Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A difícil tarefa de não reclamar.


Se pararmos para pensar, todo dia a gente acaba reclamando de alguma coisa: do trânsito parado, do calor, do frio, do trabalho, do cansaço, da falta de tempo,da falta de dinheiro, da saudade, de alguma dorzinha chata, da família, dos colegas de trabalho, da vida em geral.
Com certeza, motivos para reclamar a gente encontra aos montes, mas esta atitude não é legal e nem positiva.
Não me considero uma pessoa que reclama muito, mas tenho meus momentos diários de reclamação, do tipo: "minha filha não me obedece" (ela não tira o uniforme da escola quando chega, enrola para tomar banho, coisas do tipo)," odeio calor e ficar suada"( verão e volta do trabalho para casa andando vários quarteirões)", aí, quando percebo já fiz inúmeras reclamações e quem não as fez depois de  24 horas de um dia?
Pois é, mas a gente pode tentar mudar esta atitude.
Sempre falo que a maior penitência que posso me impor na quaresma, seria algo do tipo: Não reclamar de nada durante os 40 dias, pois seria muito mais difícil e sacrificante até, do que deixar de comer ou beber algo que goste, porque reclamar a gente faz sem sequer perceber, quando vê já falou que tá calor demais, que não aguenta o barulho ao lado, etc.
Assim, ontem encontrei uma mensagem que deixa uma dica bacana para tentar viver sem reclamar á toa e vou tentar colocá-la em prática.

Então, fica a  dica para reflexão :

"Pois as vezes é assim, a gente reclama e nem percebe porque vira rotina. Vira parte da gente. E a gente acaba sendo gente chata, ranzinza e afasta as pessoas de perto. Tem coisa que não tem jeito, tem que reclamar mesmo. Reclamar mas com consciência, reclamar com atitude, reclamar para mudar alguma coisa. Esse desafio que proponho a você é passar um dia inteiro sem reclamar de nada. Se a vontade aparecer, anote num papel. No dia seguinte repita. E releia o que você reclamaria no dia anterior. Possivelmente não fará mais nenhum sentido. E sempre se faça essa pergunta: A reclamação que eu tenho a fazer mudará alguma coisa? Tem quem reclame ainda todos os dias das mesmas coisas. É o trânsito, o tempo, a falta de grana, o trabalho, o relacionamento, o fulano e por aí vai. Reclamação que se repete age na gente como um mantra. Só que ao invés de atrair coisas boas, acaba por fazer o efeito contrário. Se você se reconhece na turma dos que reclamam repetidamente, cuidado. Por favor, mude o disco, mude a música e cante uma canção diferente. Mude a sua perspectiva de ver o mundo. Experimente elogiar e ver o belo nas coisas e nas pessoas. A consequência disso você vai perceber rapidamente. E te digo: você vai sorrir muito mais!"(Hierophant)

Nenhum comentário:

Postar um comentário