Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Cortar a gravata do noivo em um casamento é prudente?


Este é um tema que gera muita polêmica, há tantas pessoas que curtem a brincadeira, quanto outras tantas que a desaprovam com fervor.
Primeiramente, o tradicional corte da gravata vai contra a etiqueta do casamento. Embora divertida para o noivo e os amigos dele, é de péssimo tom e pode causar constrangimentos. Os convidados, que já presenteiam os noivos, não são obrigados a participar da brincadeira e podem se sentir constrangidos em dizer 'não'. 
Eu sou contra, não porque a regra de etiqueta diz que não pode, mas porque acho muito deselegante, para mim chega a ser uma forma de "extorsão", pois os convidados são constrangidos a contribuir com dinheiro durante a festa e aquele que não desembolsa nemhum valor ( talvez por não ter no momento) passa por "pão duro", ficando extremamente sem graça com a situação.

Quem quiser fazer este tipo de brincadeira, sugiro fazer na despedida de solteiro, local em que a festa é informal e visa realmente farrear, brincar, ou no último caso, que avise aos convidados que na festa passará a gravata, assim, todos os presentes estarão cientes e levarão uma quantia, mesmo que módica, para os noivos.
Porém, o casamento é uma cerimônia formal, onde tudo foi pensado e planejado com amor e dedicação, então porque fazer uma brincadeira que certamente não agradará 100% dos presentes?
Os convidados assim como os noivos, também assumem gastos com o casamento, seja com presente para o casal ou com  roupas, calçados, hospedagem, transporte ( pois quem vai beber provavelmente não vai dirigir) e as mulhres ainda gastam com salão de beleza, não vejo razão para ofertar mais nada, a presença no evento e o presente são o que importa, mais que isto, estraga.
Mas se o casal é o tipo em que a brincadeira é a sua cara, bem como a cara dos convidados, faça sem receio, pois a identidade do casal é o mais importante do regras e opiniões alheias. 
Uma dica é mandar fazer mini gravatinhas e também adesivos com frases engraçadas, ou sobre o tema, por exemplo: "Dei para a Noiva", Dei para o Noivo", "contribui para a lua de mel do casal", etc.



Vou postar dois pontos de vista, um que corrobora o meu e outro a favor do corte:


A favor do Corte da gravata:


"A distribuição de mini-gravatas em bandejas personalizadas diverte noivos e convidados

Imagine a cena: os amigos do noivo se reúnem e passam de mesa em mesa, pedindo um dinheiro extra para ajudar os noivos a pagar a lua-de-mel. Padrinhos e parentes se juntam ao grupo e também participam, “vendendo” pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira. A cada moeda ou nota arrecadada, um pedaço da gravata é cortado e entregue ao convidado como agradecimento.
“Mesmo atualmente, as mulheres fazem questão de seguir as tradições. O corte da gravata do noivo é uma tradição que virou uma brincadeira descontraída e divertida. Agora já está ultrapassado cortar a gravata do noivo. Usa-se distribuir mini-gravatas como lembrança para os amigos”, opinou a artista plástica Wânia Guimarães, do Atelier Maria Bonita.
As mini-gravatas evitam o corte da gravata do noivo
Para evitar que o noivo estrague sua gravata e para dar de presente uma lembrança aos convidados, surgiu a idéia da distribuição de mini-gravatas em uma bandeja de prata. A idéia agradou tanto que hoje é possível encontrar diversos tipos de gravatinhas: de pano com estampas, cores e tecidos diferentes, com chaveiro e até mesmo feita de biscuit. Elas podem ser réplicas em miniatura da gravata do noivo ou até mesmo ser estampada com as cores do time de futebol.
Segundo a artesã Celina Bonavoglia, os materiais utilizados na confecção das mini-gravatas variam de acordo com o estilo e gosto dos noivos. Os mais usados são tecidos em geral, como seda, cetim liso, estampado e listrado, tafetá e algodão listrado, com aplicação de miçangas, pérolas, cartões personalizados e strass.
“As gravatinhas de tecido, além de serem muito graciosas, darão um novo charme ao tradicional corte da gravata. Ao invés dos convidados levarem apenas o pedacinho de pano da gravata, levarão uma réplica como lembrança”, explicou Celina, lembrando que as mini-gravatas podem seguir a cor da decoração do casamento, a gravata do noivo ou podem ser sortidas. “O item pode servir apenas como lembrança no grande dia ou assumir a forma de chaveiro”, indicou.


Contra o Corte da Gravata:

Eu sei que esse é um tema bem polêmico, que muitas amigas e conhecidadas (e algumas de vocês também, provavelmente) já fizeram isso em seus casamentos, mas não tenho como evitar falar dele.
Eu sou absolutamente contra essa 'brincadeira'. Cultural ou não, acho extremamente deselegante e acho discursos a favor super falsos, como se quisessem justificar algo. E haja justificativas pra isso! Se alguém, porém, quiser tentar me convencer do contrário, fique à vontade - mudo de opinião quando vejo fundamento. Apesar que sobre esse assunto é quase impossível que me convençam do contrário.
Para uma brincadeira ser realmente divertida, todos os envolvidos devem estar de acordo com o tema e, sinceramente, coagir os convidados a comprarem pedacinho de gravata do noivo, não é nem um pouco divertido. E muitas vezes são verdadeiras extorsões.
Cortar gravata do noivo ou passar o sapato da noiva (essa pra mim foi novidade, mas parece que também é comum de se ver em casamentos) com o claro propósito de forçar os 'queridos' convidados a abrirem a carteira (que de alguns deverá estar quase vazia, com toda certeza), gera constrangimentos.
Eu não tenho dúvida nenhuma que para alguns (principalmente para os noivos que estão de acordo com o dito assunto), essa brincadeira seja ou tenha sido bastante divertida. Aqueles que arrastam o noivo como um cachorrinho de mesa em mesa ou que vão passando o sapatinho da noiva (leia-se amigos muito próximos), com toda certeza estão se divertindo. Talvez uma diversão sádica, de rir da cara do bobo do convidado escolhido pro sacrifício, mas estão se divertindo, sem dúvida.
E também não tenho dúvida de que alguns convidados compram e pagam caro com prazer genuíno de 'ajudar' os queridos noivos a terem mais o que gastar em sua lua de mel. Mas, pra mim, isso não se estende a todos os convidados.
Tem gente que acha que isso é normal quando os noivos não oferecem festa ou quando a festa é só pra amigos íntimos. Eu sou severa em todos os pontos quanto a isso. E daí que não terá festa? Quem realmente quis presentear, já presenteou e compareceu à cerimônia, já ajudou como achou que podia. E por mais íntimas que sejam as pessoas numa festa de casamento, elas são pessoas diferentes e sempre existirão aquelas que ficarão bastante desconcertadas com tal brincadeira. A não ser que tenham todos sido avisados sobre ela antes e tenham tido a opção de não comparecer. Mas isso não acontece, acontece?
Outros acham que recolher dinheiro é o mínimo que se pode fazer pra recuperar a grana gasta com o evento. Por favor! Que coisa horrível de se pensar e dizer! Se não se pode fazer uma festa de comemoração do casamento por falta de dinheiro, é melhor adiar pra daí a alguns anos. Cobrar 'entrada' e 'refeição' é super, hiper, 'uber' deselegante.
Pra mim, cortar gravata pra recolher dinheiro é coisa de evento beneficente ou de gincana e não de casamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário