Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vinho tinto Ibéricos- Crianza- 2007- Tempranillo- Familia Torres- Rioja- Espanha


Sábado foi uma data especial, véspera do dia dos namorados, do meu aniversário e a comemoração de 1 ano de uma data especial.
Antes de comprar um vinho, gosto de ficar navegando em sites e blogs especializados, de ler a respeito das experiências de outras pessoas, das opiniões sobre a degustação...
Mas, foi tudo tão corrido e de última hora, que tivemos que fazer a escolha meio às cegas, e por volta das 20:30 horas, não havia um sommelier à disposição para tirar algumas dúvidas.
No final, tudo deu certo, a noite foi deliciosa, o vinho estava gostoso, no início o álcool estava bem presente, mas após algum tempo, ficou equilibrado.
Compramos no Supermercado Super Nosso e é um vinho bom, o qual compraria novamente.

Sobre o vinho:

Soto de torres Ibéricos.

Vinho : Ibéricos Crianza

Tipo : Tinto seco

Safra : 2007

País : Espanha

Produtor : Bodega Torres (Miguel Torres)

Casta : 100% Tempranillo

Graduação : 14%

Onde Comprar : http://www.wine.com.br/

Preço : R$ 65,00


A Viña Torres nasceu em 1870, criada por Jaime Torres Vendrell. Localizada nos arredores de Barcelona, esta bodega se destaca por colecionar inúmeros prêmios. Se não vejamos: Em 1999, foi eleita a vinícola mais importante da Espanha; no ano de 2006, foi considerada a produtora de vinhos mais influente da Europa. Em 2007, Miguel Torres seu presidente foi agraciado como produtor mais relevante da Europa.

O Ibéricos Crianza é um vinho produzido pela Viña Torres mas, traz com ele uma característica especial, é o primeiro vinho da Torres na Rioja, fruto da união de bascos e catalães.

Miguel Torres Ibéricos Crianza Tempranillo 20007, tem cor vermelho rubi com halo terracota, lágrimas viscosas, lentas e espaçadas. Aromas de frutas vermelhas, pão tostado, café torrado, pimenta do reino e chocolate. No palato agradável apesar de ser um crianza se mostra bastante evoluído em boca. Na primeira taça sente-se um pouco o álcool mas, no segundo copo em diante tudo fica perfeito. Acidez bem integrada com o álcool e retrogosto bem persistente e agradável. No final nota-se um pouco de caqui bem maduro e chocolate meio amargo.


Miguel Torres - Ibéricos - Crianza - 2007

A região de Rioja, no norte da Espanha, produz vinhos de origem controlada, com muita qualidade. Seu Vega Sicília é tido como um dos melhores do mundo. As uvas utilizadas são Tempranillo, Garnacha, Graciano e Mazuelo. Utilizam os termos Sin Crianza, Crianza, Reserva e Gran Reserva. Apesar de a palavra crianza poder sugerir para nós brasileiros um vinho novo, na verdade, em espanhol, a palavra significa aleitamento, latência. Com relação aos vinhos a expressão significa que o vinho esteve por determinado tempo, envelhecendo em barris de carvalho, francês ou americano. O Sin Crianza designa um vinho sem envelhecimento na adega, o Crianza obrigatoriamente envelhece por dois anos (um em barricas e outro na garrafa), o Reserva indica dois anos em barrica e um em garrafa e o Gran Reserva no mínimo dois anos em carvalho e mais três na garrafa antes de ser comercializado.

Quanto ao Ibéricos é produzido pela Bodega Torres a partir da uva Tempranillo.

Rótulo muito bonito. Apresentou bonita cor vermelho acastanhado, brilhante e límpida. O forte do vinho, a meu ver, foi o a aroma intenso e delicioso, mostrando frutas maduras e algum tostado, bastante convidativo ao primeiro gole. Na boca não pareceu tão bom quanto no nariz. Corpo leve, com discreto adocicado e algo picante. A acidez e principalmente os taninos são agradáveis, com madeira discreta. O álcool é forte e incomoda, não melhorando após algum tempo de aberto. Persistência média e um retrogosto com pequeno amargor.

Não foi uma experiência ruim, mas não compraria de novo.

Classificação : bom.

FICHA

Produtor: Miguel Torres

Tipo: Tinto

Região: Rioja

País: Espanha

Uvas: Tempranillo.

Graduação Alcoólica: 14%

Temperatura de Serviço: 17oC

Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Diretrizes Enogastronômicas: Carnes assadas e de caça.

Safra: 2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário