte mais baixa e fria, as tintas nos setores mais altos e aquecidos. A orientação é noroeste, otimizando a luz solar.
Além disso, os vinhedos estão rodeados por cerrados, que promovem um isolamento que protege contra pragas e doenças de forma natural, permitindo um manejo ambiental amigável.

Produção

A vinícola está situada no centro dos vinhedos, o que permite um traslado suave e rápido das uvas durante a colheita.
Com uma capacidade de 2,8 milhões de litros, a alta tecnologia da vinícola permite trabalhar pequenas parcelas dos vinhedos de forma independente, até o momento do corte final.
Todos os tanques de fermentação possuem sistemas de controle de temperatura e a sala de barricas também é climatizada.

Descrição: Vinho chileno, cor vermelho rubi, aromas instigantes de cassis e ameixas, com um leve toque de carvalho tostado, elegante, com taninos maduros e macios, e um final picante. Bom corpo e persistência.

Leia mais: www.casarivas.cl



Nenhum comentário:

Postar um comentário