Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pata Negra Gran Reseva 2002 Valdepeñas

Sexta-feira a expectativa de tomar o vinho que havíamos comprado na semana anterior foi frustrada, pois pela primeira vez compramos um vinho estragado.
Ainda bem que Fernando sabe distinguir as alterações e ao analisar a rolha já percebeu que havia algo errado.
A rolha de cortiça serve justamente para ser o "termômetro" do vinho, ou seja, se o vinho ultrapassar a rolha, deixando-a totalmente tingida pela sua cor, significa que não houve a guarda adequada e o vinho certamente tranformou-se em vinagre.
"Envelhecida 43 anos. Esta é a idade mínima de uma rolha de cortiça. Pouca gente se dá conta, mas quase sempre, aquele pedacinho de material isolante que fecha as garrafas de vinho é mais antigo do que a bebida propriamente dita. E em geral, é apenas com a safra das uvas que se preocupam os consumidores. É um engano, já que uma rolha de má qualidade pode transformar o melhor vinho em vinagre ou, no melhor dos casos, alterar o seu sabor".(http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/7/artigo16794-1.asp)
As rolhas de cortiça são porosas, possibilitando a entrada de oxigênio lentamente na garrafa , o que permite a maturação perfeira do vinho. Exige armazenamento mais cuidadoso; a umidade, por exemplo, pode atrair fungos à rolha.
Como a safra era de 2002, foram 8 anos de guarda e algo realmente errado aconteceu.
Ainda bem que conseguimos efetuar a troca no sabádo e então pudemos saborear o vinho, idêntico, porém sem nenhum problema.
Para não pecarmos mais na escolha, não do vinho em si, mas do modo em que se encontra, melhor seguirmos estas dicas retiradas do http://www.vinhosdobrasil.com.br/blog.php
 5 cuidados na hora da compra

"Aqui transcrevemos as dicas do autor sobre cuidados na hora da compra. São dicas curtas e essenciais para você não comprar uma coisa e na hora de degustar provar um vinho totalmente diferente, para não dizer estragado.
1. Observe se a garrafa está bem cheia. Um espaço livre muito grande entre a rolha e o líquido é sinal de vazamento.

2. Se puder, escolha as garrafas que estejam deitadas, nelas o líquido está em contato com a rolha.
3. Verifique o estado de conservação da cápsula e da rolha. A cortiça não pode estar saltada.

4. Cheque a cor do vinho, principalmente os brancos – uma cor amarelo-escura pode indicar oxidação; se estiver na cor âmbar, evite. Um tinto de safra recente de cor alaranjada – uma característica dos tintos mais evoluídos – também é sinal de problema.

5. Fique atento às safras. Tintos mais básicos, assim como os rosés e grande parte dos brancos devem ser servidos jovens, em no máximo três a quatro anos."

Agora sobre o vinho de sabádo:

Experimentamos um tinto seco espanhol elaborado com uvas Tempranillo e Airen, o qual achei realmente saboroso.
Degustação:
"Apresenta uma nuance vermelha escura evoluindo especialmente nas bordas. Um vinho onde o tempero e sabor das frutas combinam-se com perfeição ao original do barril. Quanto ao aroma, é dominado principalmente pelas frutas vermelhas , tintas, baunilha e licorosa. Extremamente bem equilibrado e macio quanto ao paladar, Pata Negra Gran Reserva é o melhor representante dos vinhos de Valdepeñas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário