Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Denominações das uvas


Para quem quer conhecer um pouco o mundo do vinho, nada melhor do que começar pelos tipos de uvas.
Ler sobre vinhos para mim é algo prazeroso, é deslumbrar um assunto que parece não se esgotar.
Tento extrair o que pode ter utilidade para mim, que não sou enófila, que não fiz cursos de degustação e que apenas curto experimentar em boa companhia uma taça de vinho e selecionar o que mais agrada ao meu paladar.
Pois bem, confesso que ri um pouco de mim, ao ler a matéria abaixo, retirada do Blog ://www.vinho10.com.br/, que fala sobre os tipos de uvas.
O motivo do riso foi a minha pronuncia, na maioria das vezes errada ao denominar as uvas, pois quase sempre falava como se escreve.
A matéria além de esclarecer sobre as características das uvas, serviu para aprender a falar corretamente o nome das uvas.
Pois bem, vou tentar guardar a pronuncia de algumas uvas, pelo menos das nossas preferidas.

Por exemplo:

Pinot Noir (Red)- Fala-se:  [PEE-NWA]

Merlot (Red) [mur-LO]

MALBEC (Red) [MAHL- beck ]

Carmenere (Red),[ carro-men- YEHR ]

Cabernet Sauvignon (Red) [cab-er-NAY SO-vin- yon ]

Tempranillo (Red)[ temp-rah-NEE-Yo]

Zinfandel (Tinto) [ ZIHN-fan-dell ]


Eis a matéria retirada do Blog citado acima:


Tipos de uvas: 

"BARBERA (Red) [BEHR bar-uh]

De maior sucesso na região do Piemonte na Itália, onde faz os vinhos como o Barbera d'Asti, Barbera di Monferato e Barbera di Alba. Seus vinhos são caracterizadas por um elevado nível de acidez (ou seja, brilho e nitidez), cor rubi intensa e de corpo inteiro, com níveis baixo tanino; sabores são berrylike. No entanto, as plantações tenham diminuído drasticamente nos Estados Unidos. A poucas vinícolas ainda produzi-lo como um vinho varietal, mas os números também estão a diminuir. Sua principal atributo como um vinho de mistura é a sua capacidade de manter um nível elevado de acidez natural, mesmo em climas quentes. O vinho tem mais potencial do que é atualmente realizado e pode encenar um retorno modesto como estilo de vinhos italianos ganhar popularidade.

BRUNELLO (Tinto) [broo-Nehl-oh]

Esta linhagem de Sangiovese é a uva só é permitido para o Brunello di Montalcino, o raro, vermelho toscano caro que no seu melhor é carregado com melado e de frutos vermelhos e taninos em borracha preta.

Cabernet Franc (Red) [-er-NAY FRANK]

Cada vez mais popular como ambos-alone e mistura varietal da uva stand, Cabernet Franc é usado principalmente para a mistura de Bordeaux , embora possa subir a grandes alturas em qualidade, como pode ser visto no grande vinho Cheval-Blanc. No Vale do Loire França também é feita em um vinho mais leve chamado Chinon. Já está bem estabelecido na Itália, especialmente o Nordeste, onde às vezes é chamado Cabernet Frank ou Bordo. Califórnia tem crescido por mais de 30 anos, e Argentina, Long Island, estado de Washington e Nova Zelândia são pegá-la.

Como um vinho varietal, normalmente beneficia pequenas quantidades de Cabernet Sauvignon e Merlot, e pode ser tão intenso e encorpado como um desses vinhos. Mas, muitas vezes, se afasta dos groselha e notas de bagas em stalky sabores verdes que se tornam mais acentuadas com a idade. Dada a sua novidade nos Estados Unidos, Cabernet Franc pode apenas precisam de tempo para receber mais atenção e aumento da qualidade.

Muito misturada com Cabernet Sauvignon, que pode ser um Cabernet Sauvignon mutação adaptado para condições mais frias amortecedor. Normalmente luz meio-bodied vinho com mais frutos imediatos de Cabernet Sauvignon e alguns dos odores herbáceos evidente em verdes Cabernet Sauvignon.

Cabernet Sauvignon (Red) cab-er-NAY SO-vin-] yon [

O rei indiscutível de vinhos tintos Cabernet é uma constante e consistente performer notavelmente durante a maior parte do estado. Enquanto ele cresce bem em muitas denominações, de denominações específicas, é capaz de tornar os vinhos de profundidade rara, riqueza, concentração e longevidade. Bordeaux usou da uva, desde o século 18, sempre misturando-o com Cabernet Franc, Merlot e algumas vezes de uma soupçon Petite Verdot. O modelo é construído em torno de Bordeaux, não só o desejo de embarcações de vinhos complexos, mas também a necessidade de garantir que diferentes variedades de uvas amadurecem em diferentes intervalos ou dar uma cor vinho, tanino ou backbone.

Em outras partes do mundo e é encontrada em quase todo o mundo, Cabernet Sauvignon é a probabilidade de ser engarrafado por conta própria como em uma mistura. Ele se mistura com Sangiovese da Toscana, na Austrália e Syrah Provence e Merlot e Cabernet Franc na África do Sul, mas voa solo em algumas das super-Tuscans Itália. Nos Estados Unidos., É improvável que qualquer outra região vai ultrapassar qualidade Cabernets Vale do Napa e combina alta Cabernet. Na maior parte da história da uva na Califórnia (que data), o melhor foi ter Cabernets 100 por cento de 1800 a Cabernet. Desde o final dos anos 1970, muitos viticultores se voltaram para o modelo de Bordeaux e misturado pequenas porções de Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Petite Verdot em suas Cabernets. O processo para a mistura ainda está sob revisão, mas claramente há sucessos. Por outro lado, E.U. muitos produtores estão mudando de volta para as maiores porcentagens de Cabernet, tendo constatado que mistura não adiciona complexidade e que no seu próprio Cabernet tem um forte caráter.

Na melhor das hipóteses, produz vinhos Cabernet unblended de grande intensidade e profundidade do sabor. Seus aromas clássicos são groselha, ameixa, cereja preta e especiarias. Ele também pode ser marcada por ervas, azeite, hortelã, tabaco, cedro e anis, e madura, notas jammy. Em áreas mais quentes, ele pode ser suave e elegante, em áreas mais frias, pode ser marcado por acentuada vegetal, pimentão, orégano e sabores tar (um maturador tardio, não pode ser sempre invocado nas áreas legal, razão pela qual A Alemanha, por exemplo, nunca sucumbiu à tentação). Ele também pode ser muito tânico se que é uma característica do estilo desejado. A melhor Cabernets começar roxo escuro, de cor rubi, com acidez firme, um corpo cheio, grande intensidade, sabores concentrados e taninos firmes.

Cabernet tem uma afinidade com carvalho e geralmente gasta 15 a 30 meses ou utilizados francês ou americano barricas novas, um processo que, quando bem executado dá um woody, cedro tostado e baunilha sabor ao vinho, enquanto ele lentamente oxidação e amolecimento dos taninos. Microclimas é um fator importante para o peso ea intensidade da Cabernets. Viticultores também influenciam o estilo de como eles podem extrair altos níveis de tanino e fortemente carvalho seus vinhos.

CARIGNAN (Tinto) [karin-Yan]

Também conhecido como Carignane (California), Cirnano (Itália). Uma vez que uma grande mistura de uvas para vinhos de garrafão, a popularidade Carignan tem diminuído, e as plantações caiu de 25.111 hectares em 1980 para 8.883 em 1994. Ele ainda aparece em algumas misturas, e vinhas antigas são procuradas para a intensidade de suas uvas. Mas é provável que outras uvas ainda com mais intensidade e sabor irá substituí-lo no futuro.

Carmenere (Red), carro-men-] YEHR [

Também conhecida como Grande Vidure, esta uva já foi amplamente plantada em Bordeaux, mas agora está associado principalmente com o Chile. Carmenere, junto com a Merlot e Cabernet Sauvignon, foi importado do Chile por volta de 1850. De acordo com viticultores chilenos, Carmenere foi erroneamente por tanto tempo que muitos produtores eo governo chileno agora considero Merlot.

CHARBONO (Tinto) [SHAR-bono]

Encontrado principalmente na Califórnia (e, possivelmente, na verdade, Dolcetto), esta uva tem diminuído em área cultivada. Sua estatura como um vinho foi apoiado principalmente pela Inglenook-Napa Valley, que engarrafado um Charbono em uma base regular. Às vezes ele fez para beber interessante e com idades bem. Mas, mais freqüentemente era magro e tânico, uma história melhor do que uma garrafa de vinho. A poucas vinícolas ainda produzi-lo, mas nenhuma com sucesso.

CHARDONNAY (Branco) [shar-dun-NAY]

Como Cabernet Sauvignon é o rei dos vinhos tintos, assim Chardonnay é o rei dos vinhos brancos, pois ela faz consistentemente excelente, rico e complexo brancos. Este é um versátil uva surpreendente que cresce bem em uma variedade de locais em todo o mundo. Na Borgonha, que é utilizado para os brancos requintados, como o Montrachet, Meursault e Pouilly-Fuissé, Chablis e verdadeiro, em que se transforma em Champagne Blanc de Blancs. Entre os muitos outros países que travaram febre Chardonnay, a Austrália é especialmente forte.

Chardonnay foi introduzida para a Califórnia na década de 1930, mas não se tornou popular até a década de 1970. Áreas como Anderson Valley, Carneros, Monterey, Russian River, Santa Barbara e Santa Maria Valley, perto de todas as influências marítimas frias, já estão produzindo vinhos muito superiores aos realizados há uma década.

Embora haja uma aldeia chamada Mâconnais Chardonnay, ninguém concorda com a uva de origem pode mesmo ser do Oriente Médio.

Quando bem feito, Chardonnay oferece maduros, ricos e intensos sabores de fruta, em negrito de maçã, figo, melão, pêra, pêssego, abacaxi, limão e grapefruit, com especiarias, mel, manteiga, manteiga e sabores avelã. Enólogos construir mais complexidade a este fácil de manipular através de técnicas de vinificação do vinho comum: a fermentação do tambor, sur lie envelhecimento durante o qual o vinho é deixado em seu sedimento natural, ea fermentação maloláctica (um processo que converte o ácido málico, ácido a mais suave do ácido láctico) . Nenhum outro vinho de mesa branco benefícios tanto do envelhecimento em carvalho ou barril de fermentação. uvas Chardonnay tem um sabor bastante neutro, e porque eles geralmente são esmagados ou espremidos e não fermentado com suas peles a maneira vinhos tintos são, o que emerge sabores da uva é extraído quase que instantaneamente após o esmagamento. tintos que mergulhar com suas peles por dia ou semanas, através da fermentação extrair os seus sabores bem diferente.

Porque Chardonnay também é um produtor prolífico que pode facilmente render 4-5 toneladas de uvas de alta qualidade por hectare, é uma vaca leiteira para os produtores em todos os países onde ele é cultivado. Muitos americanos e australianos Chardonnays são muito vistosas, bem oaked e atraente para o lançamento, mas falta-lhes a riqueza, profundidade e concentração, a idade e, de fato evoluiu muito rapidamente, muitas vezes a perder sua intensidade ea concentração dentro de um ano ou dois. Muitos vintners, tendo estudado e reconhecido isso, estão agora reduzindo drasticamente o rendimento das culturas, segurando tonelagem para 2 a 3 toneladas por hectare na crença de que isto levará a uma maior concentração. A única desvantagem desta estratégia é que surgem as cargas mais baixas levam a menos vinho de forma significativa para vender, preços mais elevados, pois, como bem.
 A popularidade Chardonnay também levou a um enorme mercado de vinhos comuns, de modo que há uma ampla gama de qualidade para escolher neste varietal. Há um número considerável de Chardonnays interna, que pode variar de simples e off-seca a mais complexa e sofisticada. O nome do produtor, os vinhos, e muitas vezes o seu preço, são indicadores do nível de qualidade.

Chenin Blanc (Branco) [] BLAHNK SHEN'N

Este nativo do vale do Loire tem duas personalidades: em casa é a base do famoso longa vida brancos como Vouvray e Anjou, Quarts de Chaume e Saumer, mas em outros solos, torna-se apenas muito bom uma mistura de uvas. É plantada de uvas da África mais ao sul, embora haja chamada Steen, e tanto lá quanto na Califórnia, é atualmente utilizado principalmente como uma mistura de uvas para vinhos de mesa genéricos. Chenin Blanc devem ter melhor desempenho na Califórnia, e um dia ele pode. Pode produzir um vinho bastante agradável, com sutis melão, pêssego, especiarias e notas cítricas. O Loire grandes brancos variam de frescos e secos ao doce, dependendo da safra e os produtores. Na África do Sul, Chenin Blanc é ainda usado para vinhos licorosos e bebidas espirituosas.


Dolcetto (Tinto) [dole-CHET para]

Quase exclusiva ao noroeste Piemonte, isso produz macio, redondo, vinhos frutados, perfumadas com alcaçuz e amêndoas, que deve ser bebido dentro de aproximadamente três anos. É utilizado como uma rede de segurança para os produtores de vinhos Barbera e Nebbiolo, que levam muito mais tempo para a idade. Há sete DOCs: Acqui, Alba, Asti, Dinao d'Alba, Dogliani, Langhe Monregalesi e Ovada.


Emanações Blanc (Branco) [FOO podem BLAHNK]
ver Sauvignon Blanc

Gamay (Tinto) [ga-Maio]

Faz o seu famoso Beaujolais, tintos frutados exclusivamente a partir de um dos muitos Gamays disponíveis, a Gamay Noir à Jus Blanc. Baixa do álcool e acidez relativamente elevada, os vinhos estão destinados a ser consumido logo após o engarrafamento, o melhor exemplo disso é Beaujolais Nouveau, chicoteado nas prateleiras por toda parte quase de noite. Também é cultivada na região do Loire, mas não faz vinhos notáveis. A Suíça é crescer muito, para misturar com Pinot Noir, que muitas vezes chaptalize vinhos.

Califórnia, por sua vez, cresce uma variedade chamada Gamay Beaujolais, um clone de rendimento elevado de Pinot Noir que faz vinhos medíocre na maioria dos lugares onde ela cresceu. Nos Estados Unidos, a uva é usado principalmente para a mistura, e área plantada está em declínio, como aqueles que estão sérios sobre Pinot Noir está usando clones superiores e plantio em áreas mais frias.

Gewürztraminer (Branco) geh-VERTS-trah-mee-] ner [

Gewürztraminer pode produzir magníficos vinhos, como é demonstrado melhor na Alsácia, França, onde é feita a uma variedade de estilos de seca para off-seco ao doce. A uva precisa de um clima frio que lhe permite obter maduro. É uma uva temperamental para crescer e vinify, como o picante potente pode ser arrogante quando desmarcada. Na melhor das hipóteses, produz um vinho floral refrescante e com uma acidez que emparelha bem com pratos picantes. Quando deixou de colheita tardia, é raro rico e complexo, um vinho de sobremesa tremendo.

É também popular na Europa Oriental, Nova Zelândia e no noroeste do Pacífico.

Grenache (Tinto) [greh-NAHSH]

Seca e resistente ao calor, que produz um frutado, picante, vinho de corpo médio com taninos suave. A uva mais plantada em segundo lugar no mundo, Grenache é difundido no sul do Rhône. É misturado para produzir Châteauneuf-du-Pape (embora existam algumas variedades puro) e usado em seu próprio para as rosas de Tavel e Lirac, que também é usado em doce vinho Banyuls França. Importante em Espanha, onde é conhecida como Garnacha Tinta, é especialmente notável em Rioja e Priorato. Grenache costumava ser popular na Austrália, mas agora foi ultrapassado pelo Syrah; alguns Barossa Valley produtores estão fazendo vinhos similares a du-Pape, Châteauneuf. Na Califórnia, é uma mistura de uvas laborioso, embora ocasionalmente um vinhedo de idade é encontrada e seu feito de uvas em vinho varietal, que na melhor das hipóteses pode ser bom. Pode fazer um retorno como entusiastas do estilo Rhône procurar áreas mais frias e uma mistura de uvas apropriadas.

Além disso, Grenache Blanc, conhecida na Espanha como Garnacha Blanca, que é engarrafada no Sul do Rhône. É usado para a mistura de Rousillon em França e no Languedoc, e em vários brancos espanhóis, incluindo Rioja.

Grüner Veltliner (Branco) GROO-ner Velt linner] [

A uva mais plantada na Áustria, ele pode ser encontrado em menor grau em algumas outras partes da Europa Oriental. Ela atinge seu auge qualitativo no Wachau, Kremstal Kamptal e regiões ao longo do rio Danúbio, a oeste de Viena. Gruner, como é chamado para o short, mostra pimenta branca distintas, tabaco, lentilha e sabores e aromas cítricos, juntamente com elevada acidez, tornando-se um excelente parceiro para o alimento. Gruner é singularmente único no seu perfil de sabor e, embora raramente tem a sutileza ea criação das melhores Riesling austríacos (embora possa chegar perto, quando cultivada em solos de granito), é semelhante no corpo e na textura.

MALBEC (Red) MAHL-] beck [

Depois importante Bordeaux e Loire em várias misturas, esta-muito-hardy uva não tem sido constantemente substituído por Merlot e os dois Cabernets. No entanto, a Argentina é marcada de sucesso com este varietal. Nos Estados Unidos, Malbec é uma uva de mistura única e insignificante em que um um, mas poucas vinícolas usá-lo, a razão mais óbvia é que ele é considerado parte do Bordeaux-mistura receita.

Marsanne (Branco) [mahr-SANN]

Popular no Rhône (junto com Grenache Blanc, Roussanne e Viognier). Austrália, especialmente em Victoria, tem algumas das vinhas mais antigas do mundo. Na melhor das hipóteses, Marsanne pode ser um encorpado vinho moderadamente intenso, com especiarias, pêra e notas cítricas.

Merlot (Red) [mur-LO]

Merlot é o sucesso do vermelho-vinho da década de 1990: a sua popularidade tem aumentado juntamente com a sua superfície, e parece que os amantes do vinho não pode beber o suficiente. Ela domina Bordeaux , com exceção do Médoc e Graves. Embora seja usado principalmente para a mistura de Bordeaux, pode ficar sozinho. Em Saint-Emilion e Pomerol, em especial, produz vinhos notáveis, culminando no Château Pétrus. Em Itália, está em toda parte, embora a maioria dos Merlot é luz, coisas normais. Mas Ornellaia e Fattoria de Ama são exceções a essa regra forte. Apesar de sua popularidade, sua qualidade varia apenas de bom bom muito mais do tempo, embora haja poucos produtores estelar encontrados ao redor do mundo.

Vários estilos surgiram. Um deles é um estilo de Cabernet Merlot, que inclui uma percentagem elevada (até 25 por cento) do Cabernet, similares e sabores de cereja e groselha taninos firmes. Um segundo estilo é menos dependente do Cabernet, mais suave, mais flexível, peso médio, menos taninos e as características mais erva, cereja e sabores chocolate. Um terceiro estilo é um vinho leve e simples muito, tipo de vendas estão alimentando este crescimento global de Merlot.

Como Cabernet, Merlot pode beneficiar de algumas misturas, como Cabernet pode dar espinha dorsal, cor e resistência tânico. Ela também se casa bem com o carvalho. Merlot é relativamente novo na Califórnia, que datam do início dos anos 1970, e é uma uva difícil de cultivar, como ele define e amadurece de forma irregular. Muitos críticos acreditam Estado de Washington tem uma vantagem ligeira com a qualidade deste vinho. Até o ano de 2000, vintners deve ter uma idéia melhor de quais áreas são mais adequados para essa variedade de uva. Como um vinho, o envelhecimento potencial Merlot é justo para o bem. Pode ser mais suave com a idade, mas muitas vezes os sabores de frutas desaparecer e os sabores de ervas dominam.

Há também um independente Merlot Blanc.


Mourvedre (Red) [VAY-druh mais]

Enquanto o clima é quente, Mourvèdre gosta de uma grande variedade de solos. É popular em todo o sul da França, especialmente em Provença e-Côtes du - Rhône, e é frequentemente usado em Châteauneuf-du-Pape, Languedoc torna como um varietal. Espanha usa-lo em muitas áreas, incluindo o Valencia. Nos Estados Unidos é um fator menor agora, perseguido por um vinícolas alguns que se especializam em estilo de vinhos do Ródano. O vinho pode ser agradável, com peso médio, picante de cereja e sabores de frutos vermelhos e taninos moderados. Ele envelhece bem.

MUSCAT (Branco) [kat] MUSS

Conhecido como Muscat, Muscat Blanc e Muscat Canelli, é marcada por forte tempero e notas florais e pode ser usado em mistura, sua função primária, na Califórnia. Moscato, em Itália, Moscatel de Iberia: Essa uva pode se transformar em qualquer coisa, desde o de baixo teor alcoólico, doce e espumante Asti Spumante e Muscat Canelli de to-dos vinhos secos osso como Muscat d'Alsace. Também produz vinho fortificado como Beaumes de Venise.

Nebbiolo (Red) [bee-oh-baixa] NEH

A grande uva do norte da Itália, que se destaca lá em Barolo e Barbaresco, forte, vinhos ageable. Principalmente vencida em outro lugar, Nebbiolo agora também tem uma base pequena, na Califórnia. Até agora, os vinhos são leves e simples, sem qualquer semelhança com o tipo italiano.


Petite Sirah (Tinto) [TEET SIH-RAH] peh

Conhecido pela sua cor escura e taninos firmes, Petite Sirah tem sido frequentemente utilizado como um vinho de mistura para dar cor e estrutura, particularmente a Zinfandel. Por si só, Petite Sirah também pode fazer intenso, picante, vinhos ageworthy, mas alguns peritos consideram tão complexo como Syrah si.

Tem havido muita confusão sobre os anos sobre as origens da Petite Sirah. Por um longo tempo, a uva foi pensado para ser completamente alheios a Syrah , apesar de seu nome. Petite Sirah se acreditava ser realmente Durif, uma variedade de uva vermelha menor primeiramente cultivadas no sul da França no final de 1800. Entretanto, a pesquisa de DNA recentes mostram Petite Sirah e Syrah são relacionados depois de tudo. Um estudo feito na Universidade da Califórnia em Davis determinada não apenas que 90 por cento da Petite Sirah encontrado na Califórnia é realmente Durif, mas também que Durif é um cruzamento entre Peloursin e Syrah.

Apenas para tornar as coisas mais confusas, em França, os produtores referem-se a diferentes variantes da Petite Syrah e como Grosse, que tem a ver com o rendimento das vinhas.

PINOT BLANC (Branco) [PEE-BLAHNK]

Muitas vezes referida como pobre homem Chardonnay uma causa de seu sabor semelhante e perfil de textura, Pinot Blanc é usado em Champagne, Borgonha, Alsácia, Alemanha, Itália e na Califórnia e pode fazer um vinho fantástico. Quando bem feito, é intenso, concentrado e complexo, com pêra madura, especiarias, frutas cítricas e notas de mel. idade pode, mas é mais cedo, enquanto os seus frutos brilha.

PINOT GRIS ou Pinot Grigio (Branco) [PEE-no GREE ou GREE-Zho]

Conhecido como Pinot Grigio na Itália, onde é encontrada principalmente no nordeste, produzindo um monte de vinho branco seco indistinto e excelentes brancos da Collio. Como Pinot Gris, que costumava ser cultivadas em Borgonha e do Loire, embora tenha sido suplantado, mas vem em seu próprio, na Alsácia, onde é conhecido como Tokay. Alemanha plantas sul-lo como Ruländer. Quando bom, este varietal é suave, levemente perfumada e tem mais cores do que a maioria dos brancos.

Pinot Noir (Red) [PEE-NWA]

Pinot Noir, a grande uva da Borgonha, é uma variedade suscetível. Os melhores exemplos oferecem o clássico preto cereja, especiarias, sabores framboesa e groselha e um aroma que pode assemelhar-se as rosas murchas, juntamente com a terra, alcatrão, erva e notas de cola. Ele também pode ser bastante simples, leve, simples, à base de plantas, vegetais e, ocasionalmente, de convivência. Pode até ser totalmente funky, com aromas de curral pungente. Na verdade, Pinot Noir é a mais inconstante de todas as uvas a crescer: Reage fortemente a mudanças ambientais, como calor e períodos de frio, e é notoriamente exigente para trabalhar com uma vez escolhido, uma vez que suas peles finas são facilmente machucado e quebrado, definindo o suco livre. Mesmo depois da fermentação, Pinot Noir pode esconder as suas fraquezas e pontos fortes, tornando-se um vinho mais difícil de avaliar por barril. Na garrafa, também, muitas vezes é um camaleão, mostrando mal um dia, de forma brilhante o próximo.

A ênfase em climas mais frios coincide com a mais rigorosa seleção clonal, eliminando os clones adaptados para o vinho espumante, que têm peles mais finas mesmo. Estes dias, há também uma maior compreensão e apreço por estilos diferentes de vinho Pinot Noir, mesmo se houver menos acordo sobre esses estilos, ela deve ser rica, concentrada e carregado com sabor, ou um vinho de elegância, sutileza e delicadeza? Ou ele pode, no sentido clássico Pinot Noir, ser ao mesmo tempo? Mesmo caráter varietal continua sujeita a debate. Pinot Noir pode certamente ser tânico, especialmente quando é fermentado com alguns dos seus caules, uma prática que muitos viticultores em todo o mundo acreditam que contribui para o vinho a espinha dorsal e longevidade. Pinot Noir também pode ser de longa duração, mas predizer com precisão que os vinhos ou vintages será a idade é frequentemente o último desafio na previsão.

Pinot Noir é a uva clássica da Borgonha, e também de Champagne, onde é pressionada imediatamente após a colheita, a fim de produzir suco branco. É apenas sobre o vermelho só cresceu na Alsácia. Na Califórnia, ele destacou no final dos anos 1980 e início de 1990 e parece pronta para avançar. Uma vez que os produtores pararam vinifying-lo como se fosse Cabernet, vinhas plantadas em climas mais frios e mais atenção à tonelagem, a qualidade aumentou substancialmente. É justo dizer que a Califórnia e Oregon têm uma reivindicação legítima para a produção de classe mundial Pinot Noir.

Riesling (Branco) [REES-ling]

Um dos maiores do mundo uvas para vinho branco, a madeira da videira Riesling hardy torna extremamente resistente à geada. A excelente variedade de climas mais frios, onde a sua tendência a amadurecer lentamente torna uma excelente fonte para os vinhos doces feitos a partir de uvas atacadas pela podridão nobre Botrytis cinerea, que cernelha uvas pele e concentra seus níveis de açúcar natural.

Riesling é mais conhecida por produzir os vinhos da Alemanha Mosel-Saar-Ruwer, Pfalz, Rheinhessen e vinhos de Rheingau, mas também alcança brilho na Alsácia e Áustria. Enquanto o doce alemão vinhos Beerenauslese e Trockenbeerenauslese, juntamente com a famosa Seleção da Alsácia de Grains Nobles, muitas vezes são célebres por seus altos níveis de açúcar e capacidade de idade quase infinita, eles são raros e caros.

Mais comumente, Riesling seco ou produz apenas versões off-seca. A sua elevada acidez e distintivo florais, cítricas, pêssego e toques minerais ganharam Riesling seco muitos fãs. Os pares de bem com a variedade de alimentos e tem uma habilidade fantástica para a transmissão dos elementos da sua origem vinha (o que os franceses chamam de terroir).

Os vinhos da região Mosel Alemanha são talvez a mais pura expressão da uva, oferecendo crosta de torta de limão, maçã, ardósia e madressilvas características de um quadro de luz-bodied e atrevido. Rheinhessen Alemanha, Rheingau e regiões Pfalz produz vinhos de características semelhantes, mas com o corpo a aumentar e especiarias.

Na Alsácia, Riesling é o mais frequentemente feitas em um estilo seco, encorpado, com aroma de gasolina distintas. Na Áustria, Riesling joga o segundo violino para Gruner Veltliner em termos de quantidade, mas quando cultivada em locais favorecidos oferece vinhos com grande foco e clareza aliada ao quadro tipicamente picante da uva.

Em outras regiões, Riesling se esforça para manter a sua quota de plantação de vinha, mas ela pode ser encontrada (por vezes sob sinônimos, tais como White Riesling, Riesling do Reno ou Johannisberg Riesling), na Califórnia, Oregon, Washington, New York's Finger Nova Lagos, Austrália, Nova Nova Zelândia, África do Sul, América do Sul e Canadá.

SANGIOVESE (Red) [geeo-VEHS-eh] san

Sangiovese é mais conhecida por fornecer a base para muitos excelentes vinhos tintos italianos a partir de Chianti e Brunello di Montalcino, bem como os chamados super-toscanos misturas assim. Sangiovese é caracterizado por sua textura macia e média-a-corpo tempero completo, framboesa, cereja e sabores de anis. Quando misturado com uma uva como Cabernet Sauvignon, Sangiovese dá o vinho resultante uma textura mais lisa e ilumina os taninos.

É surpreendente que Sangiovese não era mais popular na Califórnia, dado o forte papel dos imigrantes italianos jogaram no estado de vinificação a herança, mas agora a uva parece ter um futuro brilhante no estado, como um vinho varietal-alone stand e para uso em misturas com Cabernet Sauvignon, Merlot e talvez até mesmo Zinfandel. Espere importantes mudanças estilísticas como enólogos aprender mais sobre como a uva atua em diferentes localidades, bem como como ele se casa com uvas diferentes. a pena assistir.

Sauvignon Blanc (Branco) [vin-yon] BLAHNK-SO

Outro branco com um aroma notável, este "gramado" ou "almiscarado". O varietal puro é encontrado principalmente na região do Loire, na Sancerre e Pouilly-Fume, como parte de uma mistura, a uva é tudo sobre o Bordeaux, em Pessac-Léognan, Graves Médoc e os brancos, mas também aparece em Sauternes. Nova Zelândia teve um êxito assinalável com Sauvignon Blanc, produzindo seus, frutado estilo próprio perfume que se espalhou pela América do Norte e depois voltar para a França.

Nos Estados Unidos, Robert Mondavi resgatou o varietal na década de 1970 através de uma rotulagem que Fume Blanc, e ele e outros têm tido sucesso com ele. A chave do sucesso parece ser em domesticar seu varietal intensidade evidente, que em seu extremo leva a pungente gramíneas, herbáceas e sabores vegetais. Muitos enólogos tratá-la como em uma espécie de homem de Chardonnay pobres, empregando fermentação barril, sur lie envelhecimento ea fermentação maloláctica. Mas sua popularidade vem bem do fato de que ele é um produtor e um prodigioso vinho altamente rentável para fazer. Ele pode ser fresco e refrescante, combina bem com os alimentos, menos os custos de produzir e crescer de Chardonnay e vende por menos. Ele também recebe menos respeito de viticultores que talvez deveria. Sua popularidade fluxos e refluxos, às vezes parecendo desafiar Chardonnay e em outras vezes parecendo ser um cash-flow posteriormente. Mas mesmo no seu melhor, não conseguir o tipo de riqueza, profundidade e complexidade Chardonnay faz e que no final só pode ser a diferença de definição.

Sauvignon Blanc cresce bem em uma variedade de denominações. Ela se casa bem com carvalho e Semillon, e muitos viticultores estão adicionando um toque de Chardonnay de corpo extra. O melhor vinho bebidas em sua juventude, mas às vezes vai beneficiar a curto prazo cellaring. Como um vinho de colheita tardia, é sempre fantástico, capaz de render incrivelmente complexo e de excelente sabor dos vinhos.

Semillon (Branco) SEM-ih-] yon [

Por si só ou em mistura, esta idade pode branca. Com a Sauvignon Blanc, seu parceiro tradicional, este é o fundamento de Sauternes e da maioria dos grandes brancos secos encontrados em Graves e Pessac-Léognan, que são ricos, os vinhos de mel. Semillon é uma das uvas suscetíveis ao ataque de Botrytis cinerea. de Hunter Valley Austrália usa solo para fazer um full-bodied branca que costumava ser conhecido como Fome Riesling, Chablis ou Borgonha Branco. Na África do Sul que costumava ser tão prevalente que era chamado apenas de "uva", mas diminuiu drasticamente em importância lá.

Nos Estados Unidos, Semillon goza modesto sucesso como um vinho varietal na Califórnia e Washington, mas continua a perder terreno na área cultivada na Califórnia. Ela pode fazer um vinho de colheita tardia maravilhoso, e os vinhedos que incidem sobre ele pode fazer vinhos bem equilibrada com figo complexo, pêra, notas de tabaco e mel. Quando misturado com Sauvignon Blanc, acrescenta corpo, sabor e textura. Quando Sauvignon Blanc Semillon é adicionado, os ganhos esta gramínea notas de ervas.

Também pode ser encontrado misturado com Chardonnay, mais para preencher o volume de vinho de acrescentar alguma coisa ao pacote.

Syrah ou Shiraz (Tinto) [sih RAH ou shih-RAHZ]

Hermitage e Côte-Rôtie na França, Penfolds Grange, na Austrália, o epítome de Syrah é um vermelho majestoso que a idade pode, por meio século. A uva parece crescer bem em várias áreas e é capaz de tornar ricos, complexos e distintos vinhos, com pimenta acentuada, spice, cereja preta, alcatrão, couro e sabores castanha assada, suave, de textura suave e taninos suaves. No sul da França, ele encontra seu caminho em várias misturas, como no Châteauneuf-du-Pape e Languedoc-Roussillon. Conhecido como Shiraz na Austrália, foi usado por muito tempo para-e-manteiga mistura de pão, mas um número crescente de qualidade bottlings alta estão sendo feitas, especialmente a partir de vinhas velhas no Vale Barossa.

Nos Estados Unidos., Syrah aumento na qualidade é mais impressionante. Parece ter o apelo de consumo precoce de Pinot Noir e Zinfandel e algumas das excentricidades da Merlot, podendo revelar-se muito mais fácil de crescer e vinify que qualquer tintos Cabernet além de outras.

Tempranillo (Red) temp-rah-NEE-Yo] [

maior contribuição da Espanha ao vinho tinto, Tempranillo é indígena do país e raramente é cultivada em outros lugares. É a uva dominante nos vinhos tintos de Rioja e Ribera del Duero, duas das regiões mais importantes da Espanha vinho.

Em La Rioja, Tempranillo é muitas vezes misturada com Garnacha, Mazuelo e algumas outras uvas de menor importância. Quando feita em um estilo tradicional, Tempranillo pode ser em tons granada, com sabores de chá, açúcar mascavo e baunilha. Quando feita em um estilo mais moderno, ele pode exibir aromas e sabores impregnado de ameixas, tabaco e cassis, com cor muito escura e taninos substancial. Seja qual for o estilo, Riojas tendem a ser meio-bodied vinhos, oferecendo mais de acidez de tanino.

Em Ribera del Duero, os vinhos também são divididos ao longo de estilos tradicionais e modernos, e mostram semelhanças com Rioja. O Riberas estilo mais moderno, no entanto, pode ser muito poderosa, que oferece uma densidade e estrutura tânica semelhante ao da Cabernet Sauvignon.

Tempranillo é conhecida também por toda a Espanha como Cencibel, Tinto del Pais, Tinto Fino, Ull de Llebre e Ojo. É também cresceu ao longo do rio Douro em Portugal ao abrigo do monikers Tinta Roriz (usado na fabricação de vinho do Porto) e Tinta Aragonez.

Trebbiano ou Ugni Blanc (Branco) [treh-bee-AH-OO ou não-nee BLAHNK]

Este é Trebbiano e Ugni Blanc, em Itália, na França. É extremamente prolífico; baixo do álcool, mas de alta acidez, é encontrado em quase todos os italianos de vinho branco básico. É tão entranhado na elaboração de vinhos italianos que na verdade é um ingrediente da mistura sancionada utilizados para (vermelho) Chianti e Vino Nobile di Montepulciano. A maioria dos actuais produtores toscanos não adicioná-lo aos seus vinhos, entretanto.

Os franceses, que muitas vezes também chamada esta uva St.-Émilion, usou-o para Cognac e Armagnac brandy; Ugni Blanc videiras Chardonnay desvantagem por 5-1 em França durante os anos 80.

Viognier (Branco) [vee-oh-NYAY]

Viognier, a uva branca rara em França, Rhône Valley, é uma das uvas mais difíceis de crescer, mas os fãs do floral, vinho branco picante estão entusiasmados com as perspectivas, no sul da França e do mundo novo. Até agora, a maioria dos Viogners produzido nos Estados Unidos são bastante unidimensional, com uma abundância de picante, mas menor complexidade do que deveriam. Ainda assim, existem alguns pontos brilhantes.

É usado em raros brancos de Condrieu e às vezes misturado com vermelho no Rhône Norte. Há também uma variedade de bottlings disponível do sul da França, a maioria deles um pouco de luz.

Zinfandel (Tinto) [ ZIHN-fan-dell ]

As origens desta versátil e popular uva tremendamente não sabe ao certo, mas é pensado para ter vindo do sul da Itália como um primo do Primitivo. É a grande uva mais plantada vermelha da Califórnia (que a Austrália tem também brincou com a uva). Muito do que é vinificado em Zinfandel branco, um blush de cor clara, um pouco de vinho doce. Real Zinfandel, o vinho tinto, é o vinho da Califórnia por excelência. Ela tem sido usada para a mistura com outras uvas, incluindo Cabernet Sauvignon e Petite Sirah. Foi feita em um estilo claret, com a baga e sabores de cereja, taninos suaves e nuances de carvalho bonita. Foi feita em um full-bodied, ultraripe, intensamente aromatizados e firmemente vinho tânico projetado para a idade. E tem sido feito em colheita tardia e estilo de vinhos do Porto que apresentam muito maduras, sabores de passas, álcool acima de 15 por cento e em borracha taninos.

Zinfandel popularidade entre os consumidores varia. Na década de 1990 Zinfandel está curtindo outra onda de popularidade, como enólogos teve um interesse renovado, com foco na qualidade de vinhas mais altas em áreas bem adaptado à Zinfandel. Estilos destinada mais para o mainstream e menos para os extremos, enfatizando a uva zesty, pimenta picante, framboesa, cereja, frutos silvestres e os sabores ameixa, e sua gama complexa de alcatrão, terra e notas de couro. Zinfandel se presta à mistura.

Zinfandel é uma uva desafiadora para crescer: o tamanho das bagas varia significativamente dentro de um grupo, o que leva ao amadurecimento desigual. Por isso, muitas vezes precisa Zinfandel para pendurar na videira mais tempo para amadurecer como bagas possível. Closer atenção à viticultura e uma apreciação para a vinha velha, que tendem a produzir culturas menores de maior qualidade uniforme, representam melhor os vinhos equilibrados."

-Extraído do livro de James Laube de "California Wine", com algumas adições por James Molesworth



Nenhum comentário:

Postar um comentário