Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Espumantes rosés, diferenças em relação ao espumante branco.


Já havia pesquisado sobre a diferença do espumante rosé e o branco, sendo que o rosé é menos cítrico e possui mais corpo que o espumante branco.
Porém, outro dia , estava em uma importadora de bebidas e a atendente me falou que o rosé era mais leve e suave,do que o espumante branco... então, apesar de já ter lido o contrário, resolvi pesquisar novamente.
Como na degustação, prefiri os espumantes rosés aos brancos, achei interessanre saber a diferença e entendê-la, assim, registro, para compartilhar com quem deseje saber a diferença:

 " Em nossos cursos muitos alunos se surpreendem quando apresentamos um espumante rosé para degustação. Grande parte dos iniciantes no mundo do vinho nunca tinha visto esse produto. Pois vamos a ele:

Os Espumantes Rosés são produzidos a partir de uvas tintas, ou uma mistura de tintas e brancas. No início da fermentação as cascas das uvas tintas ficam durante algumas horas, passando uma leve coloração para o vinho base, que fica rosado. O restante do processo é similar aos espumantes brancos.

Uma importante característica dos Espumantes rosés é sua estrutura gustativa, são mais complexos, têm mais corpo, um leve tanino, tudo isso porque são produzidos a partir de uvas tintas, na totalidade ou em maior percentual.

Com isso o estilo gustativo é menos cítrico que os espumantes brancos. Espumantes Rosés são refrescantes, mas não tanto. Para que serve essa característica ?


A principal vocação é a harmonização com a gastronomia. Rosés, sejam espumantes ou não, são vinhos com forte vocação gastronômica, pois se mostram bastante versáteis desde bebidas de recepções até o acompanhamentos de pratos completos.

Veja em seguida algumas receitas e dicas de serviço e logo depois algumas sugestões de bons Espumantes Rosés do mercado.

Saiba mais sobre os tipos de espumantes no site da Academia do Vinho, seção Elaboração.


Rosés e Rosés

Espumantes Rosés podem variar muito em estilo, corpo, complexidade e frescor. Cada enólogo tem sua visão dessa bebida intrigante e o resultado é uma grande variedade de produtos.

Apenas essa diversidade já é indício de como esse produto é versátil e interessante.

Destacamos três estilos para diferenciar os Espumantes Rosés, cada um deles tem sua vocação gastronômica e certamente terá seus apreciadores. As diferenças entre esses estilos é resultante da intensidade da presença de cor (rosada) e tembém do frescor obtido no produto, criando assim vinhos bastante diferentes.

Resultado: Os Espumantes Rosés são muitos, não são todos iguais.

Rosé Leve: é o estilo típico da Provence, no Sul da França, terra de lindos rosés. Sáo vinhos delicados, muito elegantes, sutis em seus atributos, encantadores. Agradam a quem busca leveza e elegância:, quem os julgar leves demais, passe aos tipos seguintes.

Médios: é o tipo mais encontrado entre os produtos brasileiros. Sáo intensos, de bom corpo, mas mantém sua elegância equilibrando os atributos de acidez, corpo, complexidade, amargor, num conjunto de grande potencial social e gastronômico.

Encorpados: são elaborados com profunda busca de componentes das uvas tintas, a cor, taninos, complexidade, e têm geralmente certa austeridade e menor acidez. Podem ser comparados a Espumantes tintos leves e se comportam assim para harmonização, fazendo-os interessantes companheiros de experiências gastronômicas.

Independente do estilo, os Rosés, como todos espumantes, aliam o serviço em baixa temperatura com a sensação refrescante do gás carbônico (como nos refrigerantes, só que natural), qualidades muito bem vindas no verão". (http://www.academiadovinho.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário