Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2013

Vinho tinto Adega de Pegões- Syrah 2011


Ontem experimentamos um vinho português, acho que não havia tomado um vinho exclusivamente da uva Syrah feito em Portugal...mas não tenho certeza.
Compramos no Supermercado Super Nosso por R$ 49,50.
O vinho não travou ao meu paladar, mas ainda não encontrei um vinho Syrah que descesse redondo, acho que não está entre minhas uvas favoritas...porém, não posso dizer que é um vinho ruim, apenas que há outros melhores nesta faixa de preço. Também não posso dizer que não valeu a experiência, pois tomamos toda a garrafa sem dificuldade (rsrs).

Sobre o rótulo:
Localizada em Pergões Vehos, sul de Portugal, a Adega de Pegões produz e engarrafa vinhos de qualidade desde 1958, data da sua fundação.
Elaborado com base na casta Syrah, produzida por vinhas perfeitamente identificadas em solos arenosos, as uvas são colhidas em meados de setembro, quando a maturação fenólica é atingida.
Vinificado em cubas-lagar de inox com maceração peculiar prolongada, seguido de estágio de 12 meses em meias pipas de carvalho, resultou um vinho denso, macio, aveludado, com aromas onde predominam especiarias, típicos da casta, que se pode consumir desde já, ou guardar por mais alguns anos. Acompanha bem pratos de carne, queijos e pratos de peixe bem cozinhados.
Período máximo de guarda aconselhado: 7 anos.


Achei este comentário sobre a safra de 2010:

"Normalmente quando falamos em Adegas Cooperativas o que vem à cabeça das pessoas é que se trata de um local onde os produtores vão deixar uva de menor qualidade para fazer vinho a granel, Bag- in –Box ou garrafão.
Contudo, as pessoas não podem estar mais enganadas! De há uns anos para cá, estas Adegas têm vindo a desenvolver um trabalho notável, quer ao nível do acompanhamento no terreno de todos os processos na produção de boa uva, quer na elaboração de excelentes néctares para o nosso mercado.
É o caso da Adega Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.
Esta adega é “comandada” pelo enólogo Jaime Quendera, senhor de uma grande reputação no mundo dos vinhos, e que tem feito um trabalho admirável nesta Adega. Prova disso são os sucessivos prémios e medalhas atribuídos a alguns dos seus vinhos.
Serve esta pequena introdução para melhor apresentar o vinho deste post – Adega de Pegões Syrah 2011.
Este monocasta apresentou-se limpo, de cor violeta e lágrima presente.
Aromas intensos, compotados, amoras, cássis, bem casado com a madeira de onde sobressai alguma baunilha.
Na boca é seco, de acidez presente, taninos bem sumarentos da fruta compotada, final longo e persistente.
Gostei muito deste vinho que acompanhou bem um belo lombo de porco com pimentão da horta.
Para quem diz que nas Adegas Cooperativas se faz mau vinho, aqui está um pequeno exemplo de como isso nem sempre é verdade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário