Pesquisar este blog

domingo, 23 de setembro de 2012

Vinho Tinto zinfandel Beyer Ranch -Wente-EUA-2008



Sexta-feira experimentamos um vinho da uva Zinfandel. Aproveitamos para conhecer uma loja da Rio Verde que é próxima de nossa casa.
Aceitamos a indicação do sommelier sobre este vinho, pois já chegamos sabendo qual a uva que queríamos degustar.
Achamos o vinho tranquilo, fácil de agradar.
Comentários:
O Rancho Beyer historicamente tem sido o melhor local do Vale Livermore para a produção da variedade Zinfandel. Os vinhedos desta propriedade são plantados em terrenos cuidadosamente selecionados em planícies ao longo da encosta dos rios Arroyo Del Valle e do Arroyo Mocho. As uvas Zinfandel desses vinhedos produzem vinhos de excelente qualidade, com uma riqueza incrível. 
AromaDe ameixa que nos traz a lembrança framboesas e arandos.SaborSua ligeira acidez promove um gosto balanceado e um final com taninos suaves.VinificaçãoA colheita de cada vinhedo é feita separadamente e a fermentação é feita nos fermentadores corretos. Duas vezes ao dia é feito o processo "Rack-return", ou seja, "trasfega e volta", o qual consiste em tirar todo o mosto sólido do tanque de fermentação, e depois colocá-lo de volta no mesmo tanque. Este método eleva a cor, a extração dos taninos e melhora o gosto através da integração do oxigênio.EnvelhecimentoCada combinação foi envelhecida separadamente, parte em barris neutros de carvalho americano e francês e parte em tanques de aço.



Comentários de sites e Blogs:

"Pelo fato de chegarem poucos vinhos norte-americanos na Austrália, este talvez seja o melhor exemplar para conhecer a uva Zinfandel, a mais emblemática da Califórnia, especialmente a este preço. Vinho extremamente perfumado com frutas e flores, traz certa complexidade, ótimo corpo e excelentes notas de coco".
Vinícola Wente Vineyards
A vinícola Wente Vineyards foi fundada em 1883. São mais de 1.200 hectares de vinhedos na região do Vale de Livermore, na Baía de São Francisco, e Arroyo Seco, localizada em Monterrey, ambas nos EUA. Essas duas regiões são as produtoras mais importantes da Costa Central, onde há dias quentes, noites frias e solo rochoso, o ideal para a produção de uvas.
Wente Vineyards é o local em que se encontram tradição e tecnologia de última geração. A fusão entre o velho e o novo é um legado de família, desde a adoção de tanques de aço para fermentação na década de 1960. Hoje, são feitas experiências com leveduras selecionadas e prensas únicas de vinho tinto.
O carro-chefe da vinícola é o Cabernet Sauvignon, cujas primeiras mudas do Vale Livermore são provenientes de Margaux, na França, ainda no século XIX. São mais de 162 hectares de vinhedos da variedade. O clima de Livermore é ideal para o crescimento das variedades vermelhas de Bordeaux.

Harmonização: Para este vinho podemos citar diversos pratos que harmonizem.  Por conter uma acidez bem presente temos disponíveis infinitas possibilidades  como Risoto de Funghi, Risoto de Pato, Risoto de Brie, Massas como Fetuttine à  Napolitana.