Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os primeiros passo para se conhecer o vasto mundo dos vinhos.


Achei uma entrevista bem bacana no youtube do sommelier Gianni Tartari, a qual está cheia de dicas interessantes.


Também achei legal a matéria que fala sobre vinho, discorrendo sobre o papel do sommelier, do enólogo e do enófilo, também fala de forma divertida dos enochatos...
Aliás, tem chato em todos os ramos!
Para mim o chique é ser simples, muitas vezes o menos é mais, nada de exibicionismo.
Deixe para degustar o vinho em salões degustação ou no retiro de seu lar, ao lado dos amigos desfrute o vinho e a boa companhia.

Eis a matéria:

vinho

A bebida dos deuses e dos mortais também...


Brancos secos, delicados ou suaves; tintos redondos, quentes ou tânicos; "rosés" frutados; vinhos ligeiramente espumantes, cheios de sol... Os vinhos nos oferecem uma variedade sem par de sabores, perfumes e aromas, firmes ou suaves, que brincam e dançam no nosso paladar, acompanhando banquetes ou refeições ligeiras, casando bem, uns com suculentas carnes, outros com pescados, queijo, doces, até pães.
A palavra vinho vem do grego antigo, "οἶνος" (oínos), que em latim virou "vīnum", significando tanto "vinho" como "videira". O nome "vinho", também, costuma ser aplicado a bebidas feitas a partir da fermentação de outras frutas, vegetais, ervas e até flores (como, por exemplo, vinho de ameixa), mas, usada sozinha, aplica-se apenas ao produto que tem a uva como matéria-prima.

A ENOLOGIA


Pela importância que adquiriu em muitas regiões do mundo, o vinho tornou-se objeto de uma ciência específica, a enologia, dedicada ao estudo de composição, qualidade, características e processos para sua elaboração. Abrange todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, etc...

PERSONAGENS DO MUNDO DO VINHO

Amplo, diversificado, repleto de nuances, o mundo do vinho conta, com alguns personagens principais que devem ser conhecidos:

O enólogo

Enólogo (eno de vinho e logos de conhecimento - o que conhece o vinho) é o profissional mais graduado de uma vinícola, responsável pela elaboração dos vinhos. Cabe a ele todas as decisões relacionadas às diversas e complexas etapas de sua produção, desde a vinha no campo até o produto pronto para ser comercializado. Tem formação acadêmica de nível técnico ou nível superior. No Brasil, a Escola de Enologia e a Faculdade de Enologia de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, oferecem os dois tipos de formação. O Senac, também, oferece cursos na área. A profissão foi regulamentada recentemente - lei 11.476, de 29 de Maio de 2007.

O produtor

É o proprietário do vinhedo que, juntamente com sua família e mais um ou dois empregados, colhe suas uvas, vinifica, engarrafa e vende. Muitos proprietários são enólogos ou mandam os filhos estudar enologia.


O negociante

É a pessoa que compra o vinho à granel em um produtor e o engarrafa com o seu próprio rótulo. Há, ainda, um outro tipo de negociante, chamado de negociante beneficiador (negociant eleveur) - que é aquele que compra o vinho do produtor e, antes de engarrafá-lo com seu próprio rótulo, faz com que fique armazenado em tonéis de carvalho a fim de melhorar a sua qualidade e, conseqüentemente, o seu valor.

O comerciante

Essa categoria abrange uma variada gama de negócios que vão dos bares e restaurantes aos supermercados, passando pelas empresas de importação e exportação e lojas de vinho.

O sommelier

É um profissional especializado, conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao seu serviço. O sommelier pode trabalhar em restaurantes ou em lojas de vinhos, auxiliando os clientes em suas compras.
Num restaurante, o sommelier não responde, apenas, pelo serviço do vinho. De fato, ele atua como maître de bebidas, sendo responsável por outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas servidas na casa, como água, café e chá por exemplo. Nas casas que comercializam e permitem os charutos, é ele, também, o encarregado desse serviço.
Especificamente em relação ao vinho, ao sommelier compete a elaboração da carta da casa, a manutenção da adega, incluindo as compras de reposição, e orientar os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos.

O Enófilo

Enófilo (do grego "eno" - vinho, e filo - amor, amizade) é, literalmente, o amante (ou amigo) da arte e do consumo do vinho. É aquele que gosta e se dedica, profissionalmente ou por prazer, a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.
De fato, o enófilo é o principal personagem do fantástico mundo dessa bebida fantástica. É ele que o faz girar, vai a feiras, degustações e apresentações, faz análises e considerações sobre os vinhos que toma, freqüenta confrarias ou encontros, está sempre em busca de novas experiências. Enófilos somos todos nós, que gostamos de tomar vinho e gostamos, ainda, de saber sobre ele. Nessa categoria, entram desde o que está dando os primeiros passos no mundo do vinho até o mais respeitado crítico internacional. Portanto, enófilo é você também, que está aqui, agora lendo sobre vinhos, mesmo que, talvez, ainda nem soubesse disso.

Os 10 Mandamentos do Enófilo

1 - JAMAIS segurar a taça pelo bojo.

2 - Prestar atenção cada vez que tomar um vinho. Horas de copo só acrescentam experiência se você prestar atenção. Cheire, cheire e cheire.

3 - Fazer anotações. Ninguém tem memória suficiente para tudo, deixe a sua para os números de telefone mais importantes.

4 - Trocar experiências com outros enófilos. Fazer parte de grupos de degustação e fóruns de discussão também acrescenta muito conhecimento.

5 - Avisar aos amigos das descobertas de bom custo-benefício.

6 - Apresentar o maior número possível de pessoas ao mundo do vinho.

7 - Não ficar repetindo o mesmo vinho. Arrisque-se, experimente sempre vinhos diferentes, boas surpresas virão.

8 - Saber se comportar. Freqüentar degustações e salões de vinhos, mas apenas provar cada vinho. Não tenha pena de jogar o resto da sua taça fora. Salão não é boca livre de vinhos para embebedar-se e quem está ali trabalhando em pé há horas não merece ficar aturando bêbado chato pedindo mais uma dose...

9 - Vigiar-se dia e noite para não se tornar um enochato.

10 - Ignorar solenemente os enochatos*.


* Enochato: personagem, infelizmente, nada incomum, o enochato é aquele que usa seus conhecimentos ou pseudo-conhecimentos sobre vinhos para convencer-se que está acima, e bem acima, do resto dos mortais que não sabem o que ele sabe (ou pensa que sabe) sobre o assunto.

Muito fácil identificá-lo. Sempre num lugar público e garantindo que está sendo observado, o enohato pega uma taça, faz cara de entendido, inclina o copo, cheira, gira o copo, cheira de novo, franze a testa, suspira fundo, olha para a platéia como quem vai ensinar alguma coisa e solta algum comentário incompreensível. É, por causa deles, justamente, que o vinho acaba tendo fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica, metida e, claro, chata.

Mas o fato é que o vinho é um prazer acessível a todos os mortais. Há vinhos para todos os gostos e todos os bolsos, é só escolher o que se encaixa melhor para você. Claro que o conhecimento, assim como acontece com a comida, aprimora o paladar e o prazer decorrente de se degustar um vinho. Mas, também como acontece com a comida, bom é aquilo que você gosta. Portanto, informe-se, estude, experimente, mas a última palavra tem que ser sempre a sua. Afinal, gosto não se discute...

O CORREIO GOURMAND se une a todas as vozes que lutam para acabar com essa impressão elitista que existe sobre o vinho e, com isso, eliminar essa barreira fictícia que afasta muita gente do prazer de tomar vinhos e aprender sobre eles.

Não aos enochatos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário