Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Vinho tinto Trivento- Pinot Noir- Mendoza, Argentina- 2010.


Ontem experimentamos um Pinot Noir argentino, o qual havíamos comprado no Supermercado Carrefour na promoção, por R$ 34,80.
A garrafa é bonita, sou encantada por Dente de Leão ao vento, talvez por este motivo tenha gostado do rótulo.
Estava ansiosa para experimentá-lo, pois minha uva predileta é Pinot Noir e se fosse gostoso, entraria para minha lista de vinhos bons de custo razoável.
Fiquei um tanto quanto decepcionada, o vinho não é ruim, não travou, mas não surpreendeu em nada e ficou aquém das minhas expectativas.
Considerando seu preço de R$ 44,80 no Carrefour, acho que há outros superiores, com preço até mais em conta.
Porém, achei em alguns sites por R$ 25,00, nesta faixa de preço até seria um preço justo, para um vinho sem maiores pretensões de comemorações.

Sobre o rótulo:

Boca: Estrutura media, con destellos de frambuesas y un sutil perfume floral.
Ocasión: Ideal para  acompañar platos livianos.
Reseña: Tres singulares vientos, Polar, Zonda y Sudestada, soplan sobre los terrños mendocinos, forjando el continuo desarrollo de vides y racimos. Trabajando junto a la naturaleza, Trivento logra que las excelentes condiciones para el cultivo de la vid se expresen en plenitud. Así nascen las uvas origen de nuestro vinos que crescen y maduran al ritmo de la naturaleza"

Abaixo Comentários dos Blogs Vinho para Todos e Vinhos de Corte, os quais me motivaram a adquirir o vinho Trivento, porém a safra comentada é de 2007 e a matéria é de 2008.

Retirado do Blog Vinho para Todos:

"Na taça, um rubi intenso e brilhante, um pouco mais escuro que o esperado para esta uva, com boa formação de lágrimas, grossas e lentas. Aromas de boa intensidade, característicos da variedade, lembrança clara de amoras e framboesas. Sem sinal de madeira (o que foi bastante positivo).

Na boca, um vinho leve, com boa presença, redondo. Taninos presentes, dando uma leve aspereza, acidez marcante e álcool perceptível, mas sem desequilibrar o conjunto (13,5% de teor). Presença de certo "adocicado". Retro-olfato com frutas e toques minerais.

Final de boa persistência, marcado por um gostoso frutado. Melhor em boca do que o exame olfativo sugeria. Ótima relação qualidade x preço. Boa opção para ter em casa. Apenas recomendo cuidado com a temperatura, pois o álcool tende a "queimar" se servido acima dos 15ºC. Melhor respeitar a indicação da vinícola e servi-lo entre 12-14ºC. Pronto pra beber.   "
 
Detalhes:
Argentina - Mendoza
Produtor: Bodegas Trivento
Tipo: Vinho Tinto
Volume: Standart 750 ml
Uva: 100% Pinot Noir. Vinho de estrutura média. No palato sabores de framboesa. No nariz sutil perfume floral. Ideal com pizzas com molhos vermelhos e risoto de legumes.
3Teor alcoólico: 14,0%



Retirado do Blog Vinho de Corte:
 
"Como é difícil encontrar bons Pinot Noirs para o dia a dia, não é mesmo? A Pinot é uma uva tão gostosa, delicada, que a gente merecia que todos os bons produtores fizessem Pinots bons e baratos, pra gente poder beber todos os dias.
Eu bebo muito menos Pinot Noir do que eu gostaria. E a razão é fácil de se imaginar. O preço, é claro. E eu nem estou falando da Borgonha (até porque, infelizmente não dá pra beber Borgonha no dia a dia. Meu bolso ainda não me permite esse luxo), mas falo de bons vinhos até do Novo Mundo.
E na minha procura constante por bons rótulos, resolvi provar o Trivento Pinot Noir 2007, produzido na região de Mendoza, na Argentina. E fiquei muito feliz com o resultado.
O vinho apresenta uma coloração rubi até um pouco mais escuro do que a gente ta acostumado a ver nos Pinots novos. No nariz, como era de se esperar, muita fruta fresca, com destaque para morangos, framboesas, groselha vermelha e até um toque adocicado no final. Não senti nada de madeira ou qualquer outro terciário.
Na boca, um corpo de leve a médio, que agradou bastante. O álcool é bastante presente, mas depois dei mais uma geladinha nele (estava na adega a 18 graus. O melhor é deixar em 15 ou 16 graus) e o álcool ficou bem equilibrado. Seu final é um pouco mais curto do que eu esperava, mas é bem agradável. Foi degustado com um camembert e foi muito bem.
Essa garrafa custa em torno de R$ 25,00. Um ótimo preço para esse vinho. Já não posso falar a mesma coisa dos outros Triventos (varietais e cortes) que eu acho que custam acima do valor justo para eles. Isso acontece, infelizmente, com outros rótulos argentinos, que são muito bons para o dia a dia, mas que na minha impressão o pessoal do varejo acaba salgando um pouco o preço.
Mas o Pinot Noir da Trivento passou no teste. Bem interessante."


Nenhum comentário:

Postar um comentário