Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Vinho tinto Lagarde Syrah -2010- Argentina


Dia 06 de dezembro experimentamos o vinho Lagarde Syrah, comprado no Supermercado Super Nosso, por R$ 39,90, sendo que no site da Wine ele está R$ 58,00.
Curioso que esta uva normalmente não me agrada tanto e gostei deste exemplar, quase posso dizer que foi um dos melhores syrahs que experimentamos, pelo menos que me lembre.

Sobre o vinho:

A Bodega foi fundada em 1897 por visionários que levaram a viticultura para a região de Lujan de Cuyo, com inovação e terroir aliados os vinhos são elaborados com estilo único. Este vinho apresenta notas em café no aroma. Em boca é equilibrado, encorpado e final agrádável.

Lagarde Syrah 2010
  • Safra 2010
  • Conteúdo 750 ml
  • Tipo Tinto
Elaboração
  • Uva Syrah (100%)
  • Teor Alcoólico 14%
  • Amadurecimento 50% do vinho entre 8 e 12 meses em barricas de roble (80% francês e 20% americano)
Terroir
  • País Argentina
  • Região Mendoza
  • Vinícola Lagarde
Sommelier Wine
  • Visual Vermelho rubi
  • Olfativo Aroma terroso, combinado com borras de café no final.
  • Gustativo Sabor frutado, encorpado, equilibrado, com bons taninos e final agradável
  • Harmonização Pizzas, massas com molho de embutidos e carnes grelhadas
Serviço
  • Temperatura de Serviço 15 °C
  • Estimativa de Guarda 4 anos
 Outros comentários: Sobre Lagarde

"A linha Lagarde é dessas marcas que marcam presença no mercado brasileiro há tempos, e pude acompanhar seus vinhos bem ao longo dos anos.
Sempre que vejo uma safra nova em cartas de vinhos, ou bato o olho em alguma loja, me dá logo aquela curiosidade de conferir como está. Até hoje, nunca me decepcionei. Por isso, cá estamos nós: quem ainda não teve a experiência de degustar um Lagarde vai poder começar logo com essa bela dupla: um Syrah e um Cabernet Suvignon, ambos à altura do nome.
Já tivemos várias oportunidades de falar (sempre positivamente!) de Mendoza e Luján de Cuyo. A peculiaridade dessa recomendação é apresentar um duo de duas castas que se deram muito bem por lá, além da tradicional Malbec (presente em dobradinha com a Chardonnay também aqui no site). O resultado são dois vinhos gostosos, sedutores, o que indica que foram tratados “a pão de ló”, isto é, devidamente vinificados e amadurecidos em barricas por vários meses, mas que apresentam o gosto e a tipicidade da Syrah e da Cabernet Sauvignon. E isso só pode ser feito por quem conhece - e muito - do assunto.  
Fundada em 1897, a Lagarde participou ativamente da fundação da primeira denominação de origem controlada em Mendoza, a Luján de Cuyo. A família Pescarmona adquiriu a Lagarde em 1968, e aceitou como condição de venda a manutenção dos processos de elaboração dos rótulos. A filosofia da bodega é a mesma desde quando foi fundada: produzir vinhos apenas com vinhedos próprios, cuidados especialmente para que cada variedade possa expressar seu máximo potencial
Lagarde Syrah:
Vermelho rubi escuro, com muita especiaria e frutas maduras, alcaçuz, chocolate preto. Boca suculenta e com taninos firmes, que leva logo a desejar uma parrilla. É um vinho que confirma que a Syrah chegou para ocupar um espaço cada vez maior na Argentina. Encontrou aí um terroir privilegiado".  


Lagarde é uma bodega centenária e histórica, cujas estruturas permanecem intactas desde 1897, ano de sua fundação.
Dos vinhedos centenários à casa patronal, se respira história. Ao mesmo tempo em que preservam suas origens, a Lagarde investe em tecnologia de última geração. A bodega é membro fundador da primeira denominação de origem argentina a D.O. Luján de Cuyo. Conhecidos mundialmente, os vinhos de Lagarde são cheios de caráter e elegância.
.
Um pouco sobre a uva Sirah retirado do site Academia do vinho

Origem
"Uva tinta de superior qualidade, originalmente proveniente do Caucaso, e conhecida na antiga Pérsia, é talvez a uva vinifera mais antiga do mundo. O nome Shiraz vem da cidade de Shiraz (Iran), onde era muito cultivada na antiguidade. Trazida para o Ocidente, criou raízes "modernas" no sul da Borgonha e na Provence (França). Hoje casta principal dos Côtes-du-Rhône, do famoso Chateauneuf-du-Pape, e dos Côtes-de-Provence. Fora da França produz bons vinhos varietais, que podem chegar a ótimos; muitas vezes pecam pelo excesso de acidez e presença taninos potentes, por vezes difíceis de controlar; são freqüentemente combinadas com cabernet. Shiraz é hoje a uva nacional da Austrália. Interessante assinalar que recentemente foi acertada uma longa disputa, da Syrah com Petite Sirah (Califórnia). A análise de DNA de amostras da França, da Califórnia, e da Austrália, provou serem em vários casos a mesma; mas houve vários casos onde se identificou P.Sirah com a obscura Durif.
Regiões de Produção
Na França, a syrah ocupa lugar de destaque no centro-leste e no sudeste; no Novo Mundo, a shiraz se destaca na África do Sul e na Austrália, sendo que o famoso Grange supera com facilidade a concorrencia, mesmo dos franceses.
Características dos Vinhos
O visual de vermelho intenso e profundo, mas com brilho, denota bons taninos, sem excessos de cor; aromas de ameixa, nectarina e um leve toque de amora e cravo; no paladaar sabor marcante de ameixas frescas e cerejas, com pouca acidez, e bom equilibrio; macio, e deixando uma boa permanencia de paladar, com aromas secundários agradáveis. Em resumo, uma excelente uva tinta.
Harmonização
São sempre vinhos saborosos e estruturados; acompanham bem pratos de carnes e aves, e queijos amarelos. Pode ser também uma boa opção para acompanhar fondues e soufflés. Uma outra combinação muito boa é com crêpes salgadas".
 

Um comentário:

  1. Olá Nádia,

    Que bom que você gostou do vinho. Temos uma newsletter semanal com dicas de nossos consultores, além de uma feira de vinhos anual. Se você quiser ficar por dentro de nossas novidades, nos envie seu e-mail para cadastro em supernossogourmet@gmail.com.

    ResponderExcluir