Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O presente precioso

Um dos meus livros preferidos é "O Presente Precioso", de Spencer Johnson ,o qual me foi indicado há anos atrás para presentear uma amiga na época da faculdade. ( Comprei para presentear, mais ainda não me dei de presente..)
Ele tem tudo haver comigo, com o estilo que tento viver e que quero para minha vida, mas confesso que é algo muito difícil saber viver o presente.
Quando era adolescente assisti "Sociedade dos poetas mortos", filme que tem relação com este tema e que também traz a lição do "presente". Foi a primeira vez que escutei a palavra " carpe diem" (Colha o dia) e adotei como minhas preferidas, (para fazer com que suas existências tenham valor vocês devem viver com intensidade cada dia que lhes é dado, cada momento que lhes é concedido, cada experiência a qual tem acesso, diz com sabedoria inconteste o ilustre mestre Keating, profesor interpretado por Robin Williams. Por isso, repete, "Carpe Diem").
Quanto ao livro, deixo um trecho para mostrar que vale a pena ler!
É bom para mim pensar sobre o passado. E aprender com meu passado. Mas não é bom para mim estar no passado. Pois é assim que perco o meu eu.
Também é bom pensar sobre o futuro. E me preparar para o futuro. Mas não é bom estar no futuro. Pois é assim também que perco meu eu.
E quando perco meu eu. Perco o que é mais precioso em mim.
Posso escolher ser feliz agora. Ou posso tentar ser feliz quando... ou se...
Sei que algumas pessoas escolhem receber o presente precioso quando são jovens.
Outras na meia-idade e algumas quando estão muito velhas.
E há pessoas, tristemente, que nunca o fazem.
Posso escolher receber o presente precioso sempre que quiser.
O presente é o que é. E é valioso.Mesmo que eu não saiba o porquê.
Quando eu vejo o presente, aceito o presente e experimento o presente. Estou bem e estou feliz.
A dor é apenas a diferença entre o que é e o que eu quero que seja.
Quando me sinto culpado por meu passado imperfeito.
Ou me sinto ansioso por meu futuro desconhecido.
Eu não vivo o presente.
Meu passado foi o presente.
Meu futuro será o presente.
Sinto dor e me faço doente e sou infeliz.
E enquanto eu continuar a permanecer no presente, sou feliz por toda a vida.
Porque toda a vida é sempre o presente.
O presente nada tem a ver com sonhos...
Quando tiver o presente você se sentirá contente de estar onde está...
O valor do presente só provem dele mesmo.
O presente não é uma coisa que alguém lhe dê...
É um presente que você dá a si mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário