Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dicas para renovar o visual de uma fotografia antiga.

Recentemente recebi um pedido de minha mãe que queria que eu fizesse uma verdadeira transformação em uma foto de minha avó, na qual ela estava com outras pessoas.
A foto era especial por vários motivos, minha avó já falaceu,então fica aquela saudade... na fotografia ela estava bem jovem e minha mãe quer presentear os irmãos com uma foto da mãe.
Porém o desejo era ter uma foto com minha avó apenas, retirando as demais pessoas.
O tamanho original da foto é menor do que 10x15, a foto está condizente com o tempo, amarelada, com alguns defeitos, o que é bem natural, pois este ano vovó completaria 100 anos.

Veja:
Minha avó está ao centro da imagem.


Minha avó Edith é a primeira.


Então vai as minhas dicas, nada profissional, somente para aquelas pessoas que curtem fotografia e gostam de fazer as coisas elas mesmas.

A primeira coisa que fiz foi scannear a foto na melhor qualidade possível.
Depois usei o programa photoshop para melhorar os tons, brilho, contraste, deixar a foto em preto e branco e também dar um jeitinho em partes que percebi ao ampliar a imagem que estavam com traços de amassado, com falhas ( tipo um pedacinho branco, como se a imagem tivesse arranhada). 

Salvei a imagem em alta resolução e parti para o meu programa favorito, o powerpoint.
Ainda não sei trabalhar no photoshop e suas layers, então o uso apenas para deixar a foto com fundo transparente, alterar o tom de um detalhe, melhorar a qualidade da fotografia e reparar pequenos detalhes, como uma casquinha de um machucado em uma criança, coisas do tipo...

No powerpoint a primeira coisa que fiz foi configurar a página.
Pense no tamanho que vai revelar e faça dobrado, a qualidade fica melhor.
Então como queria no tamanho 15x21, fiz no 42x30.

Depois copiei a foto e colei no powerpoint, como queria somente a minha avó, cortei as demais pessoas, clicando na foto a ferramenta de corte aparece.

Aí tive meu primeiro probleminha, havia uma mão no ombro de minha avó e não podia retirar, pois perderia parte do ombro, então com isso eu soube que teria que usar algo para tampar aquela mão.

Minha ideia foi fazer uma fotografia com detalhes de scrapbooking digital.

Então escolhi um fundo para a fotografia, algo mais rústico, parecendo uma madeira, para combinar.

E fui colocando flores como detalhes para dar vida à página e principalmente para cobrir a mão no ombro...
Em 2 modelos optei para colocar um frame em formato de janela.
Escrevi o nome de minha avó e estava pronto.





É muito importante não salvar em JPGE, pois perde muito a qualidade, sempre salve no formato TIFF.

Mas para ficar tudo com o aspecto de antigo, voltei a imagem já pronta para o photoshop e coloquei a imagem no tom Preto e Branco, salvando sem compactar, em ótima qualidade.

Veja:








Mandei por e-mail para a revelação e minha mãe buscou, disse que ficou muito bom mesmo.
Outra dica, a revelação foi feita em papel fosco, fica mais elegante na minha opinião.

Estava com receio do tamanho que escolhi, pois a foto foi ampliada o que poderia prejudicar sua qualidade, mas mãe disse que dá para ver perfeitamente a minha avó, seus traços, etc. 

Fiz 4 opções para ela usando as 2 fotos que recebi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário