Domingo resolvemos fazer um paelha e estreiamos a paelhera que havíamos comprado tempos atrás.
Para harmonizar compramos um tinto espanhol, já que sendo a paelha um prato típico espanhol, o vinho combinaria perfeitamente.
Confesso que começamos a tomar o vinho enquanto fazíamos o almoço e o vinho acabou antes da refeição ser servida.
O vinho tinto Don Román agadou com facilidade, possui um custo benefício bom e vale a pena comprarmos novamente.
Sobre o rótulo:
Este vino ha sido elaborado con uvas Tempranillo 90% y Graciano 10%. Procedentes de viñedos con producción de 6.500 Kgs/hectárea. Elaborado con uva 45% despatillada, 55% maceración carbônica, maceración de 19 dias, com 3 remontados diarios, permaneciendo durante 12 meses en bodegas, realizando una trasiega a los 3 meses, antes de ser embotellado, donde permanecerá como mínimo 9 meses. Este vino ha sido sometido a filtrados o establilizados, por lo que puede presentar precipitados de origem natural.
Especificações:
Produtor Union de Viticultores Riojanos
Tipo do Vinho Tinto
Região Produtora Rioja
País Espanha
Principais Uvas Graciano, Tempranillo
Safra 2009
Volume 375ml
Graduação Alcoólica 13,%
Temperatura de Serviço 12 a 15°C
Degustação Rubi muito intenso, com halos violáceos. Aroma muito frutado e com delicadas notas de baunilha, persistente e de longa duração. Na boca ressalta sua grande estrutura e complexidade com um suave toque fresco.
Harmonização Paella a base de carnes, salsichas e embutidos.
Destaque Don Román Rioja Tinto 2007
Jornal da Folha – 15 Outubro de 2009
Avaliação: 85/100
Bom para: embutidos, carnes vermelhas.
Produção 55% deste vinho passa por maceração carbônica e os outros 45% de forma tradicional. Estágio em barrricas americanas por 3 meses, após isso o vinho descança por 9 meses (mínimo) na garrafa antes de ser comercializado.
Comentários positivos: (http://blogdevinho.blogspot.com/2009/07/don-roman-rioja-2006.html)
Vinho de coloração vermelho rubi, deixou muitas lágrimas na taça. De aroma bastante frutado (amoras maduras) e muita baunilha. Na boca suave, agradável e simples, mostrou muita fruta madura quase compotas doces e toques bem definidos de baunilha e alguma coisa de chocolate.
Foi o melhor desse almoço de sábado no Ármazem Gourmet em Campinas. Harmonizado com macarrão e 3 tipos de molhos (sugo, branco e a putanesca), combinou muito bem com esses três tipos de molho.
"Produzido na região demarcada da Rioja, na Espanha, este tinto é elaborado pela Unión de Viticultores Riojanos com as uvas Tempranillo e Graciano. Vinho muito correto e gostoso é, sem dúvida, um ótimo custo-benefício. Sua coloração é rubi bem escura e apresenta um halo de evolução na borda. Bastante aromático, tem toques de frutas vermelhas, baunilha, tostados e um discreto mentolado. Seu corpo é médio e na boca é seco, frutado, com boa acidez e média persistência. Percebe-se a madeira em perfeito equilíbrio com o conjunto. Esta safra do Don Román está pronta para beber. Tem 13% de graduação alcoólica".
Nenhum comentário:
Postar um comentário