Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Vinho tinto Monte Velho- Portugal- 2009-Vinho Regional Alentejano


Ontem experimentamos um vinho português, elaborado a partir de uma seleção de castas regionais alentejanas, Trincadeira, Aragonês e Castelão. 
Achei que o álcool estava bastante presente, o que deu para perceber pelas lágrimas abundantes que se formaram na  taça, pelo próprio odor e refletiu no sabor, é claro, o teor álcoolico desse vinho é de 14%.
O vinho agradou, apesar do álcool o cheiro de fruta também era marcante, mas pelo valor, há outros melhores no mercado, pelo menos no nosso ponto de vista. 
Sobre o rótulo: " Com sabor a fruta madura, arrendondado pelo leve estágio em madeira, este vinho revela bom corpo e equilíbrio, com uma estrutura de taninos suaves".    

Cometários de outros blogs, sempre elogiosos:
"Este vinho apresentou cor rubí violácea intensa, halo aquoso mínimo e muitas lágrimas e bem espessas. Os aromas remeteram a frutas frescas, com um toque de ameixa e nuances defumados. A evolução aromática trouxe aromas de chocolate e caramelo.

Na boca um bom ataque com retrogosto frutado, boa carga tãnica e madura, sustentada por um bom corpo, acidez correta e álcool na medida para amaciar a boca. Uma pequena aresta de álcool, característica do Alentejo, que serviu para esquentar mais uma fria noite de inverno".(http://vivendovinhos.blogspot.com/2009/06/monte-velho-tinto-2006.html)

"Continuando com nossa deliciosa série sobre os vinhos da Herdade do Esporão, chegamos ao Monte Velho Tinto, um verdadeiro campeão de vendas em Portugal, adulto, admirável e respeitável, é um alentejano de corpo e alma, que acompanha todos os momentos. É hoje o vinho mais consumido em nosso país irmão! Veremos que este título não é por acaso.
Um vinho maduro que se mantém fiel aos seus valores originais: consistência, equilíbrio e profundidade.
Monte Velho é o vinho que melhor traduz a tradição Portuguesa, transformada num momento de socialização e prazer.
É vivido. Alentejano de corpo e alma, é muito ligado à terra, às tradições, à família e aos amigos. Sério, confiável, consistente, mais do que um companheiro é um amigo. Está sempre lá, nos bons e nos maus momentos. Respeitado, gosta de momentos calmos em família e também de uma boa e sincera gargalhada.
Com bom gosto, veste-se “casual chique”, estando sempre à altura de qualquer ocasião.
É um vinho ideal para acompanhar refeições tradicionais portuguesas. Cabrito, borrego, um ensopado ou uma caldeirada. Refeições fartas, demoradas, alegres, entre amigos ou em família. Também vai bem ao fim do dia ou início de noite com uma tábua de queijos e patés, ou como bebida de fim de tarde.
Monte Velho apresenta-se com uma nova identidade visual, com uma imagem simplificada, capaz de melhor corresponder aos desafios que se apresentam à marca, e que passam por se manter um símbolo de qualidade e de confiança.
A alteração da imagem da Herdade do Esporão ofereceu a oportunidade ideal para reduzir a comunicação dos rótulos de Monte Velho ao essencial: Marca, Vinho Regional do Alentejo e origem - Herdade do Esporão.
Uma curiosidade: O rótulo do Monte Velho traz um código para o Google! Isso mesmo. O código é o AVIN7608038256432 e, para meu espanto, ao digitá-lo no Google, realmente aparecem várias páginas com referência ao vinho. É uma espécie de código único para o vinho. Pesquisando um pouco descobri que o site que indexa os vinhos mundo afora é o http://wines.avin.cc/. São milhares de vinhos indexados. Existem até 86 vinhos Brasileiros!
Vamos então ao que eu achei deste ícone de Portugal:
Visual: Garrafa tradicional, com novo design, assim como toda a linha da Herdade do Esporão. Ficou mais jovem. Rolha 100% de cortiça, como bom vinho português. Ao servir mostrou uma coloração cor de sangue escuro, com algum reflexo violáceo nas bordas. Gotas médias, rápidas e por toda a taça.
Olfato: Pela faixa de preço impressiona pela complexidade. Frutas negras e especiaria em um primeiro plano. Aroma muito intenso, marcando presença. Ao fundo completa com um tostado oriundo do estágio em madeira. Ao fundo, bem ao fundo trouxe um pouco de café.
Paladar: O palato é mais sereno que o olfato, mais tranquilo. Corpo médio, taninos suavez, acidez equilibrada. Na boca as frutas atacam logo de cara com bastante ameixa, o tostado compõe o sabor e um leve toque de pimenta completa o todo. Retrogosto trazendo fruta em compota. Final persistente.

O que a Herdade do Esporão fala sobre seu Campeão:
Região: Alentejo
Certificação: Vinho Regional Alentejano
Ano de Colheita: 2009
Castas: Aragonês / Trincadeira / Castelão
Enólogo: David Baverstock / Luís Patrão
Visual: Aspecto límpido, cor rubi intenso.
Olfato: Aroma de frutos vermelhos maduros, suavemente envolvidos em notas de madeira de carvalho americano, mostrando alguma complexidade.
Paladar: Sabor rico em fruta madura, com alguma profundidade e estrutura suave de taninos.
Harmonização: Acompanha desde pastas até carnes frias e curadas e peixe de churrasco, passando por pratos de pato assado e queijos cremosos e suaves, tornando mais fácil a escolha do vinho para aumentar o prazer da refeição.
Vinificação: Desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cuba de inox com temperatura controlada, prensagem, fermentação maloláctica, estágio de 6 meses em cuba de inox e em madeira de carvalho americano.

O que a Wine Advocate, de Robert Parker, fala sobre o Monte Velho.

A safra de 2009 ainda não foi avaliada, mesmo assim achei interessante trazer os comentários sobre a safra de 2007.
Pontos: 85
Degustador: Mark Squires
Maturidade: Beber entre 2008 e 2010.
Review:
The 2007 MONTE VELHO Tinto is another bargain from this brand. Despite 500,000 cases being made, it is nicely wrought, with easygoing charm, elegance, good flavors, and just enough structure to seem like real wine. Drink it young for best results. Drink now-2010.

O que a Wine Spectator diz sobre o Monte Velho

A Safra de 2009 também não foi avaliada pela Wine Spectator, mas a de 2008 sim, então vamos falar desta.

Pontos: 83
Review: Medium-bodied, with red berry and plum flavors and a short finish. Drink now. 500,000 cases made. –KM
O vinho me agradou bastante. Um dos melhores, senão o melhor custo x benefício que já apareceu aqui no Enoleigos. Se você nunca experimentou um vinho Português, é a sua chance de começar e por um preço justo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário