Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novocor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ver, novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta ou recebe mensagens? passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperançaa partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CARTÃO DE NATAL


Ao clarão do Natal, que em ti acorda a música da esperança, escuta a voz de alguém que te busca o ninho da própria alma!... Alguém que te acende a estrela da generosidade nos olhos e te adoça o sentimento, qual se trouxesses uma harpa de ternura escondida no peito.
Sim, é Jesus, o amigo fiel, que volta. Ainda que não quisesses, lembrar-lhe-ias hoje os dons inefáveis, ao recordares as canções maternas que te embalaram o berço nos braços enternecidos, a paciência dos mestres que te guiaram na escola e o amor puro de velhas afeições que te parecem distantes.
Contemplas a rua, onde luminárias e cânticos lhe reverenciam a glória; entretanto, vergas-te ao peso das lágrimas que te desafogam o coração... É que Ele te fala no íntimo, rogando perdão para os que erram, socorro aos que sofrem, agasalho aos que tremem na vastidão da noite, consolação aos que gemem desanimados e luz para os que jazem nas trevas.
Não hesites! Ouve-lhe a petição e faze algo!... Sorri de novo para os que te ofenderam; abençoa os que te feriram; divide o farnel com os irmãos em necessidade; entrega um minuto de reconforto ao doente; oferece uma fatia de bolo aos que oram, sozinhos, sobre ruínas e pontes abandonadas; estende um lençol macio aos que esperam a morte, sem aconchego do lar; cede pequenina parte de tua bolsa no auxílio às mães fatigadas, que se afligem ao pé dos filhinhos que enlanguescem de fome, ou improvisa a felicidade de uma criança esquecida.
Não importa se diga que cultivas a bondade somente hoje quando o Natal te deslumbra!... Comecemos a viver com Jesus, ainda que seja por algumas horas, de quando em quando, e aprenderemos, pouco a pouco, a estar com Ele, em todos os instantes, tanto quanto Ele permanece conosco, tornando diariamente ao nosso convívio e sustentando-nos para sempre.
(CHICO XAVIER)

ALGO MAIS NO NATAL


Senhor Jesus!
Diante do Natal, que te lembra a glória na manjedoura, nós te agradecemos:
a música da oração; o regozijo da fé; a mensagem de amor; a alegria do lar; o apelo à fraternidade; o júbilo da esperança; a benção do trabalho; a confiança no bem; o tesouro de tua paz; a palavra da Boa Nova, e a confiança no futuro!...
Entretanto, ó Divino Mestre! De corações voltados para o teu coração, nós te suplicamos algo mais!... Concede-nos, Senhor, o dom inefável da humildade para que tenhamos a precisa coragem de seguir-te os exemplos!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Presentes de Natal

Neste Natal Malu já fez sua cartinha para Papai Noel, deixando-a pendurada em uma meia natalina na árvore e ontem o bom velhinho passou aqui em casa e buscou a cartinha de Miguel e de Malu. Ela ficou toda animada e contente.
Malu pediu a casa da Barbie, é o que ela quer!!! Mas ao escrever sua cartinha falei para ela escrever outras coisas, para que Papai Noel possa escolher o que achar mais legal.
Assim, ela pediu em 2º lugar um carro rosa da Barbie e depois um laptop.
Sempre ganhei o que pedi para Papai Noel, não me recordo de nenhum Natal em que o velhinho não me trouxesse o presente tão esperado...
Naquela época todos brinquedos eram quase que exclusivos da "Estrela" e não havia a diversidade que há hoje em dia, talvez a missão dos pais em saber filtrar os desejos dos filhos era menos árdua.
Malu sempre pede tudo que passa na TV, no dia das crianças ela queria todos os brinquedos que eram para meninas...(rsrs).
Mas ao levá-la em uma loja ela escolheu uma pia que lava louça de verdade e ficou satisfeita com um único brinquedo.
Acredito que Papai Noel não vá dar o que ela pediu...( casa da Barbie), mas tenho certeza que será algo que ela vai adorar...ontem entrei na internet e mostrei para ela vários brinquedos legais que não passam na TV...ela ficou de dizer qual ela achou mais legal, pois gostou de todos!!!
Eu gostei dos bonecos do Charlie e Lola, um desenho que ela ama, tinha a Lola sozinha e também o da Pink Dink Doo, outro desenho que gosta muito...(no mercado Livre), um local que compro sem problemas, sempre deu muito certo.
Na Toymania, outro site que compro, ela viu várias coisas legais, microfones, Barbies que são princesas (Cinderela, Branca de Neve, Bela, etc) e também gostou de tudo...
Quanto à Ticiana e Amanda, elas pediram em novembro para irem ao show do NXZERO e combinamos que este seria o presente de Natal delas...mas é claro que Papai Noel vai passar pra elas também e terão uma ótima surpresa, principalmente por não estarem esperando nenhum presentinho.
Miguel ainda é muito bebê, Malu pediu para ele roupinhas, sapatinhos e brinquedos para distraí-lo.
Quanto à mim...não sou mais criança, mas amo dar e receber presentes, vamos ver como vai ser este ano...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estatuto de Natal


Art. I:
Que a estrela que guiou ou Reis Magos para o caminho de Belém guie-nos também nos caminhos difíceis da vida.
Art. II:
Que o Natal não seja somente um dia, mas 365 dias.
Art. III:
Que o Natal seja um nascer de esperança, de fé e de fraternidade.
Parágrafo único:
Fica decretado que o Natal não é comercial, e sim espiritual.
Art. IV:
Que os homens, ao falarem de crise, lembrem-se de uma manjedoura e uma estrela, que como bússola, apontem para o Norte da Salvação.
Art. V:
Que no Natal, os homens façam como as crianças: dêem-se as mãos e tentem promover a paz.
Art. VI:
Que haja menos desânimos, desamores, tristezas. E mais confiança no menino Jesus.
Parágrafo único:
Fica decretado que o nascimento de Deus Menino é para todos: pobres e ricos, negros e brancos.
Art. VII:
Que os homens não sigam a corrida consumista de "ter", mas voltem-se para o "ser", louvando o Seu Criador.
Art.VIII:
Que os canhões silenciem, que as bombas fiquem eternamente guardadas nos arsenais, que se ouça os anjos cantarem Glória a Deus no mais alto dos céus.
Parágrafo único:
Fica decretado que todos devem poder dizer, ao se darem as mãos:
Feliz Natal ! ! !
( Ernest Sarlet )

domingo, 7 de dezembro de 2008

A cegonha trabalhou em 2008


" A criança é o amor feito visível".
Este ano foi um ano e tanto, pois a cegonha passou não somente em nossa casa, mas visitou alguns amigos queridos, trazendo muita alegria e deixando com certeza o mundo mais bonito.
O primeiro casal a receber a visita tão esperada, foi Weber (primo de Fernando) e Emília, que tiveram seu primogênito Lucas Eustáquio no dia 22 de abril de 2008.
Fred e Soraia também receberam de presente a segunda princesinha do casal, Giulia.
Em seguida foi a nossa vez, com Miguel Chede, nosso lindo bebê que chegou 12 maio.
Em outubro a cegonha trabalhou dobrado, primeiro visitou uma amiga muito querida, levando de presente para o casal Adelmo e Keila a princesinha Rebekah, no dia 6 de outubro.
Wallace ( padrinho da nossa Malu) e Liliane também ficaram felizes com a chegada de Diogo no dia 24 de outubro.
Uma frase que amo sobre nascimento de bebês: "Um bebê recém nascido enche um oco que sua mãe nunca sabia existia em seu coração".

Paixão por fotografia







































Amo fotografias, não sei bem certo quando começou esta minha vontade de registrar cada acontecimento da minha vida, acho que eu tinha uns 14 anos...
Minha primeira máquina fotográfica foi uma Polaroid que o meu tinha e me deu quando pedi uma máquina de presente, porém não consegui fazer com que funcionasse, lá na minha cidade não vendia os acessórios deste tipo de máquina.
Já tive máquina manual, daquelas que após cada foto a gente tem que girar um botãozinho para podermos bater outra ( um saco, pois perde-se ótimas oportunidades), a máquina automática fez parte de minha vida por longos ano, pois somente em 2006 foi que ganhei de presente de Fernando uma máquina digital, ( HP Photosmart M 425 de 5.0 megapixels).
Esta máquina atende perfeitamente minha necessidade atual, pois somente a utilizo para uso pessoal e não faço ampliações gigantescas, mesmo assim sonho em ter uma máquina profissional, a qual com certeza ainda vou comprar, mas antes terei que fazer um curso de fotografia.
O curso de fotografia é algo que quero fazer já faz algum tempo, primeiramente para aperfeiçoar este hobbie que tenho, no futuro talvez possa virar algo profissional, como saber...?
Mas antes tenho que resolver o lado profissional voltado para o Direito.
Falando em Direito, minha máquina fotográfica sempre esteve em minha bolsa durante a faculdade, era um acessório fundamental, como batom, caneta, dinheiro, etc.
Sempre que vou a algum evento a levo comigo, hoje em dia muita gente faz isto, devido às facilidades das máquinas digitais, outros utilizam seus potentes celulares, mas minha paixão não advém da moda ou da era da revolução audio-visual, ela já existia bem antes disso.
Admiro o trabalho de alguns profissionais que são bem originais, como Anne Geddes que fotografa bebês e crianças como ninguém.
Para quem não sabe....Quem é ela? Anne Geddes: quando se fala de bebês é quase impossível não lembrar esta fantástica fotógrafa que encanta qualquer pessoa com a beleza das suas fotografias de bebês. Anne Geddes é uma fotógrafa australiana, actualmente residente na Nova Zelândia. O seu trabalho já se encontra traduzido em numerosas línguas incluindo o português. A simplicidade e gentileza das suas fotografias podem ser encontrados nos vários livros que já publicou em mais de 50 países com mais de 15 milhões de cópias vendidas. Actualmente, e continuando a dedicar-se à fotografia, Anne Geddes é uma mulher de negócios que tem a sua própria linha de roupa infantil. No Site Oficial Anne Geddes poderá conhecer melhor esta grande fotógrafa, assim como o seu trabalho. Também poderá conhecer os produtos Anne Geddes e os os títulos que já publicou estão disponíveis em Livros Anne Geddes .Se pretender encontrar livros desta autora em português, as Livraria Bertrand , FNAC e Porto Editora possuem para venda vários títulos traduzidos, bastando para isso decidir com qual é que irá começar. ( retirado do site( http://www.sobre.com.pt/anne-geddes-conteudo-sobrecompt).
Gosto também do trabalho do fotográfo Tom Arma, que ficou conhecido aqui no Brasil em meados de 1998 com a campanha publicitária da Parmalat, dos mamíferos...os quais são de sua autoria, é famoso fotógrafo de bebês por fotografá-los vestindo fantasiados de bichinhos.(http://www.tomarma.com/).
Quando fui para a maternidade Santa Úrsula (Vitória/ES) para o nascimento de Miguel, também admirei o trabalho do fotográfo Jove Fagundes, o qual eu não conhecia e que tinha várias fotos espalhadas pela maternidade, tornando-a mais aconchegante. (http://www.jovefagundes.com.br/).
Em São Paulo tem o trabalho bem legal da Karim, ela é 10! (http://karimscharf.blogspot.com/)
Então coloquei algumas fotos barbáras destes sensasionais profissionais da fotografia para enfeitar este texto.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Recadinho de Natal


"Simplifica as tuas celebrações. Grande nem sempre quer dizer melhor. Nem sempre o que é caro é o mais valioso. O que leva mais tempo nem sempre é o que dura mais" (Karen Katafiasz).

Data para montar a árvore de Natal


Montamos nossa árvore de natal no domingo, dia 30 de novembro, infelizmente Ticiana e Amanda não estão aqui para curtir com a gente o clima natalino.
Pesquisei sobre a data correta para se montar uma ávore e a resposta abaixo foi a que mais me chamou a atenção:

"De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.
“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz Haas.
De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até 16 de dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, afirma.
Presépios
A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal”, diz Haas.
O presépio, ainda de acordo com o padre, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites.
“Costumamos dizer sempre também que é muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, e o ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que eles percebam o real sentido do natal”, diz.
Hora de desmontar
Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja”, afirma Haas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Natal e seus símbolos



Vou deixar algumas curiosidades sobre o Natal, significados dos símbolos, origem, etc.O texto não é de minha autoria, é o resultado de uma pesquisa feita há alguns anos e infelizmente desconheço o autor.
25 de dezembro:

A Igreja católica toma esta data, a partir do século IV, como aniversário do nascimento de Cristo. O dia 25 apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus em 324, opção feita pelo Papa Júlio I, para cristianizar as grandes festas pagãs realizadas neste dia.

Natal

A palavra Natal quer dizer nascimento, e originou-se do latim. Natal, Noel, expressam o mesmo evento. É uma festa sem fronteiras. É o culto do nascimento, da bondade, da ternura, da vida e da reflexão. Muitos comemoram o Natal com mesa farta, gulodices, esbanjando e troca da presentes. Natal é mais, muito mais do que isso.

Advento

Antes da vinda. Tempo de preparação do Natal, para a vinda do Cristo-Menino. Compreende os quatro domingos que antecedem o Dia de Natal. As famílias cristãs costumam fazer a preparação do Natal com a Coroa do Advento. Monta-se uma coroa de ramos de pinheiro adornada com fitas vermelhas, com quatro velas eqüidistantes, simbolizando Jesus Cristo, a luz do mundo. A cada domingo, até o Natal, uma vela por vez é acesa por um membro da família, à hora do jantar. No quarto domingo todas as velas estarão acesas.

Coroa do Advento ou Guirlanda

Guirlanda,Grinaldas, festões e arranjos com folhagens nasceram com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção, no inverno, contra bruxas e demônios. Seus ramos eram usados para afugentar a má-sorte. Representa a mandala, um diagrama em círculo lembrando que a nossa vida é um ciclo de nascimento e morte. Simbolizando a vida eterna e a paz, a guirlanda está presente na decoração natalina atual. Diz antiga lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas, a fé e a alegria.

Presépio

É a representação do local do nascimento de Cristo com as figuras do Menino Deus, de José, Maria, animais, pastores e magos. É montado em igrejas, residências, casas comerciais e lugares públicos. O primeiro presépio foi feito em 1223 por São Francisco de Assis, nas redondezas de Greccio, Itália. Dizem que, passeando por uma floresta, encontrou um estábulo abandonado. No outro dia trouxe para ele uma estátua de criança, colocando-a sobre a palha. Os animais que acompanhavam o santo ficaram em volta da estátua. As pessoas da região foram ver o que estava acontecendo e entoaram cânticos natalinos. Como São Francisco via que as igrejas ficavam desertas na Noite de Natal, pediu ao papa para fazer uma réplica de gruta nos templos. Autorizado, montou o primeiro presépio com figuras humanas verdadeiras. O costume se difundiu até chegar ao ponto de se reduzir seu tamanho e poder ser montado dentro das casas. O gesto de montar o presépio deverá vir acompanhado do propósito de reconhecer no Jesus-Menino de gesso, madeira ou outro material, uma lembrança do Filho de Deus, que veio nos libertar dos pecados. O presépio é uma linguagem visual para nos lembrar a vinda de Jesus para o meio de nós. A palavra "presépio" vem do latim e também significa estábulo, manjedoura. O presépio nos lembra que Jesus escolheu um ambiente pobre e rude para nascer. Poderia tê-lo feito num palácio. O ensinamento que podemos tirar desse fato é o valor da simplicidade, docilidade e fé acima de tudo.

Fios de prata

Conta uma lenda que, num determinado tempo e lugar, quando a Árvore de Natal ficou pronta, foi admirada pela família e os animais da casa. As aranhas que habitavam o celeiro também quiseram vê-la, mas foram impedidas. Durante a noite, quando todos dormiam, elas entraram por baixo da porta e não só viram a árvore, como subiram pelos seus ramos. Ao amanhecer, o Menino Jesus veio abençoar a árvore, e para sua surpresa viu que ela estava coberta de teias de aranha. Jesus, com seus dedos milagrosos, tocou nos fios da teia e eles ficaram prateados. Por isso, hoje é costume ornamentar a árvore com fios prateados.

Bolas coloridas

É o enfeite tradicional da Árvore de Natal. Existem em várias cores, e geralmente são feitas de vidros. Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Nossas atitudes sãos os frutos de nossa vida; como as bolas, refletem o que somos. Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos. A cada ano se desgastam no brilho, mas estarão cada vez mais cheias de lembranças e emoções acumuladas.

Sinos


Os sinos emitem sons agradáveis e audíveis à distância, e são tocados em ocasiões geralmente festivas. Fazem parte do campanário das igrejas e também têm uso particular. Servem para enviar mensagens pelo ar. De modo geral, seu toque é festivo. Tocado por ocasião do Natal, nos lembra o fato de termos um Salvador que e fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.

Estrela

É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas, representando o norte, o sul, o leste e o oeste. A misteriosa Estrela de Belém é citada na Sagrada Escritura em Mateus, capítulo 2, versículos 2, 9 e 10 (Mt 2, 2.9.10). É sempre usada como símbolo de alegria, de guia, para despertar e atrair. A estrela é luz permanente. Representada com cinco pontas lembra o ser humano: braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade. Também é encontrada com seis pontas, que é sinal de paz.

Velas

Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando sua cor natural. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina nosso ser.

Papai Noel

A origem do Papai Noel é incerta e cercada de histórias. A mais conhecida vem do século IV e fala sobre Nicolas, nascido em 281, que tornou-se bispo de Myra, na Ásia Menor. Conta-se que seus pais tiveram dificuldades para ter filhos, até que nasceu Nicolas. Dando graças pelo fato, eles passaram a distribuir alimentos, roupas e dinheiro aos pobres, até que vieram a falecer devido a uma epidemia. Nicolas herda a grande fortuna de seus pais, torna-se bispo e continua o trabalho de ajuda aos necessitados. Nicolas viveu na época do Imperador Diocleciano, em Roma, e é representado ainda hoje, na Europa, usando vestes de bispo, com um bastão numa das mãos e um saco de presentes na outra. Morreu no ano de 350 d.C. Passou a ser conhecido por S. Nicolas. À medida que a lenda sobre seus feitos foi sendo passada através das culturas alemã e holandesa, o bispo tornou-se Sinterklass, Saint Nicoleses e finalmente Santa Claus ou Santa Klaus. O Papai Noel é amado pela crianças e respeitado pelos adultos. Papai Noel não pode ser visto pelo prisma científico ou religioso. Ele é mágico. Não é branco, negro ou oriental. É um ser capaz de unir a humanidade em torno de coisas boas: amor, ternura, paz, sentimentos, carinho, gestos.

Ceia Natalina


Ceia é uma reunião festiva entre os familiares e amigos para se comemorar algum evento importante. A ceia natalina é uma reunião ainda mais familiar, íntima e carinhosa, quando afloram nos corações das pessoas os sentimentos mais variados. Haverá a alegria do encontro, a saudade de quem partiu, a presença de um novo membro, mesclando emoções diversas, pois todos ficam predispostos a se entregar afetivamente, trazendo a mensagem de que Cristo quer renascer no coração de cada um de nós. A tradição nos conta que após a Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24, era servida uma refeição frugal aos presentes. Com o passar do tempo essa refeição foi transferida para as casas dos fiéis e tornou-se mais sofisticada. Iguarias deliciosas, assados, bolos, pudins, passas, nozes, castanhas, tâmaras, frutas cristalizadas... se tornaram indispensáveis. Na ceia natalina não falta uma vela acesa, nos lembrando a fé das pessoas em Jesus Cristo, que continua brilhando através dos tempos.

Árvore de Natal

Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". A árvore luminosa, colorida, enfeitada, é uma das tradições do Natal. É costume da Antiguidade e vem de rituais pagãos, bastante sedimentados e absorvidos pelos cristãos. Há inúmeras versões sobre sua origem. Quando o mundo foi criado, nos diz a lenda, Deus deixou o pinheiro com folhas ásperas, fazendo-o sempre se lamentar. Para reparar o mal e para que a árvore parasse de se queixar, fez com que ela fosse o único vegetal que conserva suas folhas no inverno e que pelo menos uma vez ao ano teria o brilho das luzes. - Isso nos lembra a vida e a imortalidade. É Natal! Há árvores decoradas por toda parte: nos centros comerciais, nas ruas, nas residências... enfim, onde existam corações abertos para comemorar o aniversário de Jesus. Ele é o tronco da árvore da vida, nós os ramos; os ramos darão frutos se permanecerem unidos ao tronco, que lhes fornece a seiva da vida divina.
Pé de meia

Como já vimos, São Nicolau, precursor do Papai Noel, era de família rica e ajudava os pobres. Na região onde morava havia três moças pobres, que por falta de dote não conseguiam casar. São Nicolau jogou sacos de moedas pela chaminé de suas casas, que seriam usados como dote. Numa das casas, o saco de moedas caiu numa meia que secava na lareira, nascendo o hábito de se colocar presentes no pé de meia. Outra versão diz que o bispo São Nicolau não gostava de ser percebido quando presenteava, motivo pelo qual colocava os presentes nas chaminés das casas. As crianças perceberam seu método e passaram a deixar ali suas meias. Hoje o costume é usar meias ou botinhas com fins decorativos. São feitas de feltro, possuem aplicações ou bordados e se tornaram um símbolo natalino.

Presentes

Presentear é tão antigo quanto a própria humanidade. É uma reação que acompanha importantes rituais em todas as sociedades. Os pagãos presenteavam as divindades, e nós presenteamos nos aniversários, casamentos, formaturas... e por ocasião do Natal. O presente natalino é uma tradição que tem raízes cristãs, inspiradas na visita dos reis magos, que levaram oferendas ao Menino Jesus. Melchior, Gaspar e Baltasar lhe ofereceram ouro, incenso e mirra, e nós oferecemos presentes aos familiares e amigos. É uma expressão silenciosa de nosso bom sentimento para com eles. Para muitas pessoas, esta época é marcada pelo consumismo. O costume de colocar presentes sob as árvores de Natal começou durante o reinado de Elizabete I, filha de Henrique VIII, na Inglaterra, no século XVI. Ela promovia festas natalinas e recebia muitos presentes. Como era praticamente impossível receber diretamente todos os presentes que lhe eram dados, adotou-se o costume de deixá-los sob uma grande árvore natalina, montada nos jardins do palácio. Deus nos deu o maior e melhor de todos os presentes: Jesus Cristo. Sejamos também um verdadeiro presente para as pessoas!

Cartões de boas festas

Surgiram, segundo alguns, em 1843, para outros em 1845, época mais aceita, havendo ainda referências ao ano de 1853. Foram criados por um artista plástico inglês, por encomenda de Sir Henry Cole. Este, diretor do Museu Britânico, percebeu que não teria tempo para escrever à mão as felicitações natalinas, que eram moda na época, e mandou fazer um desenho natalino com um espaço onde escrevia breves palavras.

Luzes

Cintilam simbolizando o fogo da vida eterna e saúdam a festa do sol, a vinda de uma nova era. As velas na Árvore de Natal, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas que decoram as árvores dos jardins e das ruas, as fachadas das residências, das lojas... dando alegria e causando admiração nas pessoas.

Anjo

Ocupa espaço na parte superior do presépio, presente na maioria deles. Representa o Anjo Gabriel, o anjo da Anunciação, que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.

Missa do Galo

No início havia três missas: ao pôr-do-sol do dia 24, à meia-noite e a Missa de Natal, dia 25 pela manhã. Foi o Papa Telésforo quem teve a idéia na escolha do horário de meia-noite, a hora do cantar do galo. Ir à Missa do Galo é uma manifestação de fé cristã e de união familiar. É o compartilhar deste dia especial.

Flor do Natal

Euphorbia pulcherrima, flor-de-papagaio ou espírito santo, possui brácteas vermelhas e folhas bem verdes. É decorativa, ilustra cartões natalinos. Foi encontrada no México em 1828 e depois introduzida na América Latina. Conta-se que uma humilde camponesa desejava oferecer um presente ao Menino Jesus e não tinha o que dar. Surge um anjo e lhe sugere que leve uma planta que existia junto à estrada. Feliz, ela vai entregá-la ao Menino Jesus. As pessoas que presenciavam a cena começaram a rir da pobre senhora, que começou a chorar. Suas lágrimas, ao caírem sobre as folhas, as tornaram vermelhas, para espanto de todos. A poinsettia ou espírito santo é uma planta que, exposta ao sol, é verde. Se estiver à sombra torna-se vermelha: é fato científico.

Cores

O verde e o vermelho são cores dominantes no Natal. O verde é renovação, esperança, regeneração. O verde das plantas capta a energia solar e pelo processo de fotossíntese a transforma em energia vital. O vermelho está ligado ao fogo e ao poder, tanto que aquecer como de destruir, e também ao amor divino. O dourado também é utilizado, e está associado ao sol, à luz, à sabedoria e principalmente a luz da Ressurreição de Cristo, como uma espécie de transformação do material para o espiritual.

Cânticos natalinos

A época natalina sempre é alegrada com cantigas típicas. As primeiras datam do século IV, sendo Jesus refulsit omninum, de S. Hilary Poitiers. Depois as melodias se tornaram mais alegres, e até hoje a mais famosa é Silent Night, ou Noite Feliz, de Joseph Mohr e Franz Gruber, escrita em 1818.
O Natal é uma das maiores festas da cristandade, seus símbolos são maravilhosos, é tudo muito lindo, mas não devemos nos esquecer do principal: é a festa do aniversário de Jesus Cristo, do nosso Salvador.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bolo de chocolate de liquidificador


Bem, acabei de colocar para assar um bolo que é muito fácil de fazer e que faz sucesso aqui em casa. Aliás, tudo que for doce faz sucesso aqui (rsrs).
Fiz pensando em agradar meu amor, que ao chegar do trabalho terá um bolo o esperando.
Como a receita já estava na telinha, resolvi adicioná-la aqui no Blog.
Ingredientes:
Massa: 1 xícara de chá de leite morno
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina derretida (derreto no microondas)
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó( prefiro nescau)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó

Cobertura:
1 xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho ( eu uso 2 colheres, pois prefiro a cobertura mais ralinha)
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de chá de água
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Massa: Bata tudo no liquidificador e leve para assar, em fôrma untada e enfarinhada, em forno médio por 30 minutos.
Cobertura: Dilua o amido em um pouco de água e misture aos demais ingredientes. Leve ao fogo até engrossar. Cubra o bolo ainda quente.
Tempo de Preparo : 1 hora - Rendimento : 16 fatias
Muito fácil e rápido!!! Aproveite!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Bolo de banana de liquidificador

Quero compartilhar uma receita que faz o maior sucesso aqui em casa, achei em um site que infelizmente não me recordo qual é, na época eu morava no Rio de Janeiro e confesso que foi uma época que me dedicava mais à arte da culinária, pois amo cozinhar.
Este bolo é muito fácil, rápido e delicioso.
Sempre que der, foi deixar algumas receitas, todas previamente aprovadas.

Bolo de banana de liquidificador

rendimento: 12 porções

Ingredientes
Para a massa:
4 ovos.
3/4 xícaras de óleo (180ml).
6 bananas-caturras (nanica) picadas.
2 xícaras de farinha de rosca (210g).
1 colher de chá de fermento em pó (10g).
3 xícaras de açúcar (540g).
Margarina e farinha de rosca para untar.
Mistura de açúcar e canela para polvilhar.

Modo de Preparo:
No liquidificador, bater os ovos, o óleo e as bananas picadas e reservar.Num recipiente, misturar a farinha de rosca peneirada, o fermento e o açúcar. Juntar as duas misturas e colocar numa forma untada com margarina e farinha de rosca.Com uma peneira fina, salpicar por cima da massa a mistura de açúcar e canela a gosto.Levar para assar por 40 minutos em forno médio pré-aquecido.Para enfeitar, pulverizar açúcar de confeiteiro sobre o bolo com uma peneira fina.