Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Panquecas

Adoro cozinhar, não o tipo arroz com feijão, mas pratros mais elaborados.
Odeio quando algo que faço dá errado, foi assim ao fazer panquecas, pois sempre ficava uma massa estranha, eu apanhava ao fazê-la, grudava na panela e sempre me vinha à mente aquela imagem das pessoas balançado a massa na frigideira, rodopiando...era uma verdadeira decepção!!!
Mas a persistência é uma virtude que tenho, e testando várias receitas descobri uma que é muito fácil e gostosa...e depois de algumas tentativas, peguei o jeito de fazer a massa, ela fica fininha, solta com facilidade, uma maravilha!
Sempre faço molho de tomate para regá-la e recheio conforme o gosto, presunto e mussarela, ricota com espinafre, etc.
Segue a receita: Massa Básica

Ingredientes:2 copos de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de sal
2 ovos
Preparo: Bata os ovos ligeiramente. Junte a farinha de trigo e o leite alternadamente, adicione o sal e o fermento e deixe descansar uns 15 minutos. Ou simplifique, batendo todos os ingredientes juntos no liqüidificador e deixando descansar só 5 minutos. Unte uma frigideira com a gordura que preferir, deixe esquentar bem. Coloque uma colher cheia da massa de panqueca, deixe até que as bordas possam ser desprendidas com a ponta de um garfo.Vire uma só vez e, quando estiver frita dos dois lados, tire do fogo, repetindo a operação, isto é, untando novamente a frigideira, deixando esquentar, etc...Senão conseguir virar a panqueca magicamente, faça com uma espátula ou até mesmo, vire primeiro em um prato e depois coloque o outro lado. O importante é assar dos dois lados.
A primeira panqueca, é difícil ficar boa, mas tem alguns itens que podem mudar isso: a temperatura da frigideira tem que ser bem alta e a massa tem que estar descansada.
Use frigideira rasa, ou uma panquequeira especial, onde a massa é assada no lado convexo e antiaderente, veja a foto, pois, se usar uma funda, vai ter dificuldade para virar.

Massa para Panqueca Doce: Faça a receita da massa básica colocando só uma pontinha da colher (chá)de sal e acrescentando 2 colheres (sopa) de açúcar
Massa de Chocolate:Acrescente à massa básica 1/3 de chocolate em pó
Massa de Panqueca Diet: Você não pode servir tantas iguarias doces e deixar sem sentir o Grã finale que é sempre a sobremesa, as pessoas que forem diabéticas, afinal, em uma festa com muitas pessoas, é delicado lembrar de quem tem uma alimentação especial.
Ingredientes:1 ovo1 xícara (café) de leite
1 banana prata média
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (chá) de óleo de soja
Canela em pó a gosto
10 gotas de adoçante
Preparo:Bata um pouco a clara, depois a gema. Junte o leite, a farinha de trigo, o adoçante e mexa bem para não encaroçar. Em seguida, junte a banana em rodelas bem fininhas. Aqueça a frigideira e pincele com óleo apenas para untá-la. Coloque 1 colher (sopa) de massa para cada panqueca. Depois core dos dois lados e enrole. Polvilhe com canela em pó. Rendimento: 6 Porções Cada porção contém 45,23 calorias e 4,63 g de carboidrato.
Recheio de Ricota
Ingredientes:200 g de ricota fresca passada pela peneira
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 ovo batido
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1/8 de colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1 lata de molho de tomate
1/4 de xícara de queijo tipo parmesão, ralado
Preparo:Numa tigela média, misture a ricota com a manteiga, a salsa, o ovo, a cebolinha, o sal e a pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário