Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vinho tinto Ariano- Tannat- 2008- Uruguay


Dias atrás experimentamos um vinho Uruguaio, o qual ganhamos de minha irmã.
Valeu a experiência, é um vinho fácil de agradar, principalmente para ocasiões informais.  

Sobre a bodega Ariano:

"Fundada em 1929 por Adélio e Amilcar Ariano, imigrantes italianos do Piemonte, a Bodega Ariano Hermanos S. A., herdou toda cultura de tradicionais produtores de vinhos. A região escolhida foi Canelones, perto de Montevidéu, cujo terroir é apropriado para o cultivo de vitis vinifera. Essa região é a maior e mais importante região vinícola do Uruguai. Atualmente, a bodega conta com mais de 80 anos e produz somente vinhos finos de mesa. A direção da empresa segue a cargo das 3a. e 4a. gerações o que a caracteriza como “familiar”. Possui 100 ha de vinhedos nas regiões de Las Violetas e Santa Luzia e nos Deptos. de Canelones e Paysandu. As principais cepas brancas cultivadas são Muscat Ottonel, Chardonnay e Semillón. Tintas: Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Grenache. Seus vinhos contam com inúmeros prêmios internacionais e estão disponíveis em 15 países e o Brasil é um dos principais mercados ao lado de México, EUA, Canadá, Polônia, Espanha, França, Suécia, Finlândia, Emirados Árabes, etc. e brevemente no Equador, Colômbia e Hong Kong. Está localizada no Km 15 da Ruta 48 – Las Piedras, El Colorado – Depto. de Canelones, telefones 598 2 3652066 e 598 2 3645290. Portal: www.arianohermanos.com E-mail: ariano@adinet.com.uy

O terroir se caracteriza por sua localização na costa Sudeste da América do Sul, entre os paralelos 30 e 35° Sul. Solo arenoso, insolação, chuvas e temperaturas equilibradas contribuem para formar um terroir único, com vinhedos que não necessitam de irrigação. A topografia é levemente ondulada. O clima é marítimo e sofre influência direta do Atlântico. No Verão os dias são ensolarados e as noites frescas o que possibilita o perfeito amadurecimento das uvas.

A Bodega é comandada pela matriarca da família, Elizabeth Ariano, carinhosamente apelidada de "Coca" e que com muita simpatia recebeu quem escreve para degustação de toda sua linha de vinhos. As exportações estão à cargo de Florentina Casao Ariano (Flor). Em São Paulo, essa Bodega é representada por Santar, que conta com ampla rede de distribuição que abrange inclusive o Supermercado Carrefour, onde os vinhos Reserva Chardonnay e Tannat são encontrados com facilidade".




Nenhum comentário:

Postar um comentário