Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

Fazendo páginas de scrapbooking usando o programa PowerPoint

Normalmente as pessoas que trabalham com scrapbooking digital usam programas como o Photoshop, Paint Shop Pro, pois possibiltam uma qualidade excelente e possuem vários recursos.
Mas para quem está iniciando e não possui estes programas, uma solução é usar o PowerPoint, um programa fácil e que já faz parte do programa Microsoft Office.
A desvantagem é que ao fazer a página de scrap no PowerPoint não se deve salvá-la no formato JPGE e sim TIFF, pois a qualidade do JPEG no PowerPoint não é legal, então depois com um outro programa conversor de imagens a gente salva a imagem feita no PowePoint no formato TIFF para JPEG.
Este programa que converte a imagem é gratuito e fácil de usar, chama-se Irfanview e pode ser baixado em português. ( http://www.baixaki.com.br/download/irfanview.htm)

Veja: Passo a passo para converter:
Depois de ter feito sua página no powerpoint e salvo como TIFF, clique no ícone do infanview na área de trabalho e o programa abrirá, então clique na pasta Arquivo e procure o local em que salvou sua imagem no formato TIFF:
 Então a imagem aparecerá na tela e você irá diretamente na opção salvar como e escolherá o formato JPEG.

Observe que do lado direito aparece uma tela para salvar a qualidade e você tem que marcar 100%.
Pronto, é só clicar em salvar que o arquivo aparecerá na pasta que escolheu em formato JPGE.

Então, sabendo como salvar o arquivo para se ter uma boa qualidade de fotografia, vamos falar como fazer uma página de scrapbooking de digital.

A primeira coisa a se fazer é criar uma pasta no computador com acessórios para scrapbooking digital (Kits completos, papéis, frames, elementos, quickpages, etc), depois criar uma página para salvar seus scraps, assim, fica tudo mais organizado.
Para quem não pretende trabalhar comercialmente com o scrapbooking, uma solução é usar kits e elementos de scrap free, os quais você pode obter em vários blogs, mas é de uso apenas pessoal e sendo comercial o uso, compre seus kits.
No meu Blog, do lado direito há um título scrapbooking digital com vários blogs que são legais e sempre possuem freebies, fica aí a dica.

Então vamos lá, atendendo a pedidos de algumas amigas que perguntam como faço minhas páginas.

Primeira coisa a fazer ao abrir o PowerPoint é configurar a página e para tanto você precisa saber o que quer fazer.
As páginas de scrap são tradicionalmente quadradas e você pode fazer 20x20, 30x30 e terá que imprimir em uma gráfica rápida.
 Se quiser revelar em uma loja fotográfica, os padrões tradicionais são 10x15, 15x21 e 20x25 e apesar de não serem padrões para scrap, nada impede você de trabalhar com padrões fotográficos.
Neste caso sugiro que ao revelar peça para ser em papel fosco, pois o resultado final é mais bonito.
Não sei o motivo, mas no Blog em que aprendi a fazer scrap, havia a sugestão de sempre se dobrar o tamanho da página, pois grarante uma qualidade melhor.
Então se quer imprimir em 20x20, configure em 40x40, se quer revelar em 15x21, configure para 42x30, se quer 20x25, configure para 50x40 e se quer 10x15, faça 30x20.
Acredito que esta dica seja para PowerPoint e não necessária em outros programas.
Se o seu programa for 2007, abra e clique em Design na barra de ferramentas em cima.
Então clique em configurar página e escolha a opção personalizar:

Então coloque o tamanho que quiser e marque a opção retrato ou paisagem, conforme o padrão que melhor lhe atender:
Vou fazer uma típica página de scrap quadrada no tamanho 20x20, então vou marcar 40x40 e marcar a opção paisagem.
Então a tela fica assim:
Clique nos traçados dos retangulos de título e subtítulo e delete.
Primeira coisa a fazer é selecionar a foto, pois através dela é que você vai escolher os elementos de fundo(papéis), os elementos decorativos que melhor combinam com as cores da foto.
Então escolhi uma foto, copiei e colei na área branca:
No caso vou cortar a lateral da foto, para tanto clico uma vez na mesma e ela fica selecionada, então aparece na barra superior a opção formatar, clico nesta opção e no canto direito superior da tela aparece a opção cortar, clico nesta opção e vou cortar a foto até onde preciso.

Então agora vou aumentar a imagem, clicando fora da mesma para desfazer a marcação de corte e depois na imagem para aparecer os pontos na extremidade da foto, o qual eu arrasto somente em um dos lados opostos da foto, pois caso contrária a imagem fica desfigurada.

Então, para esta página vou escolher um frame, uma moldura para a foto.
Conforme o frame que escolha terá que ajustar o tamanho da foto, aumentando, diminuindo, cortando, as dimensões do frame você ajusta como quiser, depois de copiar o frame em sua pasta de scrapbooking, cole na página do powerpoint e ajuste até cobrir perfeitamente a área da imagem.
Preste atenção que muitas vezes um tipo de imagem não se adere bem ao modelo de frame, então o melhor modo é ficar fazendo testes até achar o que lhe agrada.
No caso em tela o frame já está bem decorado, então não preciso de muita coisa para trabalhar, apenas escolher um fundo e colocar um título.
Há opções também de se trabalhar imagens de formas diferentes, ( cículos, corações, nuvens) em outro post ensino como fazer.
Então agora é escolher um papel.
Você clica em design e aparece no canto superior direito estilos de plano de fundo.
 
Então você clica em formatar plano de fundo, preenchimento com imagem ou figura, Arquivo e vai procurar na sua pasta de scrapbooking o papel que melhor combine com a página.
Nesta etapa são vários teste, você pode ir visualizando até aplicar definitivamente o que lhe agrada.
Escolhido o plano de fundo, podemos colocar um título, um texto, uma poesia.

Neste caso como o frame já é bastante decorado vou apenas colocar o título "Férias".
Sugiro criar uma pasta com Alphas, dentro da pasta de scrap, fica mais fácil para trabalhar.
Então escolha um alpha que são alfabetos criados em scrapbooking, letras decoradas, ou se preferir, escolha uma fonte e digite o título ou mensagem que quiser na parte inferior da tela, depois copie e cole na página.
Se optar pelo alpha é só copiar e colar as letra e ajeitá-las na página, reduzindo ou ampliando seu tamanho da mesma maneira que fez com a imagem.
Agora está pronto, é só salvar em formato powerpoint, pois vc pode modificar depois se quiser e também em formato TIFF para poder depois converter em JPGE no irfanview, como explicado anteriormente.
Então clique em Arquivo, salvar como outro formato e escolha a opção TIFF.


Depois vai aparecer a opção para salvar slides e clique em apenas salvar o slide atual.
Vejamos como ficou:

3 comentários:

  1. Olá,

    Muito bacana seu tutorial,estou começando agora e gostaria de saber onde encontro frame legais como o que você utilizou na foto.

    Grata,

    Núbia

    ResponderExcluir
  2. Você pode encontrar frames legais no site DiFree, desculpa pela imensa demora em responder.

    ResponderExcluir
  3. Oi bom dia adorei as dicas será que aqueles kits digitais em PNG que se compra pronto da para usar no.power point????

    ResponderExcluir