Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vinho tinto Beaujolais- Cuvée Benoit- Auguste Antonin- França- 2009


Sábado experimentamos um vinho tinto Beaujolais e eu gostei, foi muito fácil de beber e serve perfeitamente para um jantar informal entre amigos.
Compramos no Supermercado Super Nosso e acho que custou R$ 35,00.

Beaujolais é um tipo de vinho francês, de Denominação de Origem Controlada, (AOC) elaborado com a uva tinta Gamay.

Os Beaujolais podem ser dividos em quatro tipos:

Beaujolais nouveau - vinho jovem, sem envelhecimento

Beaujolais - pouco envelhecido

Beaujolais-Village - fabricado nos 38 vilarejos credenciados do Rhône

Beaujolais cru - com nomes dos domínios (appellation): Brouilly, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin à Vent, Régnié, Chénas, Saint-Amour. Estes são os melhores.

Beaujolais nouveau: O Beaujolais mais conhecido é o Beaujolais nouveau, um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. A chegada do beaujolais nouveau é celebrada pelos franceses, que recebem o vinho simultaneamente sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase Le Beaujolais Nouveaux est arrivée!!!
É produzido a partir das uvas gamay, por um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento. A pele da uva é estourada pela fermentação.

O Nouveau é um vinho muito frutado, leve e fresco. Deve acompanhar pratos igualmente leves e deve ser bebido a uma temperatura mais baixa que outros tintos: aproximadamente 14ºC. Deve ser consumido até seis meses da fabricação.

Beaujolais: Representa a maior parte da produção, chegando a 53 hl/ano. É comercializado durante o ano como um vinho das quatro estações. É um dos poucos vinhos que se adapta a diversas culinárias. Deve ser consumido em um ano ou dois a partir da colheita.
O Beujolais é um vinho frutado (morangos, framboesas, etc.), muito aromático, servido tradicionalmente na garrafa lyonesa de 46cl nos bouchons de Lyon e nos bistrôs parisienses.

Beaujolais-Village :Cerca de 1 250 viticultores produzem o Beaujolais-villages, em 38 vilas do Rhône e de Saône-et-Loire e 3 zonas geográficas de delimitação específica.
O Beaujolais-Village é um vinho frutado e encorpado, que reflete as características de seu terroir.
Cultivados em solos de granito e areia, os Beaujolais-Village apresentam uma cor intensa, com reflexos cereja e grená, com aromas de frutos vermelhos onde dominam o cassis e o morango.
Anualmente são produzidos em torno de 50hl/ha de Beaujolais-Village nos 6,000ha de vinhas.

Beaujolais cru: Beaujolais existe em 10 diferentes crus:
Chiroubles, Brouilly, Régnié: vinhos leves, frutados e crocantes, com bagas vermelhas e especiarias;
Juliénas, Fleurie, Côte de Brouilly, St-Amour : possuem estrutura sólida com taninos florais, aromas de violetas, íris e peônia.
Chénas, Moulin-à-Vent e Morgon: ricos, intensos, minerais, com notas de ameixa e cereja. Podem ser conservados mais tempo do que outros Beaujolais (de 5 a 10 anos) e tornar-se melhor com o passar do tempo.

Sobre o vinho:

Corpo: Encorpado

Especificidades Alimentares: Sem Glúten

Harmonização: Picanha de javali assada ao forno

Ocasião de Consumo: Prato Principal

País de Origem: França

Região: Beaujolais

Safra: 2008

Tipo de Embalagem: Garrafa

Tipo de Vinho: Tinto

Vinícola: Les Vins Henri Fessi

Capacidade: 750 mL

Temperatura de Serviço Sugerida: 15 a 20 °C

Teor Alcoólico: 12,5 % vol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário