Esta receita é da fazenda dos meus avós. Eu sempre amei este pão e nunca imaginei que seria possível fazer aqui em casa, pois achava que somente podia ser assado em forno á lenha, como é feito na fazenda.
Minha mãe me passou a receita e não acreditei quando o pão deu certo, ficou com o mesmo sabor, formato, super fofinho, ficou delicioso e por isto vou compartilhar esta receita de família.
Ingredientes:
I Kg de Trigo;
30 gramas de fermento biológico;
2 ovos;
1 colher de café de sal;
1/2 copo de óleo;
1 copo de açúcar cristal;
1 copo de água morna;
2 copos de leite;
manteiga e canela para passar no pão;
Preparo:
O primeiro passo é fazer o que minha mãe chama de "esponja", para tanto é necessário colocar o fermento, a água morna, um pouco de açúcar (tire umas 4 colheres de sopa do copo e adicione na vasilha), um pouco de trigo ( tire umas 4 colheres de sopa do quilo de trigo e adicione).
Misture tudo com uma colher e deixe descansar por cerca de 30 minutos, aí a esponja fica pronta, ou seja, esta mistura vai crescer.
Se ela não crescer é porque o fermento não está bom, aconteceu na minha primeira tentativa, o fermento estava escuro e com cheiro forte, e como eu não conhecia achei que era assim mesmo.
Como não virou uma esponja, perdi pouco ingredientes e comprei novo fermento e fiz novamente e percebi que o fermento é de cor clara. Então, fique de olho no fermento.
Depois de ter feito a esponja é só colocar o resto dos ingredientes, deixando o leite por último.
Sovar bastante e deixar crescer. ( como não tive paciência para sovar bastante, eu misturei bem e depois coloquei na batedeira planetária, com o gancho próprio para pão e bati até ficar tudo homogêneo).
Depois da massa ter crescido é o momento de dividí-la em 06 porções iguais.
Abrir cada porção com um rolo próprio para massa em uma superfície limpa, lisa e enfarinhada.
Após aberta a massa, passar manteiga em temperatura ambiente e salpicar canela em pó á gosto, depois dobrar a massa, formando os pães, colocar no tabuleiro e deixar crescer.
Assar em fogo pré aquecido, e após assado passar um pincel com leite em cada pão para dar brilho.
Rende 6 pães grandes, precisa de 2 tabuleiros para assar, sendo 3 pães em cada tabuleiro.