Pesquisar este blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Vinho Tinto Norton Reserva 2008- Cabernet Sauvignon- Argentina


Este vinho trouxemos de Buenos Aires e compramos em outra loja que fica no bairro Recoleta, mas não me recordo o nome...
Dentre as opções que experimentamos até o presente momento, este rótulo foi o que menos agradou.
Não que o vinho seja ruim, é que trouxemos alguns rótulos bem melhores, assim, fica até desonesto comparar...

Características:


País : Argentina

Região:Finca Lunlunta, Luján de Cuyo, Mendoza
Produtor: Bodegas Norton
Tipo: Tinto
Uvas: Cabernet Sauvignon
Graduação Alcóolica: 14,70%
Temperatura do serviço: 18 c
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês de 1º e 2º e 10 meses em garrafa. 
Harmonização:Pratos estruturados à base de carnes, assados de caça de pelo, queijos fortes.
Site do produtor: www.norton.com.ar


Descrição


Bodegas Norton foi a primeira vinícola a se instalar ao sul do rio Mendoza em 1895, quando o inglês Edmund J. P. Norton ali plantou suas videiras, fascinado com o local. Um século depois, a mesma fascinação levou o empresário Gernot Langes Swarovski a comprar a vinícola, que ganhou grande impulso sob seu comando. À frente dos negócios está seu filho Michael, que tem por missão fazer do Norton um vinho reconhecido mundialmente. Hoje a vinícola Norton possui 1.200 hectares de vinhedos, onde se desenvolve um trabalho minucioso denominado “Mapping”, em que se identificam microparcelas dentro de cada hectare de vinhedo, com a finalidade de se buscar a utilização mais adequada de cada terroir. Atualmente 150 famílias dividem ali suas experiências, seus segredos e compartilham o mesmo trabalho, que se reflete na qualidade dos vinhos Norton. Seu Reserva Cabernet Sauvignon traz coloração vermelho rubi-vibrante, aroma de fruta vermelha madura, menta e notas de chocolate. Na boca é concentrado, intenso, com taninos redondos e maduros e bom fim de boca.

Informação Adicional ( http://www.vinhocracia.com.br/vinhos/norton-reserva-cabernet-sauvignon.html)

TipoTinto
Volume750ml
Teor alcoolico14%
Sugestão de Guarda5 anos
HarmonizaçãoCaças, Carnes, Queijos
RegiãoMendoza
UvaCabernet Sauvignon
Safra2007
PaísArgentina
Pontos Vinhocracia86
ProdutorNorton



Cometários retirado do site Baccos:


Curiosidades : 


Sr. Jorge Riccitelli, Enólogo-Chefe da Bodega Norton, foi eleito “Winemaker of the Year” (Enólogo do Ano), pela prestigiada revista Wine Enthusiast (a mesma que nomeou o Guado al Tasso 2008, como #1 do TOP 100 do ano 2012).



Riccitelli está na Norton há 20 anos. Foi o criador, entre outros produtos, do famoso Norton Malbec DOC, Reserva Malbec (um dos malbecs mais importantes do mundo, record de vendas nos EUA), o “queridinho” dos brasileiros Perdriel del Centenário, do Cosecha Tardia, dos espumantes, sendo considerado um dos precursores na busca por criar um espumante argentino de alta qualidade. É referência na enologia da Argentina, sendo considerado um dos melhores enólogos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário