Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Família de Alta performance- Içami Tiba

Gosto de livros estilo Auto Ajuda e desenvolvimento Humano.
Como tenho filhos, leio também títulos voltados para a Educação dos filhos e desenvolvimento da família.
Há pouco acabei a leitura do livro família de Alta performance, conceitos contemporâneos na educação de Içami Tiba.
Confesso que a leitura não acrescentou muito, ou seja, não trouxe muitas novidades...talvez por eu já ter lido o livro "Quem ama Educa", do mesmo autor...
Um tópico interessante do livro fala sobre o cérebro e como ela salva e deleta contéudos.
O autor relata que durante o sono o nosso cérebro está trabalhando todas as informações que lhe chegaram durante a vigília. O que for importante, o cérebro salva, e o que não for, deleta, baseado num critério de seleção de conteúdos que por sua vez se baseia na atitude do dono do cérebro.
O autor revela um equívoco relacionado ao tema. Há duas décadas, alguns psicológos divulgaram que é dormindo que o cérebro registra o aprendizado.
Naquela ocasião muitas mães passavam noites em claro lendo para seus filhos dormentes textos que cairiam nas suas provas escolares.
Deixa claro que as mães não entenderam, pois é óbvio que o cérebro salva o que o filho ativamente estudou.
Içami Tiba explica ainda que a maioria dos estudantes quer mais é passar de ano e não exatamente aprender. O cérebro obedece ao desejo, conservando a memória da matéria até o final da prova, depois delata.
Outro fato interessante que o autor esclare é sobre a utilização do cérebro.
Você já deve ter ouvido que não usamos boa parte do nosso cérebro, porém é uma afirmação falsa.
Ele relata que pensava-se que somente 20% do cérebro era utilizado pelo ser humano e que hoje está provado que usamos todo o cérebro o dia todo, mas somente 20% de cada vez, enquanto o restante diminui suas atividades.
Há várias questões abordadas no livro, todas direcionadas para termos uma alta performance.
Dentre um tema trabalhado que é a saúde física, o autor cita um livro: "Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais", de David Servan-Schreiber.
Parece ser um livro bem interessante, ele cita: " Todas as pesquisas sobre o câncer concordam: Os genes contribuem no máximo com 15% da mortalidade do câncer. E...a morte por câncer de um pai adotivo( qur não transmite nenhum gene, mas transfere seus hábitos de vida) multiplica por cinco o risco de o filho morrer de câncer também".
Outra novidade que aprendi com esta leitura foi as terminologias usadas para os relacionamentos, as quais eu desconhecia.
DINK, Double Income No Kids ( duplo rendimento sem crianças). O que une essas pessoas é suas rendas somadas para maior conforto, tranquilidade e qualidade de vida e a proposta de não terem filhos.
DINKYS( Double Income No Kids Yet), ou seja, Duplo rendimento sem crianças ainda. Estes não são tão radicais, pois admitem a possibilidade de ter filhos mais tarde.
DINKWADS ( Double Income No Kids With A Dog), ou seja, Duplo Rendimento Sem Crianças Com Um Cachorro.
NOKS ( No Kids Couples)- Casais sem Crianças.
DEWKS( Douple Employed With Kids) - Duplo Emprego Com Filhos.
SINKS ( Single Income Numerous Kids)- ùnico Rendimento para Numerosas Crianças...
Resumindo, claro que a leitura valeu, o autor é ótimo e sempre aprendemos lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário