Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

No lar

Achei este texto interessante, confesso que não tenho em meu lar um lugar distinto para este fim, até porque ainda não tenho minha casa definitiva, onde colocarei cada coisa em seu devido lugar, planejada cuidadosamente.
Mas gostei da sugestão e resolvi compartilhar.
"No lar, um espaço físico, um lugar sagrado, espiritual, místico, religioso e festivo, é importante. Um lugar onde toalhas e vestes, flores e castiçais, fotos e nomes, imagens e quadros, rosários e livros, nos falem com sua linguagem silenciosa, mas expressiva...
Um lugar onde haja destaque para a bíblia e espaço para literatura cristã, livros de histórias para as crianças, acreditando que o "pão nosso de cada dia" é também feito de leitura, encantamento e reflexão, para alimentar o espírito, fortalecer a fé, iluminar a esperança e reanimar a caridade.
Um lugar onde cada um da família se recolhe e acolhe, qual orvalho matutino sobre as flores, as bênçãos do despertar para um novo dia; onde o pai dirige um olhar interior a Deus e uma prece, pedindo as bênçãos para a família e o trabalho; lugar para o qual a mãe se volta, várias vezes ao dia, em espírito e em verdade, pedindo luzes e forças, para acertar o caminho da educação dos filhos e da harmonia familiar.
Um lugar onde os pequeninos balbuciam palavras de amor a Jesus a Maria, aos anjos, e aos santos e as crianças jogam beijos, com o recado "cuida de mim, Jesus", ao irem e voltarem da escola; lugar onde os filhos, pela observação das coisas e pelo exemplo dos pais, assimilam a fé e a vida, da mesma forma com que assimilam o alimento para o corpo.
Um lugar sagrado para a família se acolher à noite, rever o dia, agradecer, pedir perdão e a proteção divina, convidar vizinhos e amigos e se reunirem em oração, na intenção de alguém que está doente e também contar histórias de vida, lembrando o que Jesus disse: "Onde dois ou mais estiverem unidos em oração, eu estarei no meio deles".
Temos necessidade de um espaço sagrado e de sinais de nossa adesão a Deus. Sinais tocantes e permanentes, que evoquem à nossa mente os compromissos assumidos no Batismo e demais sacramentos.
Convido você a criar um espaço sagrado em seu lar e colocar Jesus em um lugar muito especial".
Ir. Zuleides Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário