Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Dicas para fazer um remis em Mendoza - Argentina

Chegamos em Mendoza ao final do dia para comerçamos a 3ª etapa da nossa viagem, a quel se iniciou em Santiago, no Chile( saiba mais aqui;) e nosso guia nos levou até o nosso hotel, o Diplomatic.
Este foi o hotel que mais gostei de todos,  ficamos hospedados em 3 hotéis nestes 9 dias de viagem, nas cidades de Santigo- Chile, Mendoza -Argentina e Buenos Aires- Argentina.
Então, fica a dica para quem vai fazer um tour pelo mundo do vinho em Mendoza, o atendimento do Diplomatic Hotel é sensacional, com recepcionistas preparados para atender suas solicitações e com super boa vontade em ajudar com informações sobre restaurantes, câmbio e passeios pela cidade.
O café da manhã é muito bom e os quartos são muito limpos, bonitos e confortáveis, não tenho nada a reclamar, só elogios!.

Box sem vazamentos e banheira muito limpa

Banheiro super limpo


Cama hiper confortável



Apartamento em que ficamos hospedados

Buffet do café da manhã Diplomatc Hotel- Mendoza

Buffet do café da manhã Diplomatc Hotel- Mendoza

Hall do Hotel Diplomatic


Hall do Hotel Diplomatic

Hall do Hotel Diplomatic

Hall do Hotel Diplomatic
Após tomarmos um banho e descansarmos um pouquinho, conseguimos reservas no Restaurante Anna Bistrô para jantar (indicação do hotel), na realidade eu queria conhecer o Azafran (dicas aqui: Restaurante Azafran), mas não tinha vaga, então me arrenpedi de não ter agendado com antecedência, me preocupei em fazer todas as reservas das bodegas que visitaríamos, do almoço nas bodegas, mas não pensei nos jantares, ou seja, sabia onde queria ir, mas não havia feito a reserva com devida antecedência.
Lição aprendida, já providenciamos as demais reservas dos dias seguintes e deu tudo certo.

Sobre o   Annna Bistrô.

Conseguimos chegar a pé  ao local, pois não fica longe do hotel, mas na volta pegamos um táxi, meu pé estava moído, andar com salto por alguns quarteirões depois de um dia longo, não é fácil.
O Bistrô era aconchegante, ficamos na varanda lateral e o atendimento era bacana.
Não era o local em que indicaria para ir quando se tem apenas 3 dias na cidade, com tantas outras opções, mas para quem procura um custo benefício legal, vale a pena conhecer.
Anna Bistrô

Anna Bistrô

Anna Bistrô

Escolhendo a entrada



Vinho escolhido

Meu jantar,: lasagna casera

Fernando também optou por massa






Minha sobremesa, dizia ser, um "moellex de chocolate Anna", mas de fato era um petit gateau, muito bom!

Sobremesa de Fernando que ele odiou: créme brúlle

  Vale a pena contratar um Remis?


A resposta é sim, 1000 vezes sim!

Primeiramente porque você com certeza vai beber e dirigir um veículo após ter ingerido bebida álcoolica não é boa ideia.
Em segundo, porque as bodegas ficam um pouco distante da cidade e não é tão fácil assim localizá-las e se você se perder no caminho, até encontrar o caminho correto pode ter perdido parte da visitação, já que todos os lugares são agendados previamente e começam pontualmente.

O que é um Remis?


É quando você contrata uma pessoa para planejar juntamente com você os locais que vale a pena conhecer, esta pessoa será seu guia, seu motorista e te levará em todos os lugares escolhidos, agendando junto às bodegas a visita e os almoço, caso opte em fazer um almoço harmozizado com os vinhos do local, o que recomendo muito.Ou seja, ele te busca no hotel e passa o dia inteiro a sua disposição, te deixando no final do dia novamente do hotel.
Nosso Guia Juan, também fez reservas em restaurantes da cidade, para o nosso jantar.
Encontrei o Juan através do site Viaje na Viagem, lá há uma relação de pessoas que prestam este serviço.
Pode acreditar, passei vários e-mails, mais de 10 com certeza e fiz vários orçamentos.
O preço do Juan foi um dos melhores, mas acabei fechando com ele porque foi o que demonstrou mais boa vontade em responder minhas perguntas.
Acredito que devido a tamanha antecedência que entrei em contato, uns 06 meses antes, a maioria dos prestadores de serviços de remises não quiseram perder tempo com um projeto futuro e preferiram dar atenção aos clientes em potencial, me responderam secamente e alguns que são super indicados, me deixaram no vácuo.
O Juan foi minha escolha exatamente porque me deu a devida atenção desde o primeiro contato, respondeu todas minhas dúvidas e me ajudou a elaborar um trajeto muito lindo e gostoso, foi um querido.
Se desejar fazer uma pesquisa dê uma olhadinha aqui:  Remis em Mendoza.
O contato do Juan Ernesto Ferrari: E-mail: juanernestoferrari@hotmail.com
Ah! Ele fala português muito bem.
Com o Juan contratei um pouco mais do que um remis, pois ele nos buscou em Santiago, no Chile, local em que começou nossa viagem e nosso primeiro dia de passeio foi pela estrada que liga Santiago a Mendoza, passando pelos principais atrativos, como o Parque do Aconcágua e podendo desfrutar da beleza da Cordilheira dos Andes em torno da estrada. Pode conferir aqui: Viajando pela Ruta 7 e visitando o Parque do Aconcágua.
Sobre o valor contratado, o Juan nos cobrou $700 pelos 4 dias por nossa conta. Fechamos este valor em março para a viagem em novembro.
Cito parte do e-mail com nossa contratação: " O preço sem desconto é de US$ 780 (300 Santiago Mendoza e visita Alta Montanha; dois dias de Luján 150 cada; Vale de Uco 180)acho um ótimo preço final de US$ 700.- Leve em conta que convenimos esse preço em março e fica sem mudanças até novembro, sem saber o que pode acontecer aqui na argentina com a economia, pois já estão falando de mais um novo aumento de combustível, mas como fechamos em dólares esse preço final, repito: não muda".

Quantas Bodegas dá para se conhecer em 1 dia de remis?


Fizemos 3 dias de remis, sendo que conhecemos 3 bodegas por dia.
Foi muito difícil montar nosso tour, pois são tantas opções lindas para conhecer, que 3 dias são pouco, pelo menos para amantes do vinho.
Sabia que não conseguiria fazer 4 tours em um dia , pois ficaríamos exaustos, mas pensava que 2 bodegas por dia seria pouco e então arriscamos a experiência de conhecermos 09 vinícolas no remis contratado.
Posso dizer que foi muito bom, aliás, foi maravilhoso, não foi tão cansativo como temíamos, não dá para ninguém ficar tonto ou passar mal, é tudo muito gostoso, lindo, encantador e surpreendente, pois você acaba tendo um parâmetro de comparação, porém, há estilos tão diferentes, que não fica tudo repetitivo.

São 3 regiões mais famosas em Mendoza, quais sejam, Lujan de Cuyo, Maipú e Uco Valley.

Nós abrimos mão de conhecer Maipu, pois as bodegas mais conhecidas por nós estão localizadas em Lujan de Cuyo e não queríamos abrir mão de conhecê-las.

Então, fizemos 2 dias de remis em Lujan de Cuyo e 1 dia no Uco Valley.

Assim, temos um ótimo motivo para voltar a Mendoza, além de conhecer Maipu, incluir outras tantas bodegas que partiram meu coração, por não poder conhecer...ai ai, foi uma decisão difícil separa as 9 vinícolas.

Ah! Se você for apenas um viajante curioso por aprender mais sobre vinhos, mas não aprecia tanto a bebida e o mundo do vinho, acredito que 2 bodegas por dia sejam suficientes.
Vi muita gente participando de remis que não tinha a mínima noção sobre o assunto ( o que não era problema) , mas que não gostava da bebida, as taças praticamente ficando com todo o vinho a ser degustado...uma peninha de ver vinhos ótimos serem desperdiçados...

Nossa programação original ao viajarmos era:

1º dia:  Bodega Pulenta Estate , Bodega Catena Zapata e almoço na Bodega Ruca Malen;(Lujan de Cuyo)
2ª dia: Chandon; Almoço na Bodega Melipal e após Bodega Belasco de Baquedano,( Lujan de Cuyo).
3º dia: Bodega Andeluna Cellars ( mas devido a um imprevisto conhecemos Bodega Domaine Bousquet), Bodega Salentein e Almoço na Bodega La Azul. ( Uco Valley).

Quando fiz a pesquisa, relacionei alguns comentários sobre estas Bodegas.

Pulenta Estate: 

Bodega Pulenta Estate

"Pulenta Estate é uma formosa vinícola, de arquitetura minimalista, com vinhos muito bem elaborados, cujas vendas superam a produção a cada ano. Os seus proprietários, os irmãos Eduardo e Hugo Pulenta, vêm de uma antiga família produtora de vinhos, fundadora da maior vinícola da Argentina, a Peñaflor. Depois de vendê-la, criaram a Pulenta Estate em 2002, com o objetivo de se concentrar em vinhos de alta qualidade.


A vinícola conta com um dos enólogos jovens mais talentosos de Mendoza em sua equipe, Javier Lo Forte, focado na experimentação e inovação em um laboratório especialmente projetado, onde "brinca" com os diferentes varietais, leveduras e métodos de fermentação. Além de vinificar, os irmãos Pulenta colecionam Porsches e outros carros antigos, dando ao visitante uma surpresa interessante com fotos de sua coleção exibidas em toda a vinícola.


Os tours começam no vinhedo e acabam na sala de degustação, que fica no meio da bela sala de barricas.


Vinho a degustar: não deixe de degustar o impressionante Cabernet Franc, que é um grande exemplo de como este trabalhoso varietal pode se destacar quando se usa a técnica certa na administração dos vinhedos e na vinificação".


Catena Zapata

Bodega Catena Zapata


"Os vinhos mais pontuados - primeiro vinho argentino a receber 98 pontos de Robert Parker -, e o reconhecimento do sobrenome familiar - como pioneiros dos Malbec de altitude -, fazem da Catena Zapata uma vinícola imperdível para os amantes dos vinhos argentinos. Seus vinhos estão amplamente disponíveis no mercado dos EUA e Brasil, sendo rótulos bastante conhecidos.
A vinícola é moldada como uma pirâmide asteca, em homenagem aos humildes moradores nativos que originalmente habitavam a América. Formosas caves e tecnologia de vanguarda caracterizam este renomado produtor de vinhos.
Os tours são realizados durante todo o dia, embora seja necessário fazer uma reserva, como em todos os passeios por Mendoza. A degustação fixa de três varietais custa 25 dólares, porém é possível - reservando com antecedência - degustar outros vinhos premiados.
Vinho a degustar: você não pode deixar de provar um dos vinhos do Novo Mundo mais pontuados: o Nicolas Catena Zapata 2008, que recebeu 98 pontos de Robert Parker".

Ruca Malen :


Bodega Ruca Malen


"Um dos maiores prazeres é um almoço descontraído, saboreando uma variedade de pratos gourmet harmonizados com diferentes vinhos da Ruca Malen. É uma das vinícolas mais conhecidas de Mendoza, onde você terá uma experiência gastronômica única, em uma mesa ao lado dos vinhedos, com vista para as montanhas cobertas de neve. Você pode experimentar desde uma salada com chips de maçã fresca harmonizada com um Sauvignon Blanc, até um suculento filé argentino harmonizado com um Malbec.
A cativante vinícola construída com tijolos alaranjados tem grandes janelas com vista para o vinhedo e para as montanhas. O tour inclui um circuito informativo na vinícola com uma degustação, e você pode também aprender a criar um blend sob a orientação da sommelier, usando os elementos do laboratório. Há uma grande quantidade de varietais para degustar em suas três diferentes linhas: Yauquen, Ruca Malen e Kinien.
Vinho a degustar: seu Petit Verdot 2007 é uma safra realmente especial".


Chandon:

Chandon- Mendoza



"Um dos primeiros investidores estrangeiros na Argentina foi a champagnerie francesa Chandon, que percebeu um grande potencial para vinhos espumantes após uma visita na década de 50. Eles merecem o crédito pelo aumento do interesse estrangeiro na região, pois o fato de um dos mais importantes rótulos de espumantes do mundo ter investido na Argentina, atraiu centenas de outros investidores.
A vinícola, localizada a uma hora da cidade de Mendoza em direção ao sul, no distrito vitivinícola de Alto Agrelo, em Luján de Cuyo, mostra os diferentes métodos de elaboração de espumantes, como o champenoise ou método tradicional, mais artesanal, e o charmat, através do qual os espumantes são produzidos em tanques maiores.
Você pode saborear as diferentes linhas na sala de degustação, incluindo o Blanc de Blanc (branco feito a partir de uvas brancas) e o Blanc de Noir (branco feito a partir de uvas tintas).
Prazer sibarita: o atrativo restaurante de estilo Orangerie oferece um delicioso almoço harmonizado com grandes vinhos espumantes, que vai agradar o paladar dos amantes da gastronomia com interessantes texturas e sabores".

Bodega Melipal:

Bodega Melipal

"Melipal significa cruz do sul na língua indígena, a constelação que melhor identifica nosso hemisfério.
A bodega Melipal é uma empresa jovem, estabelecida em 2002 e propriedade da família Aristim, constituída com o objetivo de elaborar vinhos super premium, acreditando que os bons vinhos nascem no vinhedo e se criam dentro da vinícola, 100% das uvas provém de vinhedos próprios, localizados em Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza.
Na totalidade, são 87 hectares na primeira zona de Mendoza, em solos de origem aluvial, franco limosos e de profundidade média. Região árida de clima quente, com invernos marcados pelo frio intenso, elevada ensolação e grande amplitude térmica. Além disso, a família Aristim se preocupa com o meio ambiente local e realiza um tratamento orgânico totalmente compatível com o ecossistema natural e a reutilização de água da irrigação. 
Em termos de estrutura de bodega Melipal possui uma capacidade total de apenas 800 mil litros, sendo que nas safras atuais são elaboradas aproximadamente 300 mil garrafas. Conta ainda com 270 barricas novas de carvalho 95% francês e 5% americano, tanques de aço inoxidável para fermentações, e piletas de cimento armado e revestido para a guarda dos vinhos.
Vale a pena ressaltar que na área enoturística, a bodega possui um excelente restaurante panorâmico que ressalta a cozinha regional e a harmonização com seus principais vinhos".

Belasquo de Baquedano: 


Bodega Belasco de Baquedano


"Para aprender a identificar a diferença entre o perfume de uma cereja e um morango, ou entre chocolate e café, pode treinar seu nariz e seu paladar durante uma degustação de vinhos na exclusiva sala de aromas desta vinícola espanhola. Uma sala única, com diversos aromas capturados em caixas cilíndricas transparentes, que são a atração deste tour perfumado, no qual você descobre os aromas primários, secundários e terciários, comumente encontrados nos vinhos.
A vinícola produz apenas Malbec, embora utilizando diferentes tipos de carvalho e aplicando diferentes processos. O restaurante possui uma fascinante vista para as videiras, e ali você pode degustar todos os estilos de Malbec produzidos, tintos, o rosé e o Antracita, seu famoso vinho de sobremesa, harmonizados com pratos primorosamente elaborados.
Vinho a degustar: o Antracita, um Malbec colheita tardia 2011 que deixa uma agradável e doce sensação na boca".

Domaine Bousquet:


Bodega Domaine Bousquet



"Domaine Bousquet, quarta geração de enólogos franceses, decidiu estabelecer-se em Tupungato, Mendoza, devido às excelentes funcionalidades oferecidas por esta região. Domaine Bousquet combina o know-how de desenvolvimento de vinho francês, com clima excepcional e solo argentino. O vinhedo está localizado ao pé da Cordilheira de Los Andes, 1.200 metros acima do nível do mar. As grandes diferenças de temperatura entre o dia ea noite, criar uvas completamente maduras com excelente acidez e resultado, vinhos frutados, com cores intensas, muito equilibradas e elegantes. As vinhas são certificados orgânicos."

Salentein:

Bodega Saleinten-Mendoza


"Localizada no coração do Valle de Uco, é uma das vinícolas mais históricas - e ao mesmo tempo modernas - de Mendoza. A região é utilizada para cultivo das videiras desde o século XVII, quando os missionários jesuítas chegaram a Mendoza, e começaram a trabalhar a terra. É também uma das maiores produtoras em larga escala da Argentina, com milhões de garrafas por ano, que são vendidas no mundo inteiro.
O objetivo da Salentein é produzir vinhos argentinos de alta qualidade, combinando os métodos de vinificação do Velho Mundo com a criatividade do Novo Mundo, tudo isso com grande respeito pelas pessoas e pelo terroir, isto é, a terra onde as uvas foram cultivadas.
Ao percorrer a vinícola você vai perceber que ela é construída em forma de uma cruz, com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento entre as etapas do processo de elaboração dos vinhos. Na cava subterrânea, você vai se surpreender com as 5.000 barricas de carvalho para envelhecimento. E entrando na sala de degustação, você começa a sentir que está em outra época da história, talvez em algum conhecido episódio bíblico do passado.
Com um teto que foi pintado à mão por moradores de uma aldeia vizinha, a sala Primus, localizada no coração da vinícola, é como se fosse uma vinícola menor dentro de outra vinícola maior, pois ela é inteiramente dedicada à produção dos vinhos Salentein Premium.
Vinhos a degustar: não deixe de degustar o Primus Pinot Noir, reconhecido como um dos melhores exemplares deste varietal no Valle de Uco".

Bodega La Azul:

Bodega la Azul- Mendoza


"Se há uma maneira de mostrar como fazer vinho em seis metros quadrados, La Azul é o exemplo perfeito. Uma pequena vinícola boutique, onde você pode acompanhar todos os processos em um único local, em um tour personalizado tendo o enólogo como guia. Eles ainda usam técnicas mais artesanais na elaboração, como quebrar grande quantidade de ovos para adicionar as claras como um filtro para os vinhos.


A vinícola na verdade começou como vinhedo, e as uvas eram colhidas para serem vendidas a outros viticultores. No entanto, após o sucesso de vendas, construíram uma pequena vinícola e começaram a elaborar seus próprios vinhos. O sucesso também acompanhou o seu estilo de vinificação honesto, e aqui você pode ter uma ideia real de como a produção de vinho em pequena escala é feita.


A recentemente inaugurada churrascaria - parrilla - ao lado é uma ótima desculpa para ficar mais um pouco nesta bela região do Valle de Uco, que fica a uma hora e meia ao sul da cidade de Mendoza.
Vinho a degustar: esta vinícola elabora grandes vinhos a bons preços, e o seu blend Gran Reserva Malbec - Cabernet Sauvignon é maravilhoso".


Sobre nosso remis:

Ao começar o post achei que daria para escrever nossa experiência em um só texto, mas vejo que fazer um posto sobre todos os 3 dias de remis, contando as visitas, degustações e almoços harmonizados das 9 Bodegas, ficaria muito extenso, além de achar que separando os posts por Bodega, facilita o direcionamento da leitura.

Assim, falarei de cada experiência em um post a parte.

Não separarei em dias, mas por Bodegas visistadas.

Então, para saber sobre cada uma delas é só clicar no nome específico:

Na região de Lujan de Cuyo, conhecemos as Bodegas Pulenta Estate, Catena Zapata, Bodega Ruca Malen, Bodegas Chandon, Bodega Melipal e Bodega Belasco de Baquedano e na região Uco Valley conhecemos Bodega Domaine Bousquet com seus vinhos orgâncicos, Saleiten e La Azul.

Também falarei em outro post sobre os demais restaurantes que visitamos, bem como nossa experiência ao compramos vinhos em Mendoza para trazermos para o Brasil.



Saúde! Foto tirada da Bodega La Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário