Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vinho tinto Lapostolle Cuvée Alexandre Pinot Noir- 2011- Chile


Sábado fomos a Mistral para comprarmos um vinho que amamos que é o Amayna Pinot Noir, porém o mesmo estava em falta...
Aceitamos a sugestão da vendedora e resolvemos experimentar um Pinot Noir de uma vinícola que ainda não havíamos degustado nenhum tipo de vinho, pelo menos que me recorde, a Lapostolle.
Bem, a vendedora falou tão bem do vinho que confesso que esperava mais, principalmente pelo seu valor, R$ 150,00.
Normalmente só compramos vinhos de 3 dígitos em ocasiões especiais, e o dia 24 de novembro era uma ocasião para celebrar.
Resumindo, o vinho é bom, somente não vale a cifra cobrada, pois há vinhos mais saborosos por um valor mais acessível.
Como fomos para comprar um vinho específico, não pesquisei outras opções, o que foi uma falha de minha parte, pois sempre gosto de ler sobre sugestões de vinhos em outros blogs especializados e daí escolher um para degustarmos.
De qualquer forma, sempre digo, o que vale é a boa companhia e esta estava perfeita!

Tim-Tim!

Sobre o vinho:

Cuvée Alexandre Pinot Noir 2011 (Lapostolle)
Produtor: Casa Lapostolle 
País: Chile
Região: Chile
Safra: 2011
Tipo: Tinto 
Volume: 750 ml
Uma disputada raridade, o Cuvée Alexandre Pinot Noir é um esperado lançamento, elaborado com uvas do vinhedo Atalayas, no vale de Casablanca. A rigorosa seleção de uvas resulta em minúscula produção de apenas 400 caixas. Mostra grande classe e sofisticação, com grande caráter varietal e um inegável acento francês.
Produtor: Casa Lapostolle
País: Chile
Região: Chile
Safra: 2011
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Pinot Noir (100%)
Vinhedos: Vinhedos "Atalayas" na região do Vale Casablanca. Vinhedos com diferentes orientações. Colheita manual e rendimento limitado.
Vinificação: Controle e desengace manual das uvas. Maceração a frio das cascas por 4 dias, a 10°C, antes da fermentação em cuba de carvalho aberta com controle de temperatura por duas semanas.
Maturação: 100% do vinho amadurece em barrica de carvalho francês por 18 meses, sendo 73% novo.
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13,5%
Corpo: Encorpado
Sugestão de Guarda: até 5 anos
Combinações: Massas, antipasti, presunto, vitela, pato, atum e salmão.

Comentário do Blog Vinho para todos: (http://www.vinhoparatodos.com/2011/09/casa-lapostolle-cuvee-alexandre-pinot.html).

O comentário é sobre a safra de 2007.

"Esse vinho me decepcionou. No geral gosto muito dos vinhos elaborados pela Casa Lapostolle, e quando comprei esse que pertence a uma linha superior da vinícola, achei que tinha feito uma grande compra, apesar do preço (R$ 95). É que ele ficou um tanto distante do que espero de um Pinot Noir chileno. O frutado quase doce, o álcool e a madeira bem presentes estavam lá. Mas alguma coisa destoou. Se fosse uma banda, diria que alguns instrumentos estavam desafinados e tocando mais alto do que deveriam. 

Na taça coloração púrpura, bem lacrimoso. Intenso nos aromas, frutos silvestres, fumo, menta e tabaco, em boa complexidade, dando a impressão de que seria um vinho bem melhor.

Na boca é que o problema surge. Tem fruta muito presente, mas com madeira se sobrepondo e parecendo estar "desconectada" com o resto do conjunto, sensação que me parece imperdoável para um vinho dessa gama. Taninos amáveis. Final persistente, com fruta e madeira. Álcool um tanto exagerado (14,5% de teor).
 

A passagem de 18 meses por barricas de carvalho talvez tenha sido exagerada. Mas, caro leitor, essa é uma opinião pessoal. Talvez você prove o vinho e ache que é o melhor Pinot que já bebeu na vida. Não desestimulo a compra, mas a esse preço eu não compro novamente". 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário