Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Livro: Blink, A decisão num piscar de olhos de Malcolm Gladwell


Semana passada acabei de ler um livro que comprei para Fernando, e quero deixar como sugestão de leitura pois realmente é um livro muito interessante, que ajuda a entender o funcionamento de nossa mente quando tomamos decisões, fazemos escolhas de forma rápida.
Não é um livro com uma única história, nele circulam vários personagens, são citados vários estudos científicos, retratadas pesquisas no mínimo curiosas, para não dizer intrigantes, que demonstram que nossa mente é uma caixinha de surpresas.
Cito parte do livro:
"Quando nos dedicamos à tarefa de tentar entender o mundo em que vivemos e a nós mesmos, acabamosconcedendo excessiva atenção aos temas grandiosos e pouca atenção aos instantes passageiros.
Porém devemos pensar no que poderia acontecer caso levássamos nossos instintos realmente a sério.
O que aconteceria caso deixássemos de ficar examinando o horizonte com o auxílio de binóculos, e passássemos então a examinarnosso comportamento e nossos mecanismos de tomada dedecisão com o auxílio dos mais poderosos microscópios?
Eu acredito que isto contribuiria para mudar a formacomo as guerras são feitas, o tipo de produtos que encontraríamos nas prateleiras dos supermercados, o gênero de filme que são produzidos, a maneira como são treinados os policiais, a dinâmica do aconselhamento matrimonial, a forma como são conduzidas as entrevistas de emprego, e muitas e muitas outrascoisas mais...
E se nós combinássemos todas essas pequenas mudanças, seríamos capazes de construir um mundo diferente e muito melhor do que o atual.
Eu acredito que a tarefa de entender a nós mesmos e nosso próprio comportamento, exige o reconhecimento do fato de que pode existir tanto valor numa apreensão feita num piscar de olhos quanto em meses de análise racional -- e espero que ao chegar ao final destelivro, você também pensará assim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário